10 dicas para criar um media kit e fechar parcerias

10 dicas para criar um media kit e fechar parcerias
nov 3, 2020

Para um pet influencer que deseja trabalhar com marcas, é essencial ter um media kit pronto para enviar junto a uma proposta. Afinal, um bom media kit é fundamental no processo de criar parcerias para o perfil no Instagram. Ele não faz você apenas parecer profissional, mas também permite que profissionais de marketing saibam todas as informações sobre o perfil, incluindo suas disponibilidades de trabalho. Por isso, nesse post vou te ajudar com 10 dicas para criar um media kit e fechar parcerias. Vem comigo até o final?

10 dicas para criar um media kit e fechar parcerias

O que é um media kit e por que criar um?

O media kit nada mais é do que sua carta de apresentação e currículo. Pense nele como um currículo digital que engloba tudo, desde as suas principais estatísticas no seu insta pet, até as informações necessárias sobre o seu perfil e o público que te segue. Por isso, o seu media kit deve ser informativo e criativo, além de fácil de interpretar e entender.

O que incluir no media kit?

Com o grande número de influenciadores e a facilidade de inflar números para se mostrar influencer, os profissionais de marketing usam métricas específicas para avaliar um perfil e decidir se irá incluí-lo em suas campanhas. Então, são essas métricas que você precisa usar para criar um media kit perfeito para o seu instapet!

Para avaliar os dados necessários, a maioria das empresas utilizam ferramentas exclusivas que realizam esse serviço, como por exemplo, o sistema de análises HypeAuditor, que além de verificar os interesses da audiência do pet influencer, também mostra se há seguidor e engajamento falso.

Sabendo disso, o que você deve mensurar e incluir no seu media kit é:

1. Sobre a proposta do seu perfil

Em um texto objetivo, conte para a empresa qual é o objetivo do seu perfil. Explique porque ele foi criado. O intuito aqui, é escrever uma pequena biografia sobre o seu perfil  com um pouco mais de detalhes do que a BIO do Instagram, que é bem curtinha.

2. Sobre você

Mencionar quem você é e o que você faz pode influenciar positivamente a decisão das possíveis empresas. Um pet que possui conteúdos sobre enriquecimento ambiental com brinquedos, por exemplo, é um excelente perfil para a campanha de um novo brinquedo que propõe esse enriquecimento ambiental ao pet.

3. Número de seguidores e taxa de crescimento

A taxa de crescimento de seguidores diz mais sobre o seu perfil do que o número de seguidores em si. Contudo, essa métrica permite visualizar se o seu insta pet está crescendo e chamando atenção de novas pessoas ou está estagnada. Afinal, ter muitos seguidores não significa que você possui uma grande influência no Instagram.

Determinar a sua taxa de crescimento de seguidores é simples. Confira:

  • Pegue o número de seguidores que você ganhou no mês;
  • Divida esse número pelo número de seguidores que você tinha no começo do mesmo mês e multiplique por 100;

Exemplo: se você ganhou 100 seguidores até o final do mês e tinha 2k de seguidores no início dele, sua taxa de crescimento de seguidores nesse mês foi 100 / 2.000 x 100 = 5%.

4. Taxa de engajamento

A taxa de engajamento é uma das métricas mais importantes para o marketing de influência. Isso porque, ajuda a fazer uma avaliação do perfil e determinar se o pet influencer consegue alcançar um número ideal de público que será capaz de engajar e dar resultados para a empresa.

De acordo com a Business Insider, a maioria das profissionais de marketing medem o sucesso de suas campanhas analisando o seu engajamento sobre qualquer outra métrica de marketing de influência.

5. Informações demográficas do público-alvo

Entender a demografia do seu público-alvo não é apenas benéfico para você, mas também para as empresas. Pois as campanhas de marketing são direcionadas a um segmento de público específico com base no sexo, idade e localização. Portanto, utilize os insights do Instagram para dar detalhes sobre cidades, faixa etária e gênero.

6. Marcas para quais você já fez campanha

Caso você já tenha feito algum trabalho com uma marca anteriormente, inclua no media kit um logotipo ou até mesmo uma amostra do trabalho. Dessa forma, o possível parceiro terá um exemplo do tipo de trabalho que você produz.

7. Como você pode colaborar

Inclua as suas formas de trabalho para que os parceiros conheçam as suas habilidades. As opções podem incluir uma resenha, menção de produtos em um post (feed, story, blog) ou uma sessão de fotos, por exemplo. As formas de produzir conteúdo são ilimitados e tudo depende exclusivamente das suas habilidades, seu nicho e o que você prefere fazer.

8. Preços

Esse fica a seu critério. Entretanto, quando você deixa claro quanto cobra, a empresa consegue determinar se tem orçamento para te incluir nas campanhas ou se irá arquivar para ações futuras.

9. Fotografias

Escolha as suas melhores fotografias e mostre porque seu perfil é incrível. O seu media kit precisa se destacar dos demais, por isso, não economize.

10. Informações de contato

É necessário incluir pelo menos o seu endereço de e-mail, site e identificadores sociais. Idealmente, você deve adicionar também o seu número de telefone e endereço postal.

Para te ajudar ainda mais, leia esse post sobre como fazer parcerias no Instagram.

E então, gostou das 10 dicas para criar um media kit e fechar parcerias? Você já possui media kit? Conta aqui nos comentários!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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