29 Ideias de post para Instagram

Ideias de post para Instagram
abr 28, 2021

Você anda sem ideia para postar no Instagram? Então vem comigo, pois neste post vou te contar 29 ideias de post para Instagram entre reels, stories e feed para nunca mais faltar conteúdo para você!

Ideias para postar nos stories

Vamos começar com os stories, afinal, ele é aquele conteúdo de todo dia. O ideal é que os seus stories nunca fiquem vazios. Por isso guarde aí essas ideias para postar nos stories:

  1. Faça artes com os gifs e pincéis e poste um Bom Dia toda a manhã com as cores do seu perfil.
  2. Faça uma série de 4 enquetes ainda pela manhã, variando o tema a cada dia, mas sem fugir das suas principais pautas. Digamos que você fale sobre EA, Alimentação, Adestramento e da raça do pet. Se você extrair 2 assuntos por semana de cada pauta, já terá enquetes para 8 dias. Então pode voltar ao assunto número 1, mas com perguntas diferentes.
  3. Poste um link de um conteúdo bacana sobre o seu nicho pelo menos umas 2x por semana. Esse é um serviço de curadoria de conteúdo muito bacana para o seu público. Se não for um link externo, pode compartilhar um post de um colega ou autoridade/referência em assuntos que você também aborda.
  4. Conte histórias resumidas em 4 a 6 stories. Isso porque elas engajam e criam conexão com o seu público. Além do vídeo da narrativa, você pode inserir texto resumindo e uma enquete para o público opinar no conto. Lembrando que histórias precisam de contexto, começo, meio e fim, ok? 
  5. Ensine algo, as pessoas gostam de stories com tutoriais. Por exemplo, pode ser uma receitinha, uma forma de usar algum brinquedo interativo, um artesanato pet, educar o pet etc.
  6. Mostre bastidores e rotina, esses conteúdos aproximam o seguidor e o fazem mais engajados.
  7. Mostre quando algo não dá certo, isso humaniza, traz vulnerabilidade, aproximando o perfil da vida real ao invés de fingir uma vida perfeita que não conecta com ninguém.
  8. Abra caixinhas de perguntas e responda pelo menos e 1, 30 minutos depois de abrir e pelo menos 5 ao longo do dia. Isso gera conexão com o público e te mostra acessível. Mas se ninguém responder no começo, faça você mesma as perguntas e responda para criar rotina e as pessoas passem a  interagir.
  9. Peça ajuda do público para escolher algo que seja feito ou usado nos próximos conteúdos. Isso ajuda a construir uma comunidade participativa.

Ideias de post para Instagram feed

Agora você já sabe o que postar nos stories. Então vamos pensar em ideias de post para Instagram feed? O ideal é que você poste todos os dias no Instagram, assim você se faz presente e cria rotina com seu público. Se conseguir postar um feed e um reels então, será ainda melhor. Mas a realidade é que nem sempre isso é possível no dia a dia de todo mundo.

Então, busque encontrar qual é a frequência possível para a sua realidade. 1 feed ou reels por dia? Poste em dias alternados? Enfim, ache o seu fluxo de produção e não quebre! Para te ajudar nesse planejamento, veja essas ideias de post para Instagram:

  1. Frases do seu nicho, de preferência, autoral. Elas engajam, criam conexões, geram identidade e, se for boa, é altamente compartilhável.
  2. Lista de dicas, elas prendem a atenção da pessoa até a última dica, o que é ótimo para suas métricas. De preferência, crie essa lista no formato carrossel.
  3. Conte histórias, tanto a sua história de vida (ou a do pet), como crônicas da vida. Isso porque histórias retém atenção do público, geram emoção e engajamento.
  4. Ensine algo com post no formato “como fazer XXX”. Eles tem fundo educacional e por isso além de prender a atenção, geram autoridade para o perfil.
  5. Arrisque um meme, eles são divertidos, irreverentes e sempre tem algo que pode ser conectado com o seu nicho. Esse tipo de conteúdo também é altamente compartilhável e geram muitos comentários, além de elevar o alcance do perfil.
  6. Comparativos também costumam ser ótimos conteúdos, pois informam e economizam tempo e dinheiro do público.
  7. Reviews são conteúdos bacanas, pois geram curiosidade e ainda informam sobre dado produto ou serviço.
  8. Posts polêmicos também vão bem e rendem muitos comentários, afinal as pessoas gostam de se posicionar se é “biscoito ou bolacha”.
  9. Surfe a onda do momento e crie a sua versão para assuntos que estão em alta. Por exemplo, todo começo de ano tem BBB e isso gera polêmicas e assuntos em alta.
  10. Faça séries de conteúdos, elas engajam e criam expectativa sobre o próximo post. Além disso, você ainda pode reunir esses posts em um destaque, no Instagram. Por exemplo, dicas de adestramento, receitinhas, dicas de saúde, cuidados com a raça etc.

Ideias de reels

Reels é a ferramenta mais poderosa do Instagram no momento. Isso porque é o formato com maior potencial de alcance e de te ajudar a ganhar seguidores no Instagram. Afinal, o reels é entregue para um público muito além do seu número de seguidores, atingindo muito mais pessoas que passam a te conhecer e podem simpatizar com seu conteúdo, crescendo seu perfil.

Mas o que postar no reels? Neste caso não vou te dar uma lista de postagens, mas ideias de reels que funcionam, quanto a formatos e recursos:

  1. Faça vídeos curtos, entre 7 e 13 segundos, pois costumam ter melhor desempenho.
  2. Use músicas em alta e que compõe trends (conteúdo bombados) para aproveitar a onda e ter maior alcance, sempre que fizer sentido dentro do seu conteúdo.
  3. Apostem em som original, eles também tem seu mérito e além de agradar a plataforma, ainda tem chance de serem usados por outros perfis que acabam te divulgando.
  4. Usem as novas ferramentas que Reels volta e meia recebe, como filtros, edições etc.
  5. Faça remix (o dueto do TikTok). Além de ser um formato que agrada a plataforma, você ainda ganha carona na visibilidade da pessoa mais famosa com quem você está fazendo o remix.
  6. Aposte em sons feitos pelo seu nicho para criar conteúdo. De preferência quando percebe que o som está crescendo em produções. Se puder, surfe a onda ainda no começo.
  7. Crie capas bacanas, com fotos que tenham bom enquadramento no mural do feed, talvez até com texto em cima sobre o assunto, para uma chamada mais enfática.
  8. Use edição de texto no seu reels e logo no começo deixe visível o tema do vídeo, uma chamada que gere impacto para a pessoa ver o vídeo até o final. E, se aplicável, faça a legenda do vídeo, nem todo mundo vai ouvir a narrativa, mas podem ler.
  9. Evite publicar vídeos com o logotipo de outras redes, como Tik Tok e Kwai. Nenhuma rede gosta de exibir o logotipo da concorrente. Logo, você pode ter o alcance diminuído apenas por isso.

E então, gostou das ideias de post para Instagram? Quer aprender mais como usar cada um desses formatos? Venha para a Academia da Matilha, clique aqui!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
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Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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