5 brinquedos de corda para cachorro

brinquedos de corda para cachorro
abr 30, 2020

Olá! Eu sou a Fernanda, mamãe dos @ursinhoschowchow e professora da Academia da Matilha. E nesse post vamos falar sobre brinquedos de corda para cachorro! Sabe, quando o Prince era filhote, ele adorava as cordas. Depois deixou de lado, se encantou com os mordedores, aí descobriu as pelúcias e nesse período de isolamento social se reencontrou com as cordas e está apaixonado pela coleção do BOX Petiko. Quer saber porque? Então vem comigo até o fim do texto, tá?

Por que os cães gostam de brinquedo de corda?

Já parou para pensar porque os cachorros adoram brincar com cordas? Vou te contar! Para os cachorros, a corda tem muitos atrativos, formas diferentes de brincar e que trazem benefícios distintos também! Pois não, cordas não são todas iguais, pelo menos não na visão do cachorro!

Brinquedos de corda para cachorro tem formatos diferentes, espessuras, enlaces, tramas mais fortes ou delicadas, tamanhos de pequeno ao enorme, superfícies das mais lineares até as mais irregulares como as cordas trançadas e isso promove:

  • Enriquecimento Sensorial tátil diferentes.
  • Desafio cognitivo para desvendar a melhor forma de morder e brincar com aquela corda.
  • Experiências diferentes de acordo com os formatos e elasticidade do material.
  • Além do contato social e conexão com o ser humano, quando o pet não brinca sozinho, mas tem companhia para o cabo de guerra, por exemplo.

Aliás, o Leon explicou mais sobre a importância de brinquedos, inclusive a corda, NESSE POST lá no blog dos Ursinhos ChowChow e mostrou como ter um kit completo de enriquecimento ambiental com o BOX Petiko. Confere lá!

Tipos de brinquedos de corda para cachorro

Mas qual é a corda ideal para o seu pet? Depende do interesse dele. Aqui em casa já sei que cordas finas não chama a atenção, mas as mais grossas, trançadas e com certa elasticidade são queridinhas dos cabos de guerra no fim da tarde!

Isso cria uma rotina com os cães, o que é ótimo para o bem-estar e qualidade de vida deles. Pois além de ter rotina que é importante para o animal, eles praticam atividade física e cognitiva, tudo junto numa atividade super divertida e complexa e um brinquedo que, pelo menos aqui em casa, é resistente e permite que eles tenham uma coleção de cordas do BOX Petiko, variando o brinquedo com frequência, o que estimula ainda mais a brincadeira!

Mas vou te contar quais são os principais tipos de brinquedos de corda para cachorro e assim você pode entender qual provavelmente o seu pet vai gostar mais:

Corda com elasticidade

Corda com elasticidade

Prince dos @ursinhoschowchow

Alguns brinquedos de corda são mais flexíveis do que outros. E isso é ótimo, pois trazem um elemento a mais para as brincadeiras e experiência do cachorro, veja:

  • Ao morder, essas cordas são mais macias e isso já traz uma experiência tátil diferente para o pet.
  • Como tem maior flexibilidade, elas esticam. Isso faz com que o cabo de guerra seja mais divertido, pois quando ele puxa a corda, ela estica e isso estimula a brincadeira, dando a impressão que ele está mais forte e é um recurso a mais para enriquecer a brincadeira.

Corda com pelúcia

Corda com pelúcia

Prince do @ursinhoschowchow

Algumas cordas do BOX Petiko trazem um combo de pelúcia + corda. Esses brinquedos de corda para cachorro são tão incríveis, porque além do fator lúdico que agrada até nós, humanos, elas promovem riqueza de formatos, materiais que trazem texturas e rigidez diferentes ao toque e mordida, e tudo isso deixa a brincadeira muito mais rica e com muito mais opções para brincar.

Costumo dizer que o BOX Petiko não é apenas uma caixa de mimos para os pets, como muitos pensam. Porque se observarmos as funcionalidades dos itens, na verdade é um kit de enriquecimento ambiental composto por brinquedos multifuncionais, o que faz a caixa ser muito versátil. E isso é facilmente compreensível com esse item, a corda com pelúcia.

Aqui em casa, o Prince usa como:

  • Pelúcia para morder, apertar e buscar texturas e barulhinhos diferentes. Pois sim, muitas ainda tem algum recurso sonoro para estimular o interesse dos cães.
  • Como corda para morder, coçar a gengiva e aliviar stress.
  • E como cabo de guerra para puxar e trabalhar força, raciocínio e gasto de energia acumulada.

Cordas trançadas

Cordas trançadas

Prince do @ursinhoschowchow

Talvez as queridinhas do Prince, quando filhote. Lembro muito dele mordendo as cordas trançadas na fase filhote e se divertindo muito. Isso acontecia porque nessa fase, o cachorro faz a troca de dentes e isso gera desconforto, coceira na gengiva e ele precisa aliviar isso de algum modo. Para isso as cordas foram aliadas.

O cachorro filhote tem a necessidade de morder e não é para machucar ninguém. Ele o faz para aliviar dor, incômodo, coceira e a irritação que a troca dos dentinhos causa. Além de gastar toda a energia de um filhote. Mas isso pode machucar sim, pois os dentinhos são mais finos e pode arranhar e até furar a pele.

Por isso não é indicado permitir que o cão morda o seus tutores, até para não criar o hábito. Então, como solução, dar brinquedos de corda para cachorro é uma ótima forma de permitir que ele satisfaça seu instinto, se divirta e não machuque ninguém! E não vale dar qualquer corda não, hein? As cordas para cachorro são feitas de material atóxico, diferente daquela corda comprada em casa de material de construção, cuidado!

Cordas modulares

Prince do @ursinhoschowchow

Chamo de cordas modulares aquelas que tem partes em rolinhos como essa da foto, sabe? Algumas tem 1 rolinho e outros nós e argolas, outras tem mais de 1 rolinho, algumas têm  pontas de cordas com diâmetros diferentes, franjas, etc. Cada modelo traz um ou mais rolinhos que são ótimos para o cachorro usar como mordedor, e normalmente tem mais algum recurso tátil que enriquece o brinquedo.

Aqui em casa o preferido é a cenoura, que tem 1 rolinho, pontas de diâmetros diferentes e ainda algumas franjinhas, que ele adora!

Bolinha de corda

Bolinha de corda

Prince do @ursinhoschowchow

Cachorro e bolinha é uma dupla quase imbatível, né? Nem todo cachorro gosta de buscar a bolinha, mas o formato chama a atenção para outras brincadeiras, como morder, proteger etc. E por isso, o BOX Petiko uniu o formato da bolinha, com o material de corda e a alça puxadora, para criar um brinquedo top: uma corda de bolinha para cabo de guerra!

Esse brinquedo em especial, aqui em casa funciona melhor como cabo de guerra mesmo, raramente ele brinca sozinho. Mas é incrível, está na fuça dele como ele gosta de pegar a bolinha e puxar, enquanto seguro pela alça. E isso é incrível, pois sensorialmente, ele sente o brinquedo em toda a boca, pode morder com vontade, porque não aproxima os dentes de cima dos de baixo, gastando muita energia e se divertindo muito!

Importância dos brinquedos de corda para cachorro

importância das cordas

Prince do @ursinhoschowchow

Por fim, vou te contar alguns motivos importantes do uso de cordas adequadas como diversão para os seus cachorros, veja só:

  • A corda adequada para cachorros deve ser feita de algodão, pois são atóxicas. É o caso das cordas enviadas no BOX Petiko, ou disponíveis para compra avulsa de cordas no Shop Petiko.
  • A corda ajuda o cão a desestressar, pois serve de mordedor para os momentos de irritação.
  • Cães que sente coceira na gengiva, em especial filhotes, tem na corda um brinquedo para cachorro aliado que alivia coceira na gengiva.
  • Ela ainda colabora com a higiene bucal, evitando doença periodontal.
  • Permitem um contato de cumplicidade e confiança com o seu tutor, nas brincadeiras de cabo de guerra.
  • Criam enriquecimento ambiental complexo, trabalhando o lado sensorial, atividade física, cognitiva e social, quando o pet brinca com outro ou com humanos diferentes.

E então, convencido de experimentar as brincadeiras de corda com o seu peludo? Ou ele já é apaixonado por cordinhas?

Conta pra gente aqui nos comentários e acompanhe confira a seleção de brinquedos de cordas para cachorro do SHOP Petiko NESSE LINK!

 

 

#publicidade

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts