6 Cuidados com cachorro na praia

cuidados com cachorro na praia
dez 12, 2022

Olá, eu sou a Angela, tutora do @iron.pastoralemao, um cachorro caiçara que mora a beira mar e aproveita tudo o que um cachorro na praia pode viver! E nesse texto vamos falar um pouco sobre os cuidados básicos que os tutores precisam ter com cachorro na praia, contando um pouco de como cuido do Iron por aqui. Então vem comigo até o final para não perder nadinha das dicas e oferecer diversão sem descuidar da saúde do seu pet!

Como cuidar do seu cachorro na praia?

Quando chega as férias ou tem algum feriado muitos tutores correm para curtir o litoral e levar seu cachorro na praia, não é mesmo? Mas você sabe quais cuidados básicos é preciso para que o seu pet possa curtir um dia feliz sem ficar doente?

Afinal, quando planejamos um passeio na praia, queremos incluir a família toda. Por isso, separei algumas dicas para que você consiga se divertir na praia com seu cachorro sem ter problema!

1. Certifique-se que o cachorro está vacinado e vermifugado. 

Se for fazer uma viagem para o litoral, é fundamental fazer um check-up veterinário para saber se o seu cachorro está em boas condições para o passeio. Isso também vai ajudar a prevenir várias doenças com isso evitando problemas que possam atrapalhar a viagem da família.

O básico é uma consulta com seu veterinário de confiança, ouvir as recomendações dele e garantir que a carteira de vacinas do cachorro esteja em dia. Além disso, verifique também se é recomendado alguma medida preventiva contra vermes e o uso de repelente. Afinal, os insetos também perturbam os cães e causam doenças.

2) Cuidados com cachorro no sol quente

Você até pode levar seu cachorro na praia, mas a recomendação é que faça isso antes de 9h e depois de 17h. Uma exposição solar intensa pode provocar queimaduras e insolação nas patinhas e barriga, podendo ser graves inclusive! Além de que uma exposição solar pode favorecer o câncer de pele nos nossos pets, um dos cânceres mais comuns em animais atualmente. Por esse motivo fica a dica para que seu passeio seja o mais agradável possível, evitando deixar cachorro no sol quente demais.

3- Não pode esquecer a coleira de identificação para cachorro

Pode parecer supérfluo, mas o uso da coleira de identificação para cachorro é um cuidado que vai ajudar a garantir a segurança dele caso ele se perca. Não esqueça de colocar todas as informações como nome do pet, nome do tutor e telefone para contato tag presa na coleira. Aliás, esse recurso de segurança deve ser usado no dia a dia, independente de estar com cachorro na praia ou em casa, ok?

4- Confira e siga as regras determinadas pelo município

Além de definir se é permitido ou se é proibido cachorro na praia, cada município determina as condições para a permanência dele no local. Conhecer e respeitar as regras de cada município antes de levar o cachorro na praia é fundamental para evitar transtornos, anote essa dica importante.

Por exemplo, alguns permitem o cão no calçadão, outros já têm a praia toda liberada. Algumas raças podem ter restrições também e para a tranquilidade de todos, é importante respeitar.

5- Tenha água, comida e cata-cacas para mais comodidade e higiene

Durante a temporada, é possível adquirir muitos produtos na praia, como cangas, chapéus, comidas em quiosque. Porém, é muito difícil encontrar um comércio que tenha produtos destinados aos nossos pets. 

Por esse motivo, antes de sair de casa, prepare uma bolsa com tudo que o seu cachorro vai  precisar para o passeio, como água fresca, ração e saquinho cata caca. Levar saquinhos para recolher as fezes do seu cão também é muito importante para evitar problemas e respeitar o próximo. Afinal, ninguém merece ficar numa praia suja, não é verdade!? Assim você evita transtorno e o passeio será mega divertido!

6- Banho antes do descanso

Por mais cuidado que você tenha ao levar seu cachorro na praia, nem sempre dá para evitar que a pele, ouvido e olhos fiquem irritados e cheios de areia, não é mesmo? Então é só dar aquele banho caprichado assim que chegar em casa. Bastante água para tirar qualquer resquício de sal e areia que estejam grudados na pele e pêlos e aquela boa limpeza nas orelhas, além de hidratar as patinhas afinal seu cachorro merece. O uso de shampoo fica a seu critério e análise do estado de diversão do pet, mas se for todos os dias no mar, não precisa dar banho de shampoo todos os dias, ok?

Além disso, é muito importante secar bem o pet antes de dormir. Deixar os pelos e pele molhados num clima naturalmente úmido é um convite para dermatites, então seque bem seu peludo!

Agora que você já sabe quais são os cuidados que precisa ter para levar seu cãozinho na praia, comenta aqui qual será o destino das suas férias!

Angela Araujo

Angela Araujo

Autor

Sou a Angela, sou Mamãe do Iron e técnica em veterinária! Sou criadora profissional da raça pastor alemão, apaixonada por animais e dessa paixão nasceu a vontade de compartilhar a rotina do Iron, com quem tenho uma conexão inexplicável, além de conhecimento sobre cuidado animal. Espero contribuir contigo aqui no blog também, boa leitura e se precisar, me encontre no Instagram.

1 Comentário

  1. Camila Cruz

    Um dia ainda quero levar os meninos para brincar com o boy na praia, principalmente agora que já conheço todas as dicas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts