Boas práticas para influenciadores digitais

Boas práticas para influenciadores digitais
jan 11, 2020

Olá, pessoal! No meu último post expliquei a diferença entre campanhas orgânicas, também conhecidas como “recebidos” e as campanhas comerciais, que são planejadas e envolvem pagamento ao influenciador. Se você não viu, CLICA AQUI e vai lá conferir os processos e vantagens de cada uma. E para complementar esse conteúdo, nesse post trouxe 8 boas práticas para influenciadores com as marcas. Vamos lá?

O objetivo desse post é te orientar para que o trabalho seja de alto nível e honesto, com algumas dicas de boas práticas para evitar confusões, erros e gafes no meio, ok?

8 boas práticas para influenciadores

#1 DEIXE CLARO SUAS POLÍTICAS DE DIVULGAÇÃO AO SER ABORDADO PELA MARCA

A primeira das dicas de boas práticas para influenciadores é de cara no contato com marcas. Seja por falta de conhecimento ou por falta de verba para marketing, muitas marcas ainda esperam enviar apenas algum produto para o influenciador digital e receber uma boa divulgação. Algumas também esperam que o envio de um produto ao mês de baixo custo lhes dê o direito de pedir exclusividade. E tudo bem a marca esperar isso,pois cabe ao perfil abordado com tais propostas avaliar se o acordo lhe é benéfico, se não e deixar clara a sua postura e política de divulgação.

A Marca aborda o influenciador que ela entende ser interessante para os seus negócios. Mas a negociação precisa ser boa para todos. Do lado de lá, ela não sabe ainda como você trabalha, do lado de cá, você precisa avaliar o quão vantajoso é para você aquela divulgação.

E isso não significa que a permuta nunca valha a pena! É preciso colocar na balança o quanto você precisa do produto, o valor do seu trabalho (e temos aulas de propostas e precificação na Academia da Matilha inclusive com planilha para os cálculos) e o valor do produto. Por exemplo: postar durante o mês para ganhar uma bandana é diferente de postar para ganhar toda a ração do mês, certo?

#2 A OPÇÃO DE DIVULGAR UM RECEBIDO É SUA, NÃO SE FORCE

No post sobre ação comercial e orgânica falamos da diferença entre o compromisso de postagem numa ação comercial e quando recebemos um presente da marca. a verdade é que muitos influenciadores pet ainda ficam sem jeito de não postar algo que a marca envia, mesmo não tendo gostado do projeto por diversos motivos. Mas precisamos ter a consciência que não temos essa obrigação, um presente não dá a marca o direito de exigir nenhuma postagem, sequer um story. Na verdade, segundo grandes influenciadores de mercados já maturados, como Viagem e Beleza, não entendem a divulgação de recebidos como boas práticas para influenciadores.

Entretanto, é bacana indicar para a marca a sua postura, por exemplo:

  • Não posto sobre recebidos no feed.
  • Não posto recebidos de modo nenhum.
  • Só posto recebidos, em uma foto com todos os presentes do mês.
  • Só divulgo recebidos se eu realmente gostar muito do presente.
  • Ou só falo de recebidos personalizados para mim.

Existem diversas formas de se posicionar quanto a isso. Mas é importante deixar isso claro para a marca na na abordagem ou quando o produto chega (algumas vezes o produto chega por assessoria de imprensa e de surpresa, e não tem como avisar antes) ou no perfil e mídia kit. 

#3 TENHA TRANSPARÊNCIA NA NEGOCIAÇÃO

Esta dica, mais do que boas práticas para influenciadores, e uma questão de ética também! Independente do tipo de negociação com a marca, seja permuta, recebidos ou cachê, ter transparência é fundamental para que a parceria seja positiva e vantajosa para os dois lados. para isso, ter a humildade de conversar caso não entenda ou não saiba sobre algo solicitado é super importante.

Outro ponto primordial é deixar claro quais são suas possibilidades de criação de conteúdo e não prometer o que você não sabe se consegue fazer! Por exemplo: não prometa usar um figurino X no pet, caso você saiba que ele não se sente confortável com isso e que a foto não ficará bonita, porque o pet está incomodado, entende?

Deixe claro o que você domina, como você entende o seu público, qual o resultado esperado, quais suas possibilidades de criação. Afinal, parcerias transparentes e com resultados claros, tendem a ser duradouras!

#4 SAIBA EMITIR RELATÓRIO DE RESULTADOS PARA AS MARCAS

E falando em resultados, ao final de cada campanha emita um relatório de resultados, com a coleta e análise das suas métricas. Isso ajuda muito a marca a entender o que você pode produzir, o resultado do investimento, o seu grau de profissionalismo, comprometimento e transparências.

E relatório não são prints de métricas do Instagram, ok? É preciso coletar as métricas sim, mas entendê-las, analisar cada dado, cada dia de campanha, o contexto dela, porque o resultado foi bom ou nem tanto, o que influenciou aquilo. Descrever os pontos altos da campanha, mas também o que não foi legal, entender o motivo e deixar uma sugestão no relatório de como fazer aquilo ser melhor na próxima campanha.

Além disso, ao final do relatório, quando as métricas são boas, temos a chance de fazer um up-sell, ou seja, sugerir uma nova proposta de campanha para a marca e assim continuar o trabalho com ela.

Se você ainda não sabe fazer um bom relatório que encanta as marcas, na Academia da Matilha você terá aulas para entender cada métrica do Instagram e como produzir um relatório profissional de influência digital. Já assinou?

#5 NÃO TRAPACEIE, NUNCA!

Pode parecer bobo dizer isso, mas acredite, ainda há muita trapaça em redes sociais. Mas com as ferramentas cada vez mais refinadas é possível identificar perfis que mentem em mídia kit,quanto ao público, engajamento e qualidade destes, compra de seguidores, likes e comentários, uso de hashtags para engajamento vazio etc.

Boas marcas já estão antenadas nisso, já sabem identificar perfis que não tem um jogo limpo e honesto com as marcas e com seus colegas. Portanto, cuidado com atalhos de crescimento e com métricas de vaidade, isso pode se tornar um belo problema para resolver.

Ah, e se você não compreende ainda o termo, “métricas de vaidade”, dá uma olhada nesse post lá no Instagram da @matilhabrasil:

#6 CONTE HISTÓRIAS PARA VENDER

Houve um tempo em que posts com cara de recebidos e a indicação de um cupom de desconto gerava muito resultado para o influenciador e para a marca! Hoje as coisas mudaram, esse tipo de post já está “manjado’ e não surte o mesmo efeito, é um formato saturado. Não chega a ser mal visto, mas está longe da lista de boas práticas para influenciadores.

Por isso é tão importante contextualizar a marca, produto ou serviço no dia a dia do perfil, na rotina do pet, para que a marca entre no diálogo que você tem com o público e não seja apenas uma propaganda solta, sem amarras no seu conteúdo para passar CREDIBILIDADE para o seu seguidor. E quando contamos histórias que envolvem a marca, abrindo espaço para ela participar, os resultados são mais efetivos, porque seu conteúdo é mais leve e eficiente.

#7 SEJA FLEXÍVEL

Flexibilidade em negociações é fundamental para conquistar parcerias e clientes. Não seja chato e tenha humildade. Quando o influencer se acha a última Trakinas do pacote, (ainda que ele tenha um trabalho incrível de fato) ele cria um ar soberbo e não de parceria com a marca. Nem tudo é dinheiro em redes sociais, muito é relacionamento e bom comportamento. Até porque ninguém quer acompanhar e seguir gente chata!rs

Há uma grande diferença entre ser legal e ser feito de bobo. Então é preciso observar a proposta, entender as vantagens de cada lado para que o acordo seja bom para todos os lados. Mas vale ouvir a marca, entender as dificuldades dela, observar se você pode ajudar, orientar e até educar. Sobretudo marcas novas que ainda estão aprendendo a dinâmica do marketing de influência e do Instagram.

Veja um exemplo de flexibilidade e dica de boas práticas para influenciadores: A marca entra em contato e pede um pacote de postagens, você faz seu orçamento e marca acha caro. Mas ao analisar o perfil da marca você percebe que ela tem vários gaps ali que não ajudam na conversão. Como bônus no projeto, você pode oferecer uma mini consultoria, entregando um PDF com uma breve análise do perfil e algumas dicas de como melhorar!

#8 DIVIRTA-SE

Por fim, mas muito importante também, divirta-se! Sim, essa é uma ótima dica de boas práticas para influenciadores! Se o trabalho não foi bacana para você, se você não curtir de fato a marca, produto ou serviço, seu conteúdo acaba transparecendo essa insatisfação  e o resultado não será o esperado.

Seu público e a sua galera, sua comunidade. Você o conhece, mas eles te conhecem muito melhor e sabem quando a campanha não está lá aquela good vibes toda. Então não:

  • Aceite parcerias só por dinheiro.
  • Feche qualquer marca no seu perfil, ela precisa ter a ver contigo.
  • Faça uma campanha de qualquer jeito
  • Permita que a marca mande no seu perfil, a mídia é sua e as regras também.

E então, gostou da lista de boas práticas para influenciadores? Então compartilha com todo mundo do seu Instapet para a gente construir um mercado cada vez mais maduro e eficiente, ok?

Ah, e se você ainda não conhece a Academia da Matilha, clique aqui para conhecer! Assine conheça as aulas, caso não gostar, não se preocupe, você tem 7 dias para pedir seu dinheiro de volta! 🙂

Um beijo e até o próximo post!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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