Dicas para conquistar Parcerias Pet nos dias atuais

Dicas para conquistar Parcerias Pet nos dias atuais
jul 27, 2020

Oi pessoal, tudo bem? Eu sou a Lilian, humana dos itimalias @snow.ozzy, aluna da Academia da Matilha e hoje viemos compartilhar com vocês nossa experiência e opinião sobre as parcerias pet nos dias atuais. Com o aumento da quantidade de perfis pet no Instagram e o aumento do assédio às empresas, precisamos de muito cuidado e cautela na hora de aceitar ou propor uma parceria pet.

Como começamos no Instagram

Como começamos no Instagram

@snow.ozzy

Em 2018, quando resolvi criar o perfil do Ozzy no Instagram, a minha ideia era ter um lugar para publicar vídeos, fotos e memórias dele desde que chegou em casa. Eu nunca havia ouvido falar no mundo do instapet antes, muito menos entendia algo sobre parcerias pet. Desde o início, minha intenção nunca foi a de tornar o Ozzy um influencer mas isso acabou acontecendo. As pessoas passaram a ficar interessadas na rotina e nos serviços que escolhíamos pra ele.  E isso acaba influenciando elas a consumirem da mesma fonte. Pois a partir do momento que alguém escolhe um serviço ou um produto baseado nas minhas experiência, eu as influenciei. Mas de dois anos até agora as coisas mudaram bastante e é importante ter muito cuidado com a escolha das parcerias pet atuais. 

Aprendendo a influenciar para conseguir parcerias pet consistentes

Aprendendo a influenciar para conseguir parcerias pet consistentes

@snow.ozzy

Bom, quando percebi que estava começando a ser uma digital influencer, busquei na internet cursos e publicações que me fizessem entender como isso poderia dar certo. Foi aí que encontrei o site da Academia da Matilha e fiz minha assinatura, sou aluna desde 2019. Foi a melhor escolha que eu fiz. Aprendi a cuidar melhor do perfil, criar a persona dos meninos, meus direitos e deveres como influenciador digital e assim entendi como propor ou me candidatar à parcerias pet. 

As empresas recebem diariamente vários pedidos de parceria. Todos os tipos de empresa, as grandes e as pequenas. Isso tem feito com que elas sintam uma enorme repulsa de todo e qualquer perfil que se diz Digital Influencer. Ao meu ver, a melhor forma de ter credibilidade e o interesse dessas empresas é se fazendo ser notada pelo trabalho que faz na rede social. 

Coisas que você nunca deve fazer ao abordar uma marca

Coisas que você nunca deve fazer ao abordar uma marca

@snow.ozzy

Primeiro ponto é trabalhar com a razão e não com a emoção! Isso porque a gente sempre tem aquela marca preferida, as parcerias pet dos sonhos, com produtos incríveis, lindos e que todo mundo quer. Mas, já parou pra pensar se esses produtos irão de fato lhe ser úteis? Antes de qualquer abordagem é necessário fazer um exame de consciência e ver se é apenas vaidade ou se de fato esse produto fará a diferença na vida do seu pet.

Segundo, é fundamental cuidar e ter estratégia ao conversar com marcas. Por isso nunca comece a abordagem com essas frases ou assuntos:

  • Oi, aceita fazer parceria?
  • Contar histórias gigantes para tentar convencer.
  • Dizer que é o sonho representar a marca.
  • Pedir parceria para marca sem nem ao menos seguir ou conhecer o produto.
  • Não fale só de você, dos seus interesses pessoais.

Se coloque no lugar do empresário, tente resolver as questões que ele precisa:

  • Gere valor para empresa.
  • Apresente os benefícios que tem a oferecer representando o produto.
  • Mostre o valor gerado pela parceira da empresa com você.
  • Qual o benefício que você vai levar com isso, mostre que os dois lados ganham.
  • Deixe claro o seu roteiro.
  • Busque sempre marcas que tenham relação com a sua comunidade.

A melhor forma de entrar em contato com a empresa é através de e-mail, enviando uma proposta clara e seu mídia kit junto. Além de organização e seriedade, esse tipo de abordagem passa credibilidade para marca. Mostre assim o porquê do seu perfil ser escolhido para fazer a parceria. Qual seria o seu diferencial?

Você pode conhecer boas práticas para influenciadores NESSE POST!

Como temos feito nossas parcerias pet

Como temos feito nossas parcerias pet

@snow.ozzy

Aqui estamos trabalhando no perfil, usando todas opções de crescimento da ferramenta (no caso, o Instagram), produzindo conteúdo de valor, compartilhando o que tem dado certo e o que não dá e, por fim, nós temos preferido ser abordados pela marca. Isso vai acontecer se você de fato se destacar na posição de influencer. Conquistamos parcerias pet nos tempos atuais também através das ações da Matilha Brasil, e até preferimos porque são ações sérias, acordadas através de contrato e com benefícios para ambos os lados.  Tem dado certo pra gente.

Uma parceria é um acordo feito pela empresa e o Influenciador onde o resultado deve ser bom para os dois. Por isso não devemos firmar parcerias visando apenas o bônus de ganhar produtos e serviços, devemos nos preocupar em mostrar resultados e benefícios também para a marca que estamos representando.

Sejamos prudentes e nos coloquemos no lugar do outro. Principalmente em tempos de pandemia, onde a realidade das empresas mudou, tudo tem sido mais difícil e, se formos pensar apenas nos nossos interesses, será difícil conseguir credibilidade no mercado de influência.

Bom, espero que tenham gostado das nossas dicas. Aqui expomos aquilo que preferimos fazer, mas cada um é livre para fazer suas escolhas de acordo com a sua vontade e realidade. Pois o importante é mantermos foco no que queremos transmitir e progredir neste meio com um trabalho sério e de confiança. Deixem aqui nos comentários se concordam ou não com nosso posicionamento! Mudariam algo na nossa conduta?

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

6 Comentários

  1. Rei Arthur

    Aucês estão de parabéns pela excelente conduta! Realmente, estudar na Academia da Matilha, faz um grande diferença! Auprendemos como ser influencer verdadeiramente e ter bons relacionamentos com as marcas e desta forma gerando bons resultados para ambos!

    Responder
  2. Cacau

    ótimas dicas

    Responder
  3. @paisdepetsbasset

    Boa noite! Gostaria de fazer uma parceria com vcs,como posso fazer? Tenho três aumiguinhos que vcs precisam conhecer,Pitoco,Pituca,Peteleco.
    Aguardo o contato
    Agradecida.

    Responder
  4. Elizabeth de Paula

    Bom dia gostaria muito de conseguir todo mes se for possivel um saco DE racao para minha cashiers?pois não tenho condicao de comprar pois estou desempregada e choro todos os dias para não precisar de doar ela ficarei muitoooo grata ?

    Responder
  5. Marculina da Silva

    O trabalho de vocês é maravilhoso!!!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que escrever para uma empresa e fechar parcerias - Matilha Brasil - […] Para saber mais sobre parcerias, leia esse post de dicas para conquistar parcerias pet nos dias atuais. […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts