Filtros no Instagram: estratégia e engajamento

filtros no instagram
ago 26, 2020

Olá! Meu nome é Gislaine e sou mamãe do Axl e da galerinha do @axlrosecat e hoje eu meu assunto com vocês não é gato. Já falamos aqui do impacto da Academia da Matilha no meu perfil pet, lembra? E hoje vamos falar um pouquinho sobre filtros nos Stories e no Reels do Instagram e como isso pode atrair público para o seu perfil de instapet.

A CHEGADA DO REELS

A CHEGADA DO REELS

@axlrosecat

Bom, há cerca de um mês o Instagram implementou o Reels que nada mais é do que uma atualização do Cenas e foi criado para ser concorrente direto do TikTok. Agora pequenas histórias de até 15 segundos podem percorrer o feed dos seus seguidores e têm uma aba própria no seu Instagram, assim como o IGTV e os posts em que você é marcado.

Com este incremento, surgiu uma nova oportunidade para criar histórias de uma maneira divertida visualmente, com músicas, a exemplo dos Stories. Mas com o plus de longevidade ao conteúdo, pois não vão desaparecer em 24h.  Ou seja, passou a valer mais a pena fazer produções caprichadas, pois elas continuarão disponíveis aos seus seguidores.

A ferramenta, além de rivalizar com o TikTok veio num momento em que enfrentamos o isolamento social em função da pandemia do Covid-19 e a demanda por entretenimento aumentou absurdamente.

OFEREÇA ESSE PLUS A SEUS SEGUIDORES

OFEREÇA ESSE PLUS A SEUS SEGUIDORES

@axlrosecat

Bem, e o que os filtros tem a ver com tudo isso?  Eu digo TUDOOOOO!!!!  Reparou que seu engajamento despencou e que são criadas diariamente centenas de novas contas pet?  Tá difícil, né meu amigo…

Então, no meio desta concorrência toda, que tal oferecer um diferencial?  Sim, nesta busca por produção de conteúdo em vídeo, as pessoas estão se expondo mais, arriscando mais e nada melhor do que uns efeitos mágicos e divertidos no seu vídeo do dia a dia.

Pensando nisso, os filtros que antes ficavam lá escondidos para serem usados nos Stories ganharam espaço, destaque e invadiram o feed através do Reels e do própria live, que já tinha a possibilidade do uso de filtros antes, mas que devido a pandemia, ganhou força com o uso massivo da ferramenta.

A LOKA DOS FILTROS NO INSTAGRAM

A LOKA DOS FILTROS NO INSTAGRAM

@axlrosecat

Quando surgiu o Reels, eu fiquei empolgada com a possibilidade de ver meus vídeos cotidianos subirem para o feed e não desaparecerem depois de 24h. Então passei a caprichar e me dedicar mais a produção de vídeo, coisa que eu tinha muita resistência até mesmo nos Stories.  

O que me levou a me dedicar na produção deste tipo de conteúdo foi a possibilidade desse material atingir muito mais pessoas do que os Stories. Para testar a ferramenta, comecei a fazer uns videozinhos com música e me interessei por alguns vídeos que tinham efeitos. Então fui pesquisar e acabei virando a ‘loka dos filtros’.  Salvei tantos que não consigo achar os preferidos quando preciso.

Com base nesse meu comportamento, que notei em outros perfis também, comecei a pesquisar sobre o assunto e vi que qualquer pessoa que tenha uma conta comercial ou de criador de conteúdo que esteja vinculada ao Facebook poderia criar um filtro personalizado e que isso gerava aumento de circulação de pessoas no seu perfil, inclusive de pessoas que não te seguem mas que pesquisam por filtros e acabam por encontrar o seu.

ESCASSEZ DE FILTROS NOS PERFIS PET: UMA OPORTUNIDADE

ESCASSEZ DE FILTROS NOS PERFIS PET: UMA OPORTUNIDADE

@axlrosecat

Acabei por constatar também poucos perfis pet possuíam filtros, não havendo muito empenho em oferecer esse plus aos seus seguidores.  Talvez isso se deva ao fato de que a maioria dos filtros mais elaborados acabam não funcionando com pets, pois não detectam sua carinha. 

Entretanto, com o crescimento do número de lives e a implantação do Reels, as pessoas estão enfrentando seu medo de falar em público e se expondo, na tentativa de produzir maior variedade de conteúdo que possam agradar ao público, como é o meu caso.  

E não é toda hora que você está maquiada e arrumadinha para fazer um videozinho sem ter crise existencial.  Por isso os filtros no Instagram passaram a ser uma mão na roda para dar aquele up no visual.  Aalguns tipos de filtros são fofos mesmo para qualquer situação, seja filmando ou gravando uma pessoa ou um pet. 

E foi assim que eu resolvi ter o meu próprio filtro, que transforma os humanos em gatinhos e dá uma melhorada na aparência. E o sucesso foi maior do que eu imaginava! Isso porque tivemos muitos compartilhamentos, muita gente comentando e usando. Imagina a minha felicidade por acertar logo de primeira!  

INFINITAS POSSIBILIDADES

A empolgação é tamanha que eu não quero parar por aí! Então, claro, que eu queria mais e acabei fazendo um curso que ensina a fazer filtros e hoje eu mesma faço filtros para o perfil do Axl como passatempo.  

Vi nos filtros infinitas possibilidades de interação com meu público, como por exemplo, desenvolvimento de filtros exclusivos para festas virtuais como as que tenho o hábito de promover regularmente em Festa Junina, Halloween, Natal e claro, aniversário do Axl.

E acompanhando os números subirem, fico cada vez mais empolgada com a ideia. Isso porque em menos de 1 mês da disponibilização do primeiro filtro no perfil, ele foi visto por mais de 160 mil pessoas. 

E eu quero mais! Quero que o perfil do Axl, além de ter filtros no Instagram para oferecer a seus seguidores, seja uma referência nesse assunto, a ponto de quando alguém precisar de um filtro, vá até o perfil para escolher algum de sua preferência.  Seria simplesmente demais!

Se você ficou interessado no assunto e gostaria de saber um pouco mais sobre filtros no Instagram, me chame no Instagram @axlrosecat! Terei o maior prazer em ajudar.

Academia da Matilha

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2 Comentários

  1. Flavia

    Muito interessante essa ideia de filtros. Salva a vida para aqueles vídeos que aparecemos e também deixa mais fofo, divertido qualquer vídeo!

    Responder
  2. Tânia Marques( @charlotte_gatinha2019)

    Tia Gi arrasa nos filtros!! De fato o uso do
    Filtro aumenta o engajamento positivamente. Super dicas !!

    Responder

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