Enriquecimento ambiental para gatos

enriquecimento ambiental para gatos (2)
set 4, 2020

Olá gateiros, quem vos fala é a RaCa do Instagram @raca.cats, estamos aqui mais uma vez e agora pra bater um papo sobre Enriquecimento Ambiental para gatos, mas prometo que teremos um novo DIY em breve…

O que é enriquecer um ambiente?

O que é enriquecer um ambiente?

Muitos pensam que o enriquecimento ambiental é somente nos entreter comprando novos brinquedos. Mas podemos chamar de enriquecimento ambiental para gatos, tudo o que você pode adicionar ao seu atual ambiente que estimulará atitudes e comportamentos naturais da nossa espécie, fazendo com que a vida dentro de casa se assemelhe ao máximo a que tínhamos quando ainda selvagens. isso porque tais recursos aumentam nossa qualidade de vida.

Em uma conversa sobre este assunto com a veterinária e treinadora do gato Leon (da novela, lembra?rs), Pat Rober, descobrimos que o enriquecimento ambiental para gatos pode ser classificado em 5 tipos principais: físico, alimentar, sensorial, cognitivo e social, assim como já acontece no caso dos cães. Um único objeto de enriquecimento ambiental geralmente contém um ou mais tipos. 

Vale lembrar que os 5 pilares do bem-estar do seu gatinho: 

  1. Lugar seguro;
  2. Diferentes locais de recursos ambientais;
  3. Brincar e ter atitudes predatórias;
  4. Interações humanas positivas e
  5. Um ambiente respeitando a importância do olfato.

Estes pilares precisam estar garantidos para que um ambiente devidamente enriquecido garanta uma melhora de sua qualidade de vida e bem-estar. Mas falaremos sobre este assunto em uma próxima conversa. E agora, vamos entender melhor cada tipo de enriquecimento:

Enriquecimento Ambiental Físico

Enriquecimento Ambiental Físico

Basicamente, tudo o que faz seu felino gastar energia, é um enriquecimento físico. Temos nessa classificação o parque vertical, a varinha ou o brinquedo que mais gostamos de jogar para o alto e correr atrás, assim como nossas tocas, caixas de areia e caminhas.

Os lugares altos são um ponto forte quando se busca gatificar espaços e aumentar o nosso bem-estar. Aliás, já viu o post aqui do blog sobre Gatificação?

Outra forma de enriquecimento ambiental físico é através de brinquedos e formas diferentes de se brincar. E sabemos que nesse quesito qualquer bolinha de papel, pedaço de fio, seu dedo ou até mesmo uma caixa de papelão são as preferidas, mas existem também brinquedos para estimular seu gatinho a pensar somando ao enriquecimento cognitivo.

Enriquecimento Ambiental Cognitivo

Enriquecimento Ambiental Cognitivo

Esta forma de enriquecimento são todas que nos fazem pensar, pois a ideia do EA Cognitivo é criar desafios que façam a gente gastar energia mental para resolver e alcançar alguma recompensa.

Neste caso temos o enriquecimento ambiental com brinquedos de quebra-cabeças; treinos de adestramento, tabuleiros entre outras formas. Estes dias até postamos no Instagram um enriquecimento ambiental para gatos que possuía características cognitivas, falando sobre a importância da caça (a conquista que exige estratégia) para ganhar nossa refeição. 

No mercado encontramos brinquedos para enriquecimento ambiental felino de perseguição até os tipo puzzle, onde somos desafiados a encontrar nossa recompensa (geralmente petiscos), dentro do brinquedo, com cores diferentes, formas de abrir ou fechar. E vocês, criam desafios para as refeições felinas por aí?

Enriquecimento ambiental Alimentar

O enriquecimento alimentar é quando somos introduzidos a novos tipos de alimentos com sabores e texturas diferentes.Por exemplo, quando se oferece uma carne crua como petisco, um fruta, plantas entre várias outras formas. Pode fazer comidas diferenciadas para seu pet como sorvetes ou picolés, em dias de muito calor, aumentando nossa sensação de bem-estar ou até mesmo esquentar o sachê em dias de frio, gerando sensação de conforto, também.

Enriquecimento ambiental Social

Enriquecimento ambiental Social

O enriquecimento social é quando nos dessensibilizamos de outros animais, passeios a lugares diferentes, seres humanos e até mesmo outros gatinhos.

Desta forma, temos nossa qualidade de vida garantida! Pois passaríamos por menos possíveis situações de stress, grande causadora de muitos dos nossos problemas de saúde.

Enriquecimento ambiental Sensorial

Enriquecimento ambiental Sensorial

Já o enriquecimento sensorial são os brinquedos que estimulam os nossos 5 sentidos: audição, paladar, olfato, tato e visão. Portanto, brinquedos com cores, toques e barulhos diferentes, com adição de catnip e o uso sempre de reforço positivo, também são considerados como formas de enriquecer o ambiente.

O enriquecimento ambiental para gatos de uma forma geral

O enriquecimento ambiental para gatos de uma forma geral

Para falarmos de enriquecimento ambiental para gatos, vocês precisam entender como o seu bichano agia na natureza, antes de começarmos a ser domesticados, para saber como entregar cada tipo de enriquecimento sempre que precisarmos.

Alimentação felina

Enriquecimento ambiental Alimentar

Falando sobre o enriquecimento alimentar, devem lembrar que na natureza, caçávamos antes de cada refeição. Apesar de na natureza fazermos de 10 a 15 refeições por dia desprendíamos muita energia para isso. Com a domesticação, não precisamos caçar como antes, pois tudo está mais fácil. Por isso, muitas vezes, especialistas recomendam que não se deixe a comida disponível 24h. 

Dito isso, não faltam formas de enriquecer o ambiente e produtos para te ajudar, podendo ser utilizado com ração, petiscos ou sachê para atiçar e nos desafiar. E nem sempre isso precisa ter um custo! Pois em muitos casos você mesmo criar com itens que possui em casa.

Os alimentadores são ótimos para unir quase todas as formas de enriquecimento ambiental para gatos. Podendo nos alimentar e desafiar reduzindo a velocidade que ingerimos o alimento. Alguns comem tão rápido que podem até passar mal, sendo muito indicado nestes casos.

Existem comedouros de diversas formas e tamanhos, para ração seca e úmida e vários níveis de dificuldade, podendo estimular o enriquecimento físico, alimentar, cognitivo, sensorial e às vezes até mesmo o social.

Hidratação felina

Agora falando sobre hidratação e enriquecimento ambiental para gatos, uma fonte de água para consumo é uma das mais recomendadas. Isso porque nós, gatinhos, preferimos água em movimento devido nossa natureza selvagem. Ao disponibilizar uma fonte, seu gatinho terá sempre água em movimento disponível criando mais formas de se hidratar. Portanto, se seu gatinho bebe pouca água diariamente ou até mesmo da pia, uma fonte pode redirecionar e eliminar este comportamento.

Manejo dos brinquedos para gatos

Manejo dos brinquedos para gatos

Existem casos de agressividade felina, distúrbios alimentares entre outras coisas que podem estar ligadas a falta de brinquedos para enriquecimento ambiental. Por isso é tão importante oferecer formas e recursos suficientes para o bem-estar felino.

Para enriquecer o ambiente, vale deixar um item ou outro para nos divertirmos quando quisermos e sempre que puder utilize brinquedos que não ficam sempre disponíveis, fazendo um revezamento entre itens guardados e os disponíveis, Assim você estimula maior interesse no brinquedo e na interação entre humano e felino.

Outro enriquecedor de ambiente extremamente necessário e que não pode faltar em ambiente com gatinhos são os arranhadores. Podem ser feitos de papelão, sisal ou tecido e satisfazem a necessidade felina de arranhar. Afinal, seu gatinho ama afiar as garras nele, pois esta é uma das nossas formas de marcar nosso território.

Toda forma de enriquecimento ambiental é voltada para estimular alguma das nossas ações ou atitudes felinas, sendo assim a melhor forma para preservar sua casa e itens que tem nela, redirecionando um comportamento indesejado para um item de enriquecimento ambiental.

Vale lembrar que deverá sempre consultar o veterinário assim como observar seu gatinho a fim de identificar a melhor forma de enriquecimento para ajudá-lo, caso precise corrigir ou redirecionar alguma atitude.

Em geral, nós felinos gostamos de desafios, não é atoa que jogamos os brinquedos para debaixo dos móveis e ficamos tentando pegar! Hahaha

DICA: Em todos os tipos de enriquecimento, recomenda-se o uso do reforço positivo, como petiscos, ração, sachê e muito carinho para estimular a curiosidade de seu gatinho.

E então, gostou das dicas? Comente aqui embaixo como vocês praticam enriquecimento ambiental para gatos em casa!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 5 pilares do bem estar felino - Matilha Brasil - […] Gateiros e gateiras, sou eu, a RaCa novamente! Em nossa última conversa, falamos sobre enriquecimento ambiental, os tipos e…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts