Olá, eu sou a Hadrielly, mãe da @brigittedisse e aluna da Academia da Matilha! Você sabia que uma massagem pode ser tão agradável pro seu pet quanto é para os humanos? Pois é, hoje te convido a aprender mais sobre alguns dos benefícios físicos e mentais da massagem em cachorro, principalmente com finalidade terapêutica para cãezinhos que sofrem de ansiedade e artrite e para o aquecimento e relaxamento após atividade física como promoção de bem estar. Além disso, vou te contar algumas técnicas de massagem canina nas principais regiões do corpo. Vamos lá?
Benefícios da massagem em cachorro
Você sabia que, assim como para os humanos, uma massagem pode ser muito relaxante e revigorante, além de auxiliar no tratamento de algumas condições do seu pet? Com apenas alguns minutos por dia de uma boa massagem, seu cãozinho vai ter inúmeros benefícios, como:
- Redução estresse e ansiedade.
- Melhora da digestão.
- Fortalecimento do sistema imunológico.
- Alívio da tensão muscular.
- Aumento da flexibilidade das articulações.
- Aumento da circulação sanguínea.
- Diminuição de inchaços.
- Diminuição da pressão sanguínea.
Além de tudo isso, esse momento de contato, relaxamento e cuidado ajuda a fortalecer o vínculo entre o pet e seu humano. Com tantos benefícios vale a pena tentar, não acha?
Preparando seu cão para massagem
Primeiramente, certifique-se que seu pet está relaxado, afinal, se ele estiver assustado ou estressado a experiência não vai ser muito boa – uma boa ideia é fazer as massagens após um passeio. Além disso, procure fazer a massagem quando você também estiver relaxado também, pois cachorros conseguem sentir suas emoções pelo cheiro.
Atenção: Tome cuidado para não aplicar pressão demais, inicie de forma leve e vá aumentando a pressão e observando como o seu pet reage para modular. Além disso, evite aplicar pressão direta nas áreas de ossos e articulações.
Comece fazendo carinhos por todo o corpo do cãozinho para que ele se sinta relaxado e confortável e perceba que os toques que virão a seguir não apresentam ameaça. Mas se o seu pet apresentar os seguintes sinais é melhor não insistir na massagem:
- Recuar ao toque
- Rosnar
- Tentar morder
- Enrijecer o corpo
- Tentar fugir
Áreas cruciais da massagem em cachorro
1. Cabeça
Assim que seu pet estiver relaxado e confortável com seu toque, inicie pela cabeça massageando, com a ponta dos dedos em movimentos circulares, o topo da cabeça do seu peludo, isso estimulará a circulação sanguínea da área. Continue estimulando a face com os dedos. Estimule a região de trás das orelhas com movimento para cima e para baixo com o dedão.
2. Pescoço
Caso seu pet esteja usando coleira, comece retirando-a, pois assim será mais fácil e seguro de acessar os músculos do pescoço. Com a ponta dos dedos, massageie o pescoço enquanto procura por pontos que estejam mais resistentes e sensíveis – esses são os pontos que estão tensos e que mais se beneficiarão de uma boa massagem. E quando encontrar os pontos de tensão pressione gentilmente a área.
Atenção: Tome cuidado para não pressionar a traqueia na parte da frente do pescoço do seu cãozinho.
3. Coluna
Com o seu pet sentado ou deitado de barriga para baixo, localize os coluna vertebral do seu pet e posicione as pontas dos dedões há aproximadamente 2 cm de cada lado dela. Então pressione gentilmente com pressão suficiente para mover o tecido quando você mover o seu dedo e, lentamente, empurre o músculo em direção aos ossos da coluna. Após, traga o músculo lentamente para sua posição original. Repita 3 vezes nos mesmos pontos e vá descendo ao longo da coluna repetindo o processo.
4. Estômago
De maneira lenta e gentil, massageie o abdômen do seu pet com movimentos circulares no sentido horário e anti horário. Esses movimentos auxiliam na eliminação de problemas estomacais e intestinais.
5. Pernas
Faça movimentos firmes, mas gentis, em direção as patas ao massagear as pernas. Também massageie faça movimentos de rotação com a mão em torno dos ossos por toda a extensão dos mesmos. Após, faça movimentos partindo da perna em direção ao tronco direcionando o fluxo para a próxima área que vai ser massageada.
Atenção: muitos pets não gostam de ter suas pernas tocadas, tome cuidado ao massagear essas áreas e observe o comportamento do seu cãozinho.
6. Patas
Comece passando a mão gentilmente por cima da pata para que seu peludo não se assuste com a massagem. Em seguida, inicie a massagem entre cada um dos dedos. E na parte de baixo da pata, massageie na região central abaixo dos coxins dos dedos.
Lembre-se de respeitar os limites do seu pet e, se necessário, suspenda a massagem e procure a ajuda de um massoterapeuta veterinário, afinal, os benefícios só serão obtidos se a massagem for bem realizada.
E então, você já tentou massagear o seu pet? Então o que acha de incluir a massagem na rotina de cuidados dele? Conta pra gente nos comentários!
0 comentários