Shih tzu, tudo sobre a raça!

tudo sobre a raça shih tzu
out 15, 2020

Olá pessoal! Eu sou a Lelê mãe da Kiwyzinha! Instagram Uma linda Shih tzu que adora brincar e comer! E hoje venho falar um pouco mais sobre a raça Shih tzu! Para quem está querendo um doguinho dócil, muito fofo e companheiro, sim você encontrou a raça certa! Espero que gostem, boa leitura! 

Origem da raça Shih tzu

Essa raça é chinesa tem origem no Tibete, no século 17. Eles foram criados para servir de companhia e para alertar sua família caso percebessem algo de errado. Esses pequenos cachorros são misturas da raça Lhasa apso e Pequinês, onde podemos encontramos também a genética dos braquicefálicos, os famosos focinhos curtos, presentes também nos bulldogs e pugs.

Curiosidade rápida: Alguns exemplares da raça foram presentes ao imperador da China.

Características física dos shih tzus

@frutinhakiwy

Eles tem focinho achatado, orelhas grandes e caidinhas, pelagem longa e macia!

Com porte pequeno, o Shih Tzu tem aspecto corporal mais robusto e um pouco comprido. Tanto a cabeça como a cauda são empinadas e dão um ar de confiança ao bichinho. Ele possui pêlos mais longos no topo e grossos na parte de baixo. Também tem olhos grandes e arredondados, que encantam qualquer pai ou mãe de pet! 

A cor da pelagem é um aspecto que pode variar bastante: existem Shih Tzu preto e branco, dourado e branco, marrom e branco, todo preto, chocolate e cinza (podem ser bicolores ou até mesmo tricolores).

Quando bem cuidado, o Shih Tzu costuma viver entre 10 e 15 anos. Enquanto o peso, o ideal da raça é de 4,5kg a 8kg. Mas, claro, também depende da idade, alimentação e cuidados como um todo.

Adestramento

adestramento positivo

@frutinhakiwy

Essas fofuras são bem teimosas, não é mesmo? Shih Tzu também tem seus desafios. Isso porque o shih tzu é um cão que não gosta de obedecer. E, por isso, pode dar trabalho a seu tutor. Ou seja, para adestrá-lo, é preciso ter bastante paciência. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas sessões de adestramento. Inclusive, no ranking de inteligência, eles não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor.

E quanto mais cedo for educado mais fácil será de treiná-lo. Por exemplo, a Kiwy começou com 5 meses os treinos de adestramento e aprender comandos. E, bom, 1 ano depois ela já aprendeu a sentar, dar “oi”, deitar, deixar e ficar. Embora sejam comandos bem básicos, são muito importantes. E sempre com muita calma e paciência, não é mesmo? Então, se você não tiver muito tempo ou conhecimento sobre adestramento canino, pode contratar um adestrador POSITIVO!!! 

Dúvidas sobre a raça:

  • É adaptável? Sim!
  • Bom para apartamento? Mas é claro!
  • Late muito? Um pouco rs
  • Gosta de outros animais? Bem, é gostar.
  • Gosta de crianças? Muitoooo!
  • Exercícios? Não muito.
  • Cai muito pelo? Sim.
  • Fácil de adestrar? Infelizmente não, mas é possível! 
  • Precisa de atenção? Sim!!!

Temperamento do Shih Tzu

Os Shih Tzus são cães bem alegres, extrovertidos, adoram brincadeiras e são bem sociáveis. Por isso, inclusive, eles se dão muito bem com crianças e adoram passear para gastar energia. Essa raça também costuma ser bastante grudada nos responsáveis! E ama estar sempre perto das pessoas (isso tudo pode depender se o cachorro for reativo)… Por isso, o ideal é que deixe um Enriquecimento ambiental para o pet se distrair, quando sair de casa!

Convivência com um shih tzu

Convivência com um shih tzu

@frutinhakiwy

Já deu para notar que os Shih tzus são super apegados, né? Portanto, não é uma boa opção para tutores que passam pouco tempo em casa. Isso porque eles não se sentem tão bem sozinhos e essa condição pode trazer problemas ainda maiores caso fiquem sem companhia por longos períodos.

Para eles, convivência é ótima tanto com adultos como com as crianças. Contudo, os pequenos têm que tomar certos cuidados, já que se trata de um cachorro mais sensível que perde o fôlego mais rapidamente.

Braquicefálicos

Os shih tzus têm origem genética na raça pequinês, um cachorro braquicefálico. Raças braquicefálicas são caracterizadas pela síndrome respiratória braquicefálica, que afeta as diferentes áreas do trato respiratório. Felizmente, a maior parte dos cães não sofre de todos os aspectos da síndrome. Os cães braquicefálicos começam tendo uma abertura nasal muito pequena para respirar. Se for um caso grave, a correção cirúrgica é possível.

Como cuidar de um cão braquicefálico

  • Cuidado com a temperatura
  • Passeios rápidos 
  • Sempre hidratar o pet com água fresca
  • Não deixá-lo em lugares com muitos objetos ao alcance (os olhos são ressaltados então podem acabar saindo, se bater com força.)
  • Visitas ao veterinário de confiança.
  • Muito amor e paciência!!!

Foi isso pessoal espero que tenham gostado!! Quem aí já tem um Shih tzu? Me conte aqui nos comentários.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

3 Comentários

  1. Luzia Donizetti de Oliveira

    Meu pet femea raça shi tzu ja vai completar 1 aninho,se deixar e so descuidar faz xixi e coco dentro de casa,se descuidar come as fezes.
    Porque?

    Responder
    • Kiwy

      Isso dele comer as fezes é Coprofagia mas pode se resolver se o seu pet fizer o uso de algum medicamento, te indico o Neem da marca Total Neem.

      Responder
  2. Luzia Donizetti de Oliveira

    Mas amo meu pet

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts