CASTRAÇÃO DE GATOS: MITOS E VERDADES

Castração de gatos
fev 7, 2021

Olá! Meu nome é Gislaine e sou a mamãe do Axl e da galerinha do Instagram @axlrosecat e neste mês vamos conversar sobre um assunto muito comum nas rodas de gateiras: a castração. Como mãe de 16 gatos, incluindo muitos gatos de raça, minha opinião é sempre no sentido de que a castração de gatos é um ato de amor. 

No entanto, a castração é um assunto cheio de mitos e eu vou te ajudar a desvendá-los. Isso porque embora seus benefícios sejam amplamente divulgados, a castração ainda gera muitas dúvidas que vão desde a cirurgia até o pós-operatório, passando por seus possíveis efeitos colaterais.

Recomenda-se que as fêmeas sejam castradas antes do primeiro cio, a fim de reduzir a possibilidade de vir a desenvolver câncer de mama no futuro. Uma idade boa para realizar o procedimento tanto em machos como em fêmeas é por volta dos 4 meses, quando os hormônios reprodutivos começam a ser produzidos.

A CASTRAÇÃO DE GATOS EVITA DOENÇAS

A CASTRAÇÃO DE GATOS EVITA DOENÇAS

@axlrosecat

VERDADE! Um dos principais motivos para a castração das fêmeas é que reduz bastante o risco de a gata desenvolver câncer de mama e infecções de útero, como a piometra. Já para os machos, a castração é recomendada principalmente para evitar câncer de testículo e doenças do aparelho reprodutor. 

A CIRURGIA DE CASTRAÇÃO DE GATAS É MAIS DELICADA

A CIRURGIA DE CASTRAÇÃO DE GATAS É MAIS DELICADA

@axlrosecat

VERDADE! A castração é mais invasiva nas fêmeas. Isso porque, para ter acesso ao útero e aos ovários, é preciso cortar a musculatura da barriga. Enquanto a castração de gatos machos é bem mais tranquila, pois a cirurgia consiste na remoção dos testículos da bolsa escrotal. Por isso mesmo, o pós-operatório também é mais fácil para eles. No entanto, é fundamental que tanto fêmeas quanto machos repousem e sigam as instruções do veterinário.

GATOS CASTRADOS FICAM TRISTES

GATOS CASTRADOS FICAM TRISTES

@axlrosecat

MITO! O que ocorre é que, em gatos não castrados, o estímulo hormonal é responsável por fazer com que ele se torne territorialista, agressivo, e que fuja de casa com frequência.

Sendo assim, já sem o estímulo hormonal, o gato castrado tem comportamento mais calmo, o que não quer dizer que esteja triste. Ao contrário! Ele apenas se torna mais dócil e tranquilo. Acabam se tornando filhotes a vida inteira, pois não tem hormônios que estimulam o acasalamento.  Um gato inteiro vive a vida inteira em função do processo de reprodução, o que gera estresse para ele e muitas vezes para seu dono.

DEPOIS DE CASTRADO, O GATO ENGORDA

DEPOIS DE CASTRADO, O GATO ENGORDA

@axlrosecat

MITO! Nem todo gato castrado engorda. Afinal, engordar ou não vai depender da alimentação e do enriquecimento ambiental proporcionados a ele. Hoje em dia, é possível encontrar rações e sachês específicos para gatos castrados. Essas opções acompanham o estilo de vida mais calmo dos gatos, evitando excessos que viram obesidade.

GATO CASTRADO NÃO SAI DE CASA

GATO CASTRADO NÃO SAI DE CASA

@axlrosecat

MITO! Embora gatos castrados tenham menos necessidade de sair, já que não tem interesse reprodutivo, somente o que vai garantir que seu gato não saia de casa é uma casa/apartamento sem rotas de fuga. Ou seja, TELADO! Castrar o gato não quer dizer que ele vai ficar em casa. Isso porque existem outros motivos que levam um gato a sair de casa para passear. Gatos são seres curiosos! Então, lembre-se: a castração de gatos remove os órgãos reprodutivos, não as pernas!

CASTRAÇÃO DE GATOS ACABA COM A MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO

CASTRAÇÃO DE GATOS ACABA COM A MARCAÇÃO DE TERRITÓRIO

@axlrosecat

VERDADE! Machos castrados tendem a ficar mais calmos e menos territorialistas, sendo que isso diminui sua necessidade de sair fazendo xixi ou coco por aí para marcar território. Entretanto, o ideal para se evitar esse problema é a castração precoce do macho, antes dos 6 meses, para que sequer adquira esse tipo de comportamento indesejado que algumas vezes perduram por toda a vida do gato.

CRIADOR RESPONSÁVEL SÓ ENTREGA GATO CASTRADO

@axlrosecat

VERDADE! Criador que se preocupa com a preservação genética da raça só entrega seus filhotes castrados. Sabemos que muitas pessoas preferem comprar um filhote sem castrar, para ‘tirar uma cria’, ‘ficar com um netinho’. Mas isso não é o ideal, pois cruzas indiscriminadas desvirtuam não só o padrão estético, mas o comportamental da raça. Vide a imensa variedade de gatos que encontramos por aí e que se denominam persas. A grande maioria na verdade é srd peludo.

Se você preza pela raça, não compre de quem entrega o gato sem castrar, pois essa pessoa só está preocupada em economizar, repassando ao novo dono o ônus e a responsabilidade pelo procedimento.

QUEM AMA, CASTRA!

QUEM AMA, CASTRA!

@axlrosecat

VERDADE! É por tudo isso que foi dito acima que os amantes de gatos são insistentes em afirmar: quem ama, castra!

E aqui também devo lembrar-lhes que a castração, além de evitar uma série de problemas, ainda evita ninhadas indesejadas. Uma gata entra no cio a cada 3 ou 4 meses quando muito. E a cada gravidez em geral nascem de 3 a 6 filhotes, podendo chegar a 9. Agora imagina encontrar um lar para todos esses gatinhos a cada 6 meses?

A realidade é que o abandono é um fantasma que assusta quem lida no dia a dia com resgates e tentativas de dar uma vida melhor a esses animais. ONGs e protetoras estão com lotação máxima porque as pessoas acham que não tem problema sua gata parir e deixar os filhotes na casa dessas pessoas.  

Faça sua parte. Se você diz que seu gato é seu filho, é justo que depois abandonem seus netinhos à própria sorte? Os gatos não sabem o que estão fazendo, então cabe a você fazer o que é melhor pra eles. CASTRE, CASTRE, CASTRE!

Bom, acredito ter conseguido esclarecer um pouco sobre esse assunto.  Se você tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo direct do @axlrosecat que terei o maior prazer em te ajudar.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts