Como ganhar seguidores no Instagram iniciante?

COMO GANHAR SEGUIDORES NO ISNTAGRAM INICIANTE
abr 27, 2021

Se tem uma coisa que a ansiedade impulsiona é a vontade de crescer rápido nas redes sociais. Isso faz a gente buscar como ganhar seguidores no Instagram de forma rápida e certamente é isso que você busca aqui, não é? Pois bem, vou te dar dicas práticas e de planejamento que vão te ajudar a crescer. mas também vou te contar algumas coisas que não são recomendadas, combinado?

Para que ganhar seguidores no Instagram?

Antes das dicas, peço que você pare, respire e pense: para que eu quero crescer? Qual é o meu objetivo com isso?

Parece bobo, mas se você sabe o que quer, tem uma meta, facilita muito seu crescimento consistente, sabendo onde quer chegar e atraindo um público que faça sentido para o seu projeto. Caso contrário, você será mais um com números de vaidade no Instagram sem saber o que está fazendo. Portanto, comece certo:

  • Para que você quer crescer e ter um público?
  • Sobre o que você vai falar para esse público?
  • Qual é o seu diferencial que fará esse público gostar e te acompanhar?
  • Qual é a sua meta de crescimento? Por exemplo, quantos seguidores você quer crescer por semana ou por mês?
  • E para bater a meta acima e ganhar seguidores no Instagram, faça um planejamento de conteúdo com foco em conteúdo topo de funil (falei sobre isso NESTE POST) e siga as dicas a seguir.

Na Academia da Matilha temos um módulo Inteiro sobre CRESCIMENTO, onde detalhamos dicas e métodos para planejar seu conteúdo, estabelecer suas metas e crescer. SAIBA MAIS AQUI!

Dicas para ganhar seguidores no Instagram

Agora sim, com o início alinhado, vamos a algumas dicas importantes para o seu crescimento:

#1 SIGA QUEM INTERESSA

Mas não siga todo mundo. A estratégia do sigo de volta não é uma boa. isso porque além de não seguir pelo conteúdo da pessoa, ela vai no máximo até 7500 seguidores.

#2 ENGAJE COM BONS PERFIS 

Engajar com perfis bacanas e do seu nicho para ser visto! E aqui a dica é ser um dos primeiros a comentar em posts legais de perfis que tenham a ver contigo. Isso porque se o seu comentário for bom, ele fatalmente desperta o interesse dos outros que engajarem no post e você atrai atenção para o seu perfil.

#3 FAÇA CONTEÚDO COMPARTILHÁVEL

Quanto mais pessoas compartilham o seu conteúdo, mais você é divulgado como uma recomendação para esses perfis. Logo, tem mais chances de receber engajamento e converter seguidores.

#4 FAÇA REELS

Reels é um tipo de conteúdo topo de funil! Isso porque ele te leva para fora da sua base de seguidores, te mostrando na aba de reels, no explorar e até em hashtags, aumentando seu alcance e proporcionando mais chances de converter seguidores.

#5 CONTE SUA HISTÓRIA

Histórias geram conexão e isso retém o público e o faz compartilhar aquilo que ele se identifica.

#6 DEFENDA UMA CAUSA

Isso atrai a comunidade que também acredita na mesma coisa. Pode ser sobre uma raça, uma crença alimentar, um tipo de cuidado, etc.

#7 FAÇA COLABS

Faça colabs com perfis que tenham sintonia com você. Colaborações (criação de conteúdo em conjunto) com conteúdo relevante para o público ajudam você a mostrar seu valor para a audiência da pessoa que está em colaboração contigo e vice -versa. Assim ambos crescem.

#8 SEJA BEM HUMORADO

Não precisa ser um perfil de meme se esta não for sua veia criativa. Mas perfis bem humorados costumam crescer mais rápido e ter mais engajamento. Afinal, de pesado, basta a vida, né?

#9 SEJA ORIGINAL

Os grandes perfis crescem porque tem um conteúdo original! Não são ‘copia e cola’ de ninguém e não vivem de ondas de conteúdo popular. Eles tem uma persona bem formada, uma linha de conteúdo sensata e uma personalidade reconhecível.

E o que não fazer para ganhar seguidores?

Já te dei 9 dicas do que fazer. Mas nenhuma delas devem ser as mais comuns por aí. Isso porque as “estratégias” mais comuns não te fazem crescer, mas a ter métricas de vaidade. Ou seja, ganhar seguidores no Instagram que não se importam contigo, que não vão ver seu conteúdo e nem engajar. Então, são seguidores que não servem para nada!

Mas não é isso o que eu desejo para você. Por isso, aqui vou listar coisas que você não deve fazer para manter sua rede saudável, ok?

#1 COMPRA DE SEGUIDORES

É uma das piores coisas que você pode fazer para ganhar seguidores no Instagram! Além de não ser um público interessado no seu conteúdo, costuma ser perfis falsos, cheios de nomes árabes que jamais vão se engajar contigo. Por isso, saia dessa cilada!

#2 SORTEIOS PARA GANHAR SEGUIDORES NO INSTAGRAM

Eles não atraem um público interessado no seu conteúdo, em você, no seu pet ou marca. isso porque é um público focado em ganhar um presente, apenas isso. e se for um sorteio com prêmio fora do seu nicho (como os famosos sorteios de iPhone e mala de maquiagem), é pior ainda.

#3 GRUPO DE ENGAJAMENTO 

Esta também é uma estratégia arriscada. Isso porque o engajamento e os seguidores que você ganha ali são forçados a isso. Logo, quando você ou a pessoa sair do grupo, a grande probabilidade é que esse laço acabe, pois não era por vontade própria e sim por obrigação. E nada que não seja genuíno é bacana, ok?

#4 NÃO MENDIGUE SEGUIDORES

Não fique pedindo para te seguir até engajamento no DM (mensagem privada) de outros perfis. Além de não converter seguidores, você cria a fama de ser um chato. Isso pode gerar pessoas te denunciando por spam e até bloqueando você. Ou seja, além de não crescer, você cria oportunidades para baixar a relevância do seu perfil.

#5 NÃO FAÇA SPAM NOS COMENTÁRIOS DO POST DOS OUTROS

Algumas pessoas entendem que se comentarem pedindo para que a sigam no perfil de bons perfis e posts que estão com bom engajamento, elas terão um bom retorno. Mas a verdade é que isso é spam! É provável que o comentário seja apagado, oculto e a pessoa silenciada ou bloqueada deste perfil bacana com quem ela poderia construir um bom relacionamento, mas criou uma péssima impressão com esse comentário de “me segue de volta” ou ‘venha conhecer meu conteúdo também”.

 

E aí, gostou das dicas? Então me conta aqui se você já cometeu alguma dessas gafes e qual dessas dicas vai pôr em prática primeiro!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. 29 Ideias de post para Instagram - Matilha Brasil - […] do Instagram no momento. Isso porque é o formato com maior potencial de alcance e de te ajudar a…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts