Você anda sem ideia para postar no Instagram? Então vem comigo, pois neste post vou te contar 29 ideias de post para Instagram entre reels, stories e feed para nunca mais faltar conteúdo para você!
Ideias para postar nos stories
Vamos começar com os stories, afinal, ele é aquele conteúdo de todo dia. O ideal é que os seus stories nunca fiquem vazios. Por isso guarde aí essas ideias para postar nos stories:
- Faça artes com os gifs e pincéis e poste um Bom Dia toda a manhã com as cores do seu perfil.
- Faça uma série de 4 enquetes ainda pela manhã, variando o tema a cada dia, mas sem fugir das suas principais pautas. Digamos que você fale sobre EA, Alimentação, Adestramento e da raça do pet. Se você extrair 2 assuntos por semana de cada pauta, já terá enquetes para 8 dias. Então pode voltar ao assunto número 1, mas com perguntas diferentes.
- Poste um link de um conteúdo bacana sobre o seu nicho pelo menos umas 2x por semana. Esse é um serviço de curadoria de conteúdo muito bacana para o seu público. Se não for um link externo, pode compartilhar um post de um colega ou autoridade/referência em assuntos que você também aborda.
- Conte histórias resumidas em 4 a 6 stories. Isso porque elas engajam e criam conexão com o seu público. Além do vídeo da narrativa, você pode inserir texto resumindo e uma enquete para o público opinar no conto. Lembrando que histórias precisam de contexto, começo, meio e fim, ok?
- Ensine algo, as pessoas gostam de stories com tutoriais. Por exemplo, pode ser uma receitinha, uma forma de usar algum brinquedo interativo, um artesanato pet, educar o pet etc.
- Mostre bastidores e rotina, esses conteúdos aproximam o seguidor e o fazem mais engajados.
- Mostre quando algo não dá certo, isso humaniza, traz vulnerabilidade, aproximando o perfil da vida real ao invés de fingir uma vida perfeita que não conecta com ninguém.
- Abra caixinhas de perguntas e responda pelo menos e 1, 30 minutos depois de abrir e pelo menos 5 ao longo do dia. Isso gera conexão com o público e te mostra acessível. Mas se ninguém responder no começo, faça você mesma as perguntas e responda para criar rotina e as pessoas passem a interagir.
- Peça ajuda do público para escolher algo que seja feito ou usado nos próximos conteúdos. Isso ajuda a construir uma comunidade participativa.
Ideias de post para Instagram feed
Agora você já sabe o que postar nos stories. Então vamos pensar em ideias de post para Instagram feed? O ideal é que você poste todos os dias no Instagram, assim você se faz presente e cria rotina com seu público. Se conseguir postar um feed e um reels então, será ainda melhor. Mas a realidade é que nem sempre isso é possível no dia a dia de todo mundo.
Então, busque encontrar qual é a frequência possível para a sua realidade. 1 feed ou reels por dia? Poste em dias alternados? Enfim, ache o seu fluxo de produção e não quebre! Para te ajudar nesse planejamento, veja essas ideias de post para Instagram:
- Frases do seu nicho, de preferência, autoral. Elas engajam, criam conexões, geram identidade e, se for boa, é altamente compartilhável.
- Lista de dicas, elas prendem a atenção da pessoa até a última dica, o que é ótimo para suas métricas. De preferência, crie essa lista no formato carrossel.
- Conte histórias, tanto a sua história de vida (ou a do pet), como crônicas da vida. Isso porque histórias retém atenção do público, geram emoção e engajamento.
- Ensine algo com post no formato “como fazer XXX”. Eles tem fundo educacional e por isso além de prender a atenção, geram autoridade para o perfil.
- Arrisque um meme, eles são divertidos, irreverentes e sempre tem algo que pode ser conectado com o seu nicho. Esse tipo de conteúdo também é altamente compartilhável e geram muitos comentários, além de elevar o alcance do perfil.
- Comparativos também costumam ser ótimos conteúdos, pois informam e economizam tempo e dinheiro do público.
- Reviews são conteúdos bacanas, pois geram curiosidade e ainda informam sobre dado produto ou serviço.
- Posts polêmicos também vão bem e rendem muitos comentários, afinal as pessoas gostam de se posicionar se é “biscoito ou bolacha”.
- Surfe a onda do momento e crie a sua versão para assuntos que estão em alta. Por exemplo, todo começo de ano tem BBB e isso gera polêmicas e assuntos em alta.
- Faça séries de conteúdos, elas engajam e criam expectativa sobre o próximo post. Além disso, você ainda pode reunir esses posts em um destaque, no Instagram. Por exemplo, dicas de adestramento, receitinhas, dicas de saúde, cuidados com a raça etc.
Ideias de reels
Reels é a ferramenta mais poderosa do Instagram no momento. Isso porque é o formato com maior potencial de alcance e de te ajudar a ganhar seguidores no Instagram. Afinal, o reels é entregue para um público muito além do seu número de seguidores, atingindo muito mais pessoas que passam a te conhecer e podem simpatizar com seu conteúdo, crescendo seu perfil.
Mas o que postar no reels? Neste caso não vou te dar uma lista de postagens, mas ideias de reels que funcionam, quanto a formatos e recursos:
- Faça vídeos curtos, entre 7 e 13 segundos, pois costumam ter melhor desempenho.
- Use músicas em alta e que compõe trends (conteúdo bombados) para aproveitar a onda e ter maior alcance, sempre que fizer sentido dentro do seu conteúdo.
- Apostem em som original, eles também tem seu mérito e além de agradar a plataforma, ainda tem chance de serem usados por outros perfis que acabam te divulgando.
- Usem as novas ferramentas que Reels volta e meia recebe, como filtros, edições etc.
- Faça remix (o dueto do TikTok). Além de ser um formato que agrada a plataforma, você ainda ganha carona na visibilidade da pessoa mais famosa com quem você está fazendo o remix.
- Aposte em sons feitos pelo seu nicho para criar conteúdo. De preferência quando percebe que o som está crescendo em produções. Se puder, surfe a onda ainda no começo.
- Crie capas bacanas, com fotos que tenham bom enquadramento no mural do feed, talvez até com texto em cima sobre o assunto, para uma chamada mais enfática.
- Use edição de texto no seu reels e logo no começo deixe visível o tema do vídeo, uma chamada que gere impacto para a pessoa ver o vídeo até o final. E, se aplicável, faça a legenda do vídeo, nem todo mundo vai ouvir a narrativa, mas podem ler.
- Evite publicar vídeos com o logotipo de outras redes, como Tik Tok e Kwai. Nenhuma rede gosta de exibir o logotipo da concorrente. Logo, você pode ter o alcance diminuído apenas por isso.
E então, gostou das ideias de post para Instagram? Quer aprender mais como usar cada um desses formatos? Venha para a Academia da Matilha, clique aqui!
0 comentários