Joias Afetivas Pet: Eternizando Memórias

Joias Afetivas Pet
set 14, 2021

Olá! Meu nome é Gislaine e sou a mamãe do Axl e da galerinha do Instagram @axlrosecat e aqui vamos conversar sobre um assunto delicado: como eternizar suas memórias afetivas através de jóias afetivas. Talvez você nunca tenha ouvido falar em joias afetivas. Então vem comigo que eu te explico o que é e como funciona.

O QUE SÃO JÓIAS AFETIVAS?

O QUE SÃO JÓIAS AFETIVAS?

As joias afetivas são joias feitas em resina, o qual dá aparência de vidro à peça. Todo tipo de material é permitido para a confecção da jóia: pelos, bigodes, penas, unhas, dentes, cinzas de cremação e tudo o que possa ser imaginado. Mas não se limita ao material pet. Você pode fazer sua jóia com um dente, coto umbilical do seu bebê, mecha de cabelo e o que sua imaginação permitir, inclusive pequenos objetos pessoais de que tenham valor afetivo.

Representam momentos únicos e especiais, permitindo que você sempre carregue o melhor de sua vida em forma de pingentes, berloques, chaveiros entre outros. Muito mais que uma joia personalizada, as joias afetivas são carregadas de emoções, sentimentos e lembranças.

PORQUE ETERNIZAR

PORQUE ETERNIZAR

Num mundo em que os pets assumem o papel de membro da família, nada mais justo que estejam sempre com a gente, mesmo após sua partida.  E nem sempre é possível guardar objetos como camas, cobertores e pertences do animalzinho que se foi com você, seja por falta de espaço, mudança, enfim…

E só quem já teve a infelicidade de perder um filhinho de 4 patas sabe o quanto é difícil sua partida e gostaria de ter uma recordação do seu bichinho para toda a vida. 

Pensando justamente nisso, surgiu no mercado as jóias afetivas de material pet. E pessoas como eu, antenada nas tendências, que estão buscando um novo hobby ou até mesmo uma nova profissão veem neste mercado a possibilidade de unir a paixão por animais e trabalhos manuais.  

Para mim, esta decisão veio depois da minha gatinha Eva ser diagnosticada com fibrose nos rins em estágio avançado. Eu saberia que ela não teria muito mais tempo comigo e fui atrás de alternativas para tê-la um pouco mais comigo. E foi assim que descobri as joias afetivas. Mas não parei por aí. Fui atrás de um curso que me permitisse pessoalmente fazer as joias dos meus gatinhos e divulgar essa ideia. E foi assim que nasceu o @joiasdoaxl. E tinha que ser uma homenagem ao grande amor da minha vida, claro.

ETERNIZANDO O AMOR POR PETS

ETERNIZANDO O AMOR POR PETS

O medo da perda é um sentimento que todos nós, pais e mães de pets, temos.  E a joia promete guardar um pedacinho do nosso filhinho de quatro patas para sempre.  

Algumas pessoas nos procuram para elogiar o trabalho e dizer que perdeu um pet, mas não guardou nada dele. E que se soubessem que existia essa possibilidade, teriam guardado um tufinho de pelo do seu amor.

Particularmente me arrependo de não ter guardado sequer um tufinho de pelo das minhas queridas Nina e Yasmim, pois na época em que viraram estrelinhas eu não conhecia as jóias afetivas.  Mas isso agora é diferente. Tendo perdido duas gatinhas recentemente, Eva e Mell, fiz jóia da Mell em vida ainda e depois de um tempo fiz a joia da Eva que virou estrelinha antes de eu pudesse aperfeiçoar a jóia.

Tendo vivido essas experiências, adotei como lema ‘eternize o amor, não a saudade’.  Pois a alegria e o amor que você emana enquanto o seu pet está vivo e ao seu lado está presente na energia da jóia. E é muito diferente da saudade que você emana quando o pet já partiu.  Conselho de amiga: faça a joia do seu bichinho enquanto ele ainda está vivo. A energia é totalmente diferente, se você acredita nisso.

O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE JÓIAS AFETIVAS

Pode parecer simples, mas a criação da joia como costumamos dizer é um processo complexo e cheio de etapas. A primeira delas são as escolhas do cliente que vai personalizar a joia contando com:

  • Escolha do formato,
  • Cor de fundo,
  • Material da argola,
  • Se tem mini pingente ou não,
  • Com corrente ou não,
  • Se o pelinho é amarrado ou não,
  • Cor do lacinho 
  • E se o cliente quer mais algum detalhe ou mimo dentro da peça.

Superada essa etapa, é feito um esboço para se ter ideia dos elementos. E só então partir para a confecção da peça.

Muitas vezes o cliente tem uma ideia de como quer sua joia, mas muitas vezes não é possível realizar. Por exemplo, deixar um pelinho fininho solto na peça, a cor do fundo ‘briga’ com a cor do pelinho e pode não aparecer.  Por isso, cabe a minha analisar esses aspectos, informando a pessoa a fim de não comprometer o resultado.  

Com tudo isso pronto, chegou a hora de botar a mão na massa.  Só colocar a resina no molde e jogar as coisas lá dentro?  Nada disso!!! 

As joias são compostas por camadas e mais camadas de resina, que demoram de 30 a 50 minutos para secar, a depender do clima local, pois o frio afeta o tempo de cura da resina.  Dependendo da complexidade da joia, ela precisa de quatro a cinco horas para ficar apta a ser desmoldada.

Está pronta?  Ainda não!  É hora de ir para a próxima etapa que consiste em lixar a peça até que ela adquira o aspecto de vidro.  Para isso, é necessário ter braços fortes, pois em média você usa seis lixas de grãos diferentes para atingir um resultado satisfatório.  Esse processo leva em média três horas de muito trabalho.  

Depois disso ainda é necessário fazer o polimento. Então, um pouquinho mais de força no braço, por favor. E somente depois disso é que a joia está pronta para receber os metais e tirar uma fotinho para colocar no Instagram, porque ninguém é de ferro, embalagem e correio.

Custa caro?

joias afetivas do Axl

Como você pode perceber, é um processo trabalhoso e demorado.  Você pode achar uma joia cara. Mas depois que conhece todo o trabalho envolvido verá que o preço é justo. E mais do que isso, levar conosco um pedacinho do nosso amor,  personalizado e produzido com o carinho de quem conhece esse amor por pets, não tem preço

Afinal, você terá uma joia exclusiva, pois nenhuma peça é igual a outra, de valor afetivo inestimável, porque o nosso amor de 4 patas merece viver não somente em nossas lembranças, mas merece ser eternizado em uma linda joia de resina que você terá sempre contigo.

Se você tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo direct do Instagram @joiasdoaxl ou do @axlrosecat que terei o maior prazer em te ajudar. Ou acesse nosso site para conhecer nosso trabalho:  www.joiasdoaxl.com.br.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

3 Comentários

  1. Luciana

    Joias lindas e cheias de amor! Parabéns pelo trabalho!

    Responder
  2. Sheila

    Joia maravilhosas! Amei conhecer um pouquinho dessa história de amor ! Gi! Deus te abençoe muito! Desejo sucesso para você! Um abraço bem forte!

    Responder
  3. Anelise Costa Fontes

    Oi,

    Sou Anelise e gostaria de saber se você faria com cabelo humano? Estou em quimioterapia e gostaria de fazer para deixar para minha família! Não sabemos o amanhã, não é!?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts