Como adestrar cachorro filhote?

Como adestrar cachorro filhote
nov 19, 2022

Olá pessoal! Me chamo Angela, sou tutora do iron um pastor alemão caiçara e aluno da academia da matilha @iron.pastoralemao e vamos falar sobre como adestrar cachorro filhote. Afinal, quando chega um bebê na família a grande dúvida é essa, ainda mais se ele for um pequeno urso que em poucos tempo estará um gigante, não é mesmo? Então fica aqui comigo e aprenda um pouquinho com minha experiência, afinal sendo uma ex criadora de pastor alemão e com mais de 10 cães experiência não me falta. Então vamos lá? 

Como adestrar cachorro filhote? 

Meu filhote chegou e agora? Para começar, você precisa aprender como adestrar cachorro filhote.

Afinal os seus dias vão precisar de pequenos ajustes para dar lugar a todo o amor que um filhote traz à vida de qualquer um. E, claro, um pouco de trabalho também. Isso porque agora você praticamente tem um bebê em casa. E terá que ensinar tudo a ele,  pois ele precisará comer, beber, tomar banho, passear, fazer suas necessidades e tudo mais.

Mas calma, isso não é um bicho de sete cabeças: logo você vai se adaptar e ver que isso não é nada perto da felicidade que um filhote de cachorro te dará todos os dias. 

Afinal, quem resiste a um filhotinho, olhando para você com cara de me dá um colinho? Ninguém, não é mesmo? No entanto, para que o relacionamento do filhote com a família seja saudável e feliz, é muito importante você saber como adestrar o cachorro filhote e os principais pontos de atenção para recebê-lo bem. Então vamos às dicas de ouro para você adestrar o seu pequeno:

1. Enxoval para cachorro:

Você precisa ter um enxoval para ele com tudo que ele precisa e a lista inclui:

  • Comedouro
  • Bebedouro
  • Cama 
  • Tapete higiênico
  • Brinquedos de diversos tipos e modelos como por exemplo: mordedores, bola, pelúcia, brinquedos de corda etc. Aí fica ao seu critério testar as opções e ver o que mais atrai o interesse do seu pet.

2. Organização do Ambiente

Um novo membro da família acaba de chegar e ele precisa ter o seu espaço para criar rotina, organização e aqui começam os primeiros passos de como adestrar cachorro filhote: É preciso determinar o local onde ele irá dormir, comer e fazer as suas necessidades. Assim, aos poucos ele assimila o local certo de cada coisa.

3. Organização da rotina

Feito isso é hora de começar a condicionar ele a rotina da casa e acostumar a horários. Sim, isso mesmo: assim como uma criança, um filhote precisa de rotina para que ele cresça um cão bem equilibrado! Para isso organize a rotina e os espaço dele de forma saudável e confortável e não ceda às chantagens emocionais como choro para chamar atenção. Por mais que seja quase irresistível, tenha pulso firme.

Como ensinar filhote de cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Um dos maiores desafios de um tutor de cachorro, recém chegado é de aprender como ensinar seu filhote de cachorro a fazer necessidades no lugar certo. A boa notícia é que os filhotes aprendem mais rápido do que cachorros mais velhos. Por isso, basta algum esforço para alcançar o resultado ideal. 

É comum que nos primeiros dias e mesmo nas primeiras semanas você tenha a impressão de que nada vai funcionar e que você será incapaz de educar seu cachorro filhote para fazer xixi e coco no lugar certo, mas com as técnicas certas e paciência, uma hora você chega lá, e não precisará pensar mais nisso.

5 passos para ensinar xixi e coco no lugar certo:

Se liga nessas 5 dicas:

  1. Eleja um cantinho para que ali seja o futuro banheiro do seu filhote de cachorro e restrinja o espaço. Geralmente, a área de serviço, um terraço, banheiro ou área externa é eleita. Veja o que é melhor para a sua situação.  
  2. Cubra a área eleita para o banheiro pet e uma boa faixa ao redor com tapetes ou jornais, para que ele tenha bastante espaço e chances para acertar. Então, conforme ele for acertando o local certo, vá reduzindo a camada de tapete ou jornal, até que fique apenas o espaço menor reservado para as necessidades
  3. Invista na associação positiva, ou seja, se fez certo recompense com algo que ele goste.
  4. Retire todo o cheiro do local em que ele fez as necessidades de maneira errada.
  5. Deixe a comida e caminha longe do local certo para o xixi. O cachorro não gosta de fazer coco e xixi no mesmo lugar em que come. Na verdade, ele busca locais bem distantes para fazer suas necessidades longe da comida.

Os filhotes não controlam a bexiga até os 4 meses. Mas isso não quer dizer que ele não vai aprender antes disso. Apenas que será necessário alguns cuidados especiais e maior atenção da sua parte para levar o animal ao local certo, sempre que ele estiver perto de fazer um xixi ou coco. 

É importante que ele acerte o jornal para que você possa fazer os elogios e recompensas, importantes para as fases seguintes. Portanto, sempre que você identificar que o cachorro está com vontade de fazer xixi ou coco, leve ele para perto do local certo. Geralmente, filhotes fazem xixi e coco entre 10 e 20 minutos depois de comerem e beberem água. 

Também é comum que eles fiquem farejando antes de fazer as necessidades.

Recompensas de adestramento positivo

A maior dica de como adestrar cachorro filhote está no método escolhido: quando utilizamos reforço positivo, colaboramos para que o cão aprenda com experiência positiva, sem traumas ou dor. Para isso, criamos uma série de recompensas para ele receber sempre que acertar um ensinamento, como as necessidades no lugar certo.

Todas as vezes que o seu filhote de cachorro fizer xixi e coco no lugar certo elogie, faça carinho, brinque, ofereça um petisco. Enfim, mostre para ele o quanto você está feliz com a atitude dele. Isso porque eles amam receber atenção, petiscos e carinho. Além disso, são seres que amam agradar seus tutores.

Quando o seu cachorro fizer xixi e coco no lugar errado você deve limpar esse espaço para que não reste cheiro nenhum. Isso ajuda a diminuir as chances do cachorro voltar a fazer xixi naquele local. 

Use água, sabão e se possível um removedor enzimático que desfaz qualquer sinal de cheiro que nós não sentimos, mas que o cachorro sente. 

Quer saber mais dicas para treinar seu filhote a não morder, sentar e dar a pata? Aprenda nesse outro post!

Agora que você já aprendeu algumas dicas de como adestrar cachorro filhote, comenta aqui o que achou e qual truque quer ensinar a ele!

Angela Araujo

Angela Araujo

Autor

Sou a Angela, sou Mamãe do Iron e técnica em veterinária! Sou criadora profissional da raça pastor alemão, apaixonada por animais e dessa paixão nasceu a vontade de compartilhar a rotina do Iron, com quem tenho uma conexão inexplicável, além de conhecimento sobre cuidado animal. Espero contribuir contigo aqui no blog também, boa leitura e se precisar, me encontre no Instagram.

2 Comentários

  1. Camila

    Vi só, se seguir todos os passos, é bem mais fácil do que se imagina.

    Responder
  2. Camila Cruz

    Dicas super importantes, e é muito legal acompanhar a forma como conduz seus pets.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts