Ração para pastor alemão

Ração para pastor alemão: o que você deve ou não considerar na hora da escolha da melhor ração para cachorro grande
fev 3, 2023

Olá me chamo Angela, sou auxiliar veterinária e mãe Iron @iron.pastoralemao, um pastor alemão gigante, e nesse texto vamos falar sobre ração para pastor alemão. Afinal, quando o assunto é cão de grande porte a nutrição precisa de muito mais cuidados. Então bora para mais um texto de muito aprendizado.

Melhor ração para pastor alemão 

Essa é a dúvida de muitos tutores, você passa por isso também? Afinal quando o assunto é a alimentação dos nossos filhos de 4 patas sempre procuramos dar o alimento mais adequado. Mas qual a ração para pastor alemão é a mais indicada?

Na verdade, essa dúvida é mais comum do que parece, não se preocupe. Porém, é fundamental escolher uma boa ração para o seu cachorro. Afinal, a alimentação é a principal responsável para que seu cachorro esteja sempre saudável.

Mas muitas pessoas acham que ração é tudo igual, mas se engana quem pensa assim. Isso porque se você escolher qualquer ração, provavelmente estará assumindo um risco com consequências para médio e longo prazo e acredite: não vai gostar nadinha do resultado. 

Para escolher a ração para pastor alemão devemos aprender a considerar algumas coisas, como idade e necessidade do seu pet. Cada fase da vida do seu cachorro requer nutrientes específicos e o porte dele também é um fator determinante na quantidade desses nutrientes. Leve isso em consideração na hora de escolher a ração.

Ração para pastor alemão como escolher?

É fácil basta se atentar aos detalhes! Por exemplo, quando você lê os ingredientes no rótulo da embalagem da ração, percebe que eles estão em ordem do maior para o menor utilização na fórmula. O que significa que os ingredientes no topo da lista compõem uma maior porcentagem do que os ingredientes na parte inferior. Por exemplo, se uma ração de proteína de frango listar ” frango” como o 12º ingrediente no rótulo, isso significa que a comida não contém muita proteína.

Se a ração para pastor alemão começa sua composição com milho, farelo de trigo ou outros carboidratos, que não são carne (proteína), pense melhor. Afinal essa não será uma boa opção para seu cachorro, busque sempre por um alimento com nível maior de proteína. 

Veja essas dicas do que deve priorizar:

  • Proteína animal: deve ser sempre o ingrediente número 1° ela pode ser de carne, frango, peixe, entre outros.
  • Vitaminas: procure ver se a ração apresenta conservantes e antioxidantes naturais, como vitaminas C e E. Eles ainda podem se apresentar como Tocoferóis mistos ou Ácido ascórbico. Observe também a variedade de vitaminas e minerais como Ferro, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio e Cálcio, para manter a saúde ideal do seu pet.
  • Gorduras saudáveis: algumas gorduras saudáveis podem estar presentes na ração. E isso é muito bom. Isso porque as gorduras vêm de fontes saudáveis que incluem alguns ácidos graxos ômega 3 essenciais. Procure no rótulo se há a presença de gorduras animais (como gordura de frango, gordura de vaca, etc.), linhaça e óleo de peixe (ambos fonte de ômega 3).
  •  Legumes e Grãos Integrais: também podem estar presentes em algumas rações. Entre os recomendados estão: Arroz ou Arroz Integral. Polpa de beterraba, Sorgo, Cevada.

Já sabemos quais componentes uma boa ração deve ter. Mas o que deve ser evitado?

O que a ração para pastor alemão não deve conter?

Muitos tutores deixam passar despercebido, por isso fique atento quando estiver escrito na embalagem: “proteína animal” ou “subprodutos da carne”. Isso não é um bom indicativo. Significa que os subprodutos da carne são uma escolha pouco saudável, e muitos fabricantes a utilizam, porque são baratos. Com isso certamente não irá satisfazer a fome ou necessidades nutricionais do seu cão.

Outro ponto são os grãos, muita atenção quanto estiver escrito: milho, trigo e soja. Essas são composições alimentares baratas e pouco saudáveis que não são facilmente digeridas pelos cachorros ou são potencialmente inflamatórios para o organismo.

Por fim, esteja alerta está para a presença de corantes artificiais, sabores ou conservantes que não contribuem em nada para a saúde animal. Portanto evite, não será uma boa opção para a alimentação do seu pet.

Classificação das rações para cachorro

Cheguei a comentar sobre isso em uma live no perfil @iron.pastoralemao e vou listar aqui os 4 tipos de classificação para as rações, independente do porte do animal, pois a regra é a mesma então atente-se a isso:

  • Ração econômica: é a mais barata, e a que contém baixa qualidade nutricional. Certamente não é uma escolha saudável para o seu cachorro. Ao escolher essa opção estará jogando dinheiro fora e lembre-se que o barato sai caro. 
  • Ração standard: no Brasil é uma das mais vendidas. Ela é considerada uma ração intermediária em termos nutricionais, e mesmo tendo um preço ainda acessível não é a mais indicada para o seu cão. As proteínas geralmente não são de boas origens. E com isso seu pet pode ter problemas de saúde como deficiência nutricional. 
  • Ração premium: é indicada, pois a proteína utilizada é boa parte vinda de animais e a composição também é enriquecida com nutrientes de vitaminas de qualidade. Geralmente, ao procurar por rações boas com preço acessível, essa vai ser uma boa opção. Mas isso depende muito da marca que escolher, por isso consulte seu médico veterinário.
  • Ração super premium: são as mais indicadas. Elas são produzidas a partir da proteína animal de qualidade (a mesma que nós humanos comemos). Sua composição tem ingredientes naturais. Geralmente livre de transgênicos, grãos, corantes e antioxidantes sintéticos. Costuma ter um preço mais alto, mas se você preza pela saúde e bem-estar do seu cachorro sem sombra de dúvidas, é a melhor opção. Afinal quem ama cuida e ao longo prazo será uma economia, porque não vai precisar gastar com veterinário.

Ração para pastor alemão filhote

E quando o assunto é um filhote recém chegado à família? Aí é que as dúvidas são ainda maiores. Afinal qual ração para pastor alemão é a mais indicada se tratando de um filhote?

A escolha da ração deve ser baseada na quantidade dos nutrientes presentes na formulação, sendo o mais importante a proteína de origem animal, principalmente.

A gordura é outro nutriente importante e deve ser de fontes saudáveis. Elas fornecem os ácidos graxos essenciais importantes para um desenvolvimento forte e saudável do seu filhote.

Falando em vitaminas, elas devem estar presentes em quantidades ideais, assim como os minerais. Todos são essenciais para o bom funcionamento de todas as funções orgânicas do filhote. Para isso, busque escolher uma ração super premium, lembra que listei sobre elas acima. Elas oferecem garantias nutricionais excelentes, dentro de uma grande variedade de marcas e preços.

Agora, caso seu filhote já tenha vindo do canil comendo ração para pastor alemão e você queira mudar, forneça uma ração para filhotes e faça a transição de forma gradual, respeitando o que é indicado na embalagem da nova ração quanto à transição e quantidade diária recomendada.

Ainda sobre a quantidade diária de alimentação do filhote, divida essa indicação em pelo menos quatro porções que você irá fornecer ao longo do dia, até pelo menos os quatro a seis meses de vida dele. Após adulto a quantidade de refeições pode ser diminuída para 2 ou 3 vezes ao dia.

Petiscos naturais para cachorro 

Bom, esse é um assunto bem legal, afinal qual tutor não curte dar um petisco para seu pastor alemão seja ele um filhote, adulto ou um idoso?

Todos nós queremos agradar nossos melhores amigos, e aqui você vai saber mais sobre petisco para seu cachorro.

Opte sempre por produtos naturais, como frutas e proteínas desidratadas. Mas se você comprar biscoito procure ler a embalagem antes para ver se não contém corantes.

Quando o assunto é filhote fica bem mais fácil, pois não são tão seletivos e você pode incentivá-los desde cedo com frutas que se tratando de petisco é a opção mais saudável. Mais cuidado, pois tem frutas que os cães não podem comer! Por isso fique de olho nessa lista do que evitar: 

  • Abacaxi
  • Abacate
  • Carambola
  • Laranja e limão
  • Uva e uva passas

Essas são algumas frutas que os cães não podem consumir como petisco para cachorro, portanto fique alerta. É possível encontrar à venda um monte de petiscos de diferentes tipos, formas e sabores, mas nem todos são tão saudáveis quanto deveriam.

Mas então o que são os petiscos naturais? São aqueles elaborados apenas com ingredientes naturais e que não incluem, em sua composição, aditivos, conservantes, corantes, sais ou açúcares, aromas e aromatizantes. Se você for comprar um petisco natural para cachorro, atente-se sempre ao rótulo para saber se está escolhendo petiscos realmente saudáveis para o cãozinho. 

Agora que você já sabe como escolher a ração para pastor alemão e também dicas de petiscos, que tal você aproveitar e avaliar a dieta dele? Inclusive comente aqui suas experiências com a alimentação do seu cão! 

Angela Araujo

Angela Araujo

Autor

Sou a Angela, sou Mamãe do Iron e técnica em veterinária! Sou criadora profissional da raça pastor alemão, apaixonada por animais e dessa paixão nasceu a vontade de compartilhar a rotina do Iron, com quem tenho uma conexão inexplicável, além de conhecimento sobre cuidado animal. Espero contribuir contigo aqui no blog também, boa leitura e se precisar, me encontre no Instagram.

7 Comentários

  1. Dielen

    Olá bom dia o meu nome e dielen no dia 14/03 ganhei um pastor alemão filhote mas ela gostou do sofá como
    Ela morde a minha mãe

    Responder
  2. Moacir José Bergonci

    Muito bom!

    Responder
  3. Moacir José Bergonci

    Excelente matéria, parabéns!

    Responder
  4. Camila Cruz

    Eu já tive Pastor Alemão, mas na época não tinhamos acesso a estas informações. O Iron é um lindo cachorro, e da para ver todo cuidado que tem que ele.

    Responder
  5. Aparecida Maria de Araújo

    Boa noite sou mãe de um casal de pastor alemão filhote mais ainda tenho dúvidas sobre a ração q dou vc poderia me endigar alguma obrigada

    Responder
  6. Aparecida Maria de Araújo

    Bom dia qual a ração vc me indigaria para os filhotes pastor

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts