Plano de Saúde Pet

Plano de Saúde Pet
mar 25, 2023

Sou a Camila, uma bióloga apaixonada por pets. Então, sou mãe do Tyson, Thor e Teko do perfil (@caobadainsana). Eles são alunos da @academiadamatilha, que tem nos proporcionado esta oportunidade de compartilhar conhecimento. Atualmente, alguns tutores têm buscado maneiras diferentes de se prevenir em relação à saúde do seu pet. Uma delas é o plano de saúde pet. Neste texto vamos falar um pouco sobre como funciona, como escolher e o que está incluso, vamos lá?

Plano de saúde Pet

O plano de saúde pet, nada mais é do que uma espécie de convênio médico veterinário, que te proporciona proteger o animal, pagando um valor fixo por mês e, dependendo do  que estiver previsto em contrato, poderá sofrer reajustes. O principal objetivo da contratação dos planos de saúde é trabalhar a prevenção, oferecendo mais qualidade de vida e longevidade.

Segundo o último censo do Instituto Pet Brasil (IPB), em 2021 o ano encerrou com 149,6 milhões de animais de estimação, e trata-se de um mercado em crescimento. Consequentemente, os tutores buscam um custo mais adequado com os cuidados dos pets.

Oferecer custo fixo para as despesas dos pets e ampla rede de atendimento, é uma alternativa que tem sido muito procurada ultimamente. 

O plano de saúde pet, pode proporcionar previsibilidade em relação a custos e segurança de atendimento para seu filho de quatro patas. Além disso, evita os sustos quando há necessidade de atendimento de emergência.

Geralmente, a elaboração de preço dos planos de saúde, levam em consideração a idade, condição física, raça, porte e estilo de vida do pet. Porém, será que realmente esse investimento vale a pena para o seu bolso e também para o seu pet? Essa pergunta somente você poderá responder. Isso porque é preciso avaliar o valor das mensalidades, e o que está incluso nos planos, em relação aos custos anuais que você tem com seu pet.

Como funciona plano de saúde pet?

O pet tem acesso a toda rede credenciada, geralmente incluindo: clínicas, hospitais e laboratórios. Contudo, atualmente não há uma regulamentação para o mínimo de procedimentos obrigatórios a serem oferecidos, segundo o Conselho Regional de Medicina Veterinária. Enfim, vamos verificar como funciona o plano de saúde pet na prática:

  • Carência – elas variam de 48hs (como consultas de urgência e emergência)  a 180 dias (no caso de castração, ou cirurgias por exemplo). Todavia, se o pet tiver uma doença pré-existente, a carência pode chegar até um ano para tratamento relacionados a ela. Existem empresas que limitam o uso de alguns procedimentos como (consultas e exames) colocando um tempo de realização entre eles.
  • Cobertura – Existem opções mais básicas até as mais completas. Por exemplo, um plano mais simples vai incluir, consultas (clínico geral), vacinas essenciais (para saber mais sobre esse tema, clique aqui) e exames laboratoriais. Já o completo, contempla o básico e mais, exames de imagem, internações clínicas, castração, cesariana, consultas com especialistas, limpeza de tártaro, anestesias e até atendimento domiciliar. Contudo, algumas ainda disponibilizam fisioterapia, acupuntura, orientações comportamentais e até auxílio funerário.
  • Seguro Pet – Algumas seguradoras, englobam também o seguro pet. Este irá indenizar o tutor em caso de doenças ou acidentes. É semelhante ao seguro de vida dos humanos.
  • Preço – Vai depender da opção escolhida. Além disso, tem operadoras que para cães idosos tem custo mais elevado, e outras que não aceitam pets idosos. Seguradoras que oferecem desconto para quem tem mais de 1 pet e outras que tem a modalidade de Coparticipação. Nesta modalidade, o tutor paga a mensalidade fixa, e uma taxa (tabelada) para cada procedimento.
  • Controle financeiro – É importante salientar que o plano de saúde é um investimento. Afinal, os custos com consultas, vacinas e check up, podem sair mais caro do que o valor da mensalidade.

Porque ter um plano de saúde Pet?

Veja abaixo alguns benefícios que este serviço oferece:

  • Ampla rede de atendimento
  • Variedade de especialidades médicas
  • Atendimento rápido e sem filas
  • Pode ter vantagens em outros estabelecimentos parceiros, como pet shop, farmácias entre outros
  • Atendimento 24hs sem custo diferenciado

O que avaliar para contratar o plano de saúde?

Veja alguns pontos que devem ser levados em consideração para contratar um plano de saúde pet:

  1. Experiência de mercado: Credibilidade e confiança são indiscutíveis, desta forma, empresas com mais tempo de mercado, tendem a ser mais experientes. Sendo assim, avalie comentários, indicações e busque nos portais de reclamações.
  2. Rede Credenciada: Ampla rede de clínicas e hospitais credenciados. Ou até, oferecer descontos em sua rede de parceiros. Assim, terá mais confiança, principalmente em situações de emergências. 
  3. Reembolso: Este é um ponto muito valioso, que precisa ser definido antes de assinar o contrato. Mas porque é tão importante? Imagine que você está em uma viagem e seu pet teve uma emergência.  Terá muito mais tranquilidade, liberdade e segurança, sabendo que será reembolsado com os custos no valor total ou parcial.
  4. Tempo de carência: Avalie se os prazos para utilização do plano atendem sua necessidade. Afinal, hoje existem seguradoras que oferecem planos sem carência.
  5. Histórico clínico online: Existem seguradoras que disponibilizam o histórico clínico do pet de forma online. Então, isso facilita seu acompanhamento, para retorno de consultas, vacinas, exames, e até mesmo para aplicação de medicamentos. 
  6. Contratação Online: Essa é uma facilidade que nos permite resolver tudo sem sair de casa, deixando o pet mais confortável.
  7. Custo benefício: É avaliar se o seu pet tem uma imunidade mais baixa, o que o faz visitar o veterinário com frequência, além dos custos anuais necessários. Além disso, ver se o valor da mensalidade se enquadra dentro do seu orçamento mensal.
  8. Organização a longo prazo: Às vezes, o tutor imagina que tem um gasto com as parcelas mensais. Mas isso é organizar a vida financeira da família. Afinal, as emergências com os pets podem sair muito mais caro, além do reservado mensalmente para estas eventualidades.

Sugestões para escolha de planos

Como sabemos, o plano de saúde pet pode abranger atendimento nacional, porém existem também as opções de planos específicos para cada região. Desta forma, avalie sempre a opção que lhe trará mais benefícios. Avalie também se a rede credenciada está próxima da sua localização, isso irá ajudar em casos de urgências e emergências. Sendo assim, abaixo alguns informações para levar em consideração:

  • Planos com valores acessíveis
  • Que seu preço não seja baseado em raça ou idade do pet
  • Ofereça coparticipação
  • Que atenda nível Brasil de preferência
  • Que a perícia médica não seja exigência para aderir ao seguro
  • Ofereça carteirinha eletrônica
  • Com carência zero ou menor tempo de carência
  • Oferecem teleorientação veterinária

Prevenir sempre é melhor do que remediar, então me conta, como tem feito a prevenção do seu pet? E você, já tem algum plano de saúde pet?

Camila Cruz

Camila Cruz

Autor

Sou Bióloga e a minha paixão por Beagles, foi o que impulsionou o início do Instagram, com intuito de aprofundar conhecimento sobre a raça. O perfil da Cãobada Insana tem me tirado da zona de conforto, aprender sobre conteúdo e compartilhar aqui e no Instagram minha vivencia com cães. Leia, comente, é uma prazer escrever para vocês!

1 Comentário

  1. Camila Cruz

    Acredito que seja uma economia, principalmente quando se tem mais de 1 pet.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts