DivertidaMente 2: Oportunidades de Conteúdo e Marketing

DivertidaMente 2 Oportunidades de Conteúdo e Marketing blog matilha brasil
jun 27, 2024

Olá, pessoal! A febre Disney.Pixar do Momento é o Filme DivertidaMente 2, que bateu recorde de bilheteria, superou Barbie e ganhou licenciamento de várias marcas que estão explorando o hype do filme em seus produtos.

Além disso, DivertidaMente nos permite avaliar emoções, psicologia e traz lições para criadores de conteúdo, vamos descobrir qual emoção você é e como aplicar cores em seu conteúdo de forma estratégica?

 

O filme DivertidaMente 2

O filme é mais uma das animações da união dos selos Disney e Pixar, uma continuação do filme de 2015 que mostrava a personagem Riley ainda criança lidando com emoções mais simples como Alegria, Tristeza, Nojo, Raiva e o Medo. Entretanto, em DivertidaMente 2 ela cresceu, é uma adolescente e precisa lidar com sentimentos mais complexos como Inveja, Vergonha, Tédio, pitadas de Nostalgia e muita Ansiedade em seu dia a dia!

Aliás, Ansiedade que levou os fãs aos cinemas rapidamente! DivertidaMente 2 superou a bilheteria de Barbie de 2023 e criou muitos contratos de licenciamento de produtos com a marca do filme, movimentando mercados diversos por aí que, de algum modo, podem acessar essas emoções.

 

A importância das cores no filme DivertidaMente 2

A animação ultra colorida e emocionante trabalha os sentimentos envolvendo a psicologia das cores, muito utilizada em marketing para a produção de peças de publicidade e criação de conteúdo. Em DivertidaMente 1 tivemos 5 emoções e o novo DivertidaMente 2 traz mais 5 emoções, sendo que cada uma tem sua cor específica que faz muito sentido para o que a personagem precisa expressar e, atrelado à estatura do personagem, nos mostra o quanto enfática ela é ou não na vida de Riley

Isso porque cada cor foi estudada antes de ser aplicada às personagens para que colaborasse na comunicação daquela emoção. Veja o significado das cores das 10 emoções:

emocoes de divertidamente 1 - fonte- site ocamundongo

Fonte da imagem: ocamundongo.com.br

ALEGRIA:

A Alegria é representada pelo Amarelo, uma cor vibrante, associada à alegria, riqueza e coisas boas! Esta é uma cor quente, então naturalmente acelera as pessoas, cria ação, dinamismo e pode ser difícil usar em conteúdos mais longos, pois ela exige mais agilidade.

MEDO:

O Lilás do Medo também tem interpretações diferentes, a depender do contexto! Por um lado, é a cor da espiritualidade, da intuição e da magia (lembre-se da fada da Cinderela seus tons de lilás). Mas também é associada a transmutação e ao mistério que são coisas que tendem a gerar um certo medo do novo, do que está por vir.

TRISTEZA:

A Tristeza recebeu o Azul como cor de personalidade e há quem estranhe, por acreditar ser a cor da paz, do céu, da felicidade. Mas vamos observar mais? Afinal, o azul é uma cor fria e que, por isso, traz também um lado de emoções mais tristes. Também é a cor da calmaria, do afastamento e da paz, que é o que alguém triste precisa para ter um tempo e se restabelecer, não é?

RAIVA:

A Raiva foi colorida de Vermelho, por ser a cor mais impulsiva da roda cromática! Vermelho transmite fortes emoções como raiva, paixão e desejo. Além de ser a cor da fome, da pressa, inquietude. Por isso, tem seu grande papel quando se deseja que o público tome atitudes. Tanto que ela é muito usada por fast foods, por exemplo, pois alia a fome como a pressa de  decidir e comer rápido.

NOJINHO:

Nojinho recebeu a cor Verde, que possui algumas conotações de acordo com o ambiente inserido. Verde pode ser a cor da natureza e da esperança, da construção de algo maior. Mas também é usada na ficção como a cor da estranheza, da aversão (note que as bruxas e monstros costumam ser verdes). Por isso, o Nojo é verde.

VERGONHA:

A vergonha foi colorida de Rosa, como simbologia as bochechas cor de rosa como blush quando se fica com vergonha. Mas essa cor pode comunicar coisas diferentes de acordo com o tom usado! Os tons mais claros transmitem infantilidade, fragilidade, ternura, doçura, sensibilidade e insegurança! Por isso é usado em situações delicadas, infantis ou que tragam essas fragilidades emocionais, como o sentimento de vergonha que é muito associado à insegurança.

TÉDIO:

O Tédio vestiu-se de Roxo no filme, por ser uma das cores mais emblemáticas. O roxo traz mistério, luxo, exclusividade, escassez. Mas também a cor do luto, do tempo vazio que o tédio te insere. O roxo vem da mistura do azul com vermelho, trazendo a frieza do azul que gera a frustração na energia do vermelho, criando esse vazio do tédio, quando sua vibração exclusiva não é explorada.

INVEJA:

O Azul Petróleo que colore a Inveja é a cor da sofisticação que pode trazer com ela também um tom de superioridade, exclusividade e soberba a depender do tom usado que vai desse tom mais claro, de Tiffany, até os tons mais escuros e marítimos. Portanto, a Inveja ganha essa cor, porque ela se entende superior e acha que o que é melhor, deveria pertencer a ela.

ANSIEDADE:

A Ansiedade é Laranja, por ser a cor mais explosiva, cor do fogo, das labaredas, é a mistura de todos os significados de Amarelo e Vermelho, trazendo a força, a urgência, a pressa, alegria e inquietude de querer tudo rápido e ao mesmo tempo e provocando uma explosão de criatividade, emoções, Ansiedade! Poucas marcas ousam usar Laranja na comunicação, já notou? Isso porque ela mistura muita coisa e é difícil de equilibrar!

NOSTALGIA:

Por fim, a Nostalgia, que vem em Tons Neutros, entre Beges e Terrosos, exatamente por ser uma emoção calma, tranquila que deve combinar com qualquer coisa e remete a situações vintages, ao passado sépia, ao clássico. Mas se no filme ela aparece em poucos momentos, na comunicação ela pode ser frequente, compondo com todas as cores para dar equilíbrio e destacar a cor combinada e suas emoções.

 

As emoções e os influenciadores pet

Perceba como cada emoção recebe cores estratégicas para comunicar visualmente o que ela emite dentro da personagem e conectar com nossas emoções durante o filme. E sim, podemos aprender com isso para a produção do nosso conteúdo no mercado pet!

Um influenciador pet que trabalha todas as cores, acaba não criando identidade com nenhuma. Contudo, se ele se atenta às emoções das cores é possível conectar o tema com o público de forma mais intencional e ainda criar identidade para o influenciador e para cada tipo de conteúdo.

 

Cores Aplicadas aos Influenciadores da Academia da Matilha

Na Academia da Matilha, os alunos têm uma aula só sobre Cores e depois um módulo de Branding onde aprendem a criar a identidade do seu perfil. Por exemplo, veja esses usos de cores com intencionalidade dos membros da Academia da Matilha:

  • Os Ursinhos ChowChow usam o rosa goiaba e o laranja (que trazem um toque de delicadeza com atitude no rosa mais forte e a criatividade emotiva do laranja mais terroso) na marca geral. Mas cada chow chow tem sua própria cor para identificar seus conteúdos no Instagram.
  • O Cheri Spitz Alemão trabalha o Azul e o Amarelo, trazendo leveza, tranquilidade mas com altas doses de alegria radiante.
  • A Cacausando trabalha cores fortes (com atitude) em cada quadro específico como o azul, sempre utilizado no Dog News, que precisa da leveza e frieza da cor, por ser um quadro “jornalístico”, que necessita da “imparcialidade”.
  • As Cãocesas Shihtzu trabalham muito o rosa claro, que traz a ternura familiar, a feminilidade, a doçuras e delicadeza das pequenas cachorrinhas, mas também a fragilidade de saúde que é um tema abordado no perfil
  • O Nacho Shnauzer trabalha basicamente o Azul (como cor da leveza e serenidade) e o Preto como identidade da voz dele (que traz sobriedade, elegância e minimalismo).

 

Qual emoção de DivertaMente 2 te representa?

Fonte da imagem: eusemfronteiras.com.br

Apenas para reflexão no hype do filme, você sabe qual das emoções de DivertidaMente te representa como Influenciador?

  • ALEGRIA: Aquele perfil goodvibes, cheio de novidades e que entende como criar conteúdo e alcançar as suas metas de métricas.
  • RAIVA: Quem vive com raiva do algoritmo, achando que flopa sempre, que o público não ajuda e que o mundo é um caos!
  • TRISTEZA: O perfil que acha que o algoritmo não quer entregar seus conteúdos, que as marcas não gostam dele e que ninguém o entende…
  • NOJINHO: quem se sente deslocado, tudo parece estranho e não achou seu caminho ainda…
  • MEDO: O perfil com suas assombrações, pois tem medo de falar com marca, medo de ousar na publicação, medo do que as pessoas vão dizer se os humanos aparecerem na tela e assim acaba travando sua criatividade pelas sombras do medo.
  • VERGONHA: Quem adora o mundo do instapet, mas morre de vergonha de aparecer, de fazer uma live ou ir em eventos, por não conhecer as pessoas perdem oportunidades…
  • TÉDIO: Ah o tédio é perfil desmotivado que acha que nada nunca vai dar certo para ele…
  • INVEJA: Quem não sabe vibrar pelo sucesso do outro e se rói por dentro quando vê alguém conquistar algo ou ir em um evento incrível.
  • ANSIEDADE: Esse é o que trava por se consumir planejamento demais, se misturando em dúvidas, incertezas e até crises que não o permitem desenvolver, mas quando consegue controlar, torna-se uma explosão de criatividade e motivação!
  • NOSTALGIA: Ah, sabe aquele perfil que sempre diz: “Ah, quando não tinha reels, era melhor””, “ah, na minha época…” Pois bem, este lida mal com mudanças e atualizações.

Você se identifica com algum? A verdade é que a gente nunca é uma coisa só! Mas é importante saber dosar!

 

Ações de marketing e licenciamentos de DivertidaMente 2

Com o hype do filme, várias marcas de segmentos diferentes criaram suas coleções licenciadas com a marca de DivertidaMente 2, como colabs que aproveitam a visibilidade para criar negócios. Veja só esses exemplos:

  • A Colorama criou uma coleção de esmaltes com as cores das emoções, aproveitando essas manifestações em cores.
  • O Boticário fez ativações em Shopping e anunciou novidades perfumadas para setembro, afinal, perfumes também nos remetem para momentos e emoções, não é?
  • A Havaianas também fez sua coleção e trabalha estilo, cores e emoções como atitude de quem usa cada uma delas.
  • O McDonalds, como já é tradicional, fez uma edição de brindes colecionáveis do filme.

Mas o que mais podemos trabalhar em Marketing Pet com o filme? Poderíamos ter uma coleção de coleiras e acessórios do filme, como já tivemos de outros, claro. Mas nós influenciadores podemos trabalhar isso também, veja essas ideias:

  • Comportamento: sinais que mostram as EMOÇÕES do pet ou sinais de ANSIEDADE por separação.
  • Bem-estar: lista de coisas que dão ALEGRIA para o pet
  • Saúde: como evitar MEDO do pet no veterinário ou quais EMOÇÕES levam a lambedura.
  • Locais Pet Friendly: como lidar e trabalhar as emoções do pet?
  • Brinquedos: Quais EMOÇÕES eles trabalham?
  • Enriquecimento Ambiental: como dar ALEGRIA atendendo aos instintos do pet ou como controlar ANSIEDADE
  • Adestramento: como trabalhar o MEDO do pet de fogos e outros animais.
  • Humanização: Quais EMOÇÕES complexas humanas os pets não tem?
  • Memes: Uma nova emoção, quais emoções positivas que seu pet pode experimentar?

>>Veja mais 29 ideias de posts para Instagram, nesse post!

E aí, será que esse post te ajuda a entender, melhorar a identidade do seu perfil e criar conteúdos inspirados nessa pauta quente?

Para aprender mais com a Matilha como criar seu conteúdo com intencionalidade, conheça a Academia da Matilha nesse link!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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