6 Respostas sobre alimentação e cuidados com cachorro no calor

cachorro no calor
dez 21, 2020

Olá, pessoal! Hoje o post é um perguntas e respostas bem bacanas que recebemos pelo Instagram da @box.petiko sobre cuidados com alimentação e com o cachorro no calor e são bem legais para a gente entender, principalmente agora no verão. Vamos lá?

Cuidados com a alimentação dos cães:

  1. Cães podem comer beterraba?

Sim, podemos oferecer beterraba, desde que cozida para os nossos pets. Inclusive muitos petiscos que recebemos no BOX.Petiko tem como ingrediente a beterraba, pois ela é bastante saudável para eles. Você também pode fazer receitinhas como um bolo de beterraba, para ser o red velvet do seu pet neste natal pet!

  1. Frutas que não pode dar para cachorro?

A Alimentação de cães pode conter frutas sim, e nos dias quentes é uma ótima forma de refrescar o cachorro no calor. Mas de fato nem todas as frutas são positivas para a saúde pet. Portanto vale fazer 2 listinhas aqui:

Frutas que cachorro não pode comer:

  • Abacaxi, laranja e limão: são muito ácidas e, por isso, é melhor evitar
  • Abacate: ele possui uma substância venenosa para os cães chamada persina.
  • Carambola: ela possui substâncias que causam problemas renais em cães e gatos
  • Uvas: as uvas são tóxicas para os cães, inclusive as uvas passas. Por isso, cuidado nas festas de fim de ano.
  • Figo: ele costuma ser alérgico para os cães, provocando vômito e diarréia.

Frutas que cachorro pode comer:

  • Banana, que são ricas em potássio e bons carboidratos.
  • Maçã, uma das melhores frutas para pets, rica em vitaminas A, B, C, E e K.
  • Morangos, rico em oxidantes
  • Melância, ótima no verão, pois ajuda na hidratação, além de oferecer potássio, magnésio, vitaminas A e C. 
  • Coco, tanto a água como a polpa são ótimas para os cães, entregando muitos sais minerais e vitamina E que funciona como um oxidante no organismo,protegendo o sistema imunológico canino. 
  • Goiaba, rica em vitaminas, A, B e C, fibras e ferro.
  1. Como manter a alimentação natural para os doguinhos?

Quem quer manter uma alimentação natural para os pets, precisa lembrar que, ao contrário da ração que já chega preparada e balanceada para o pet sem a necessidade do tutor se preocupar com o equilíbrio nutricional da dieta, na alimentação natural, é preciso se atentar a cada detalhe.

Por isso, a consulta com um veterinário nutricionista para que ele peça os devidos exames, entenda as necessidades especiais do seu cachorro e desenvolva um cardápio nutricional adequado é fundamental. Além disso, as consultas e exames precisam ser regulares para garantir que a dieta está suprindo todas as necessidades do pet.

Outro ponto é que, na maioria das vezes, os pets precisam de suplementação adicional incorporada ao cardápio de Alimentação natural, para manter o nível nutricional adequado. E todo esse planejamento exige tempo de escolha de ingredientes, preparação, idas ao veterinário e, claro, investimento. Por isso é muito importante analisar bem se cabe na sua rotina e orçamento mensal não só agora, mas no pós pandemia também!

Cuidados com cachorro no calor

  1. Passear e comer ou comer e passear?

Esta é uma dúvida comum e os efeitos podem ser trágicos em alguns casos, caso você não se atente ao intervalo entre atividade física e alimentação. O ideal é que entre uma atividade e outra (passeio e alimentação) se crie um intervalo de pelo 1 hora. 

Isso porque, para que a alimentação do pet seja tranquila é importante que pelo menos 30 minutos antes ele esteja calmo e com movimentação restrita, bem como só volte a fazer atividade física mais intensa após 1 hora da alimentação. Além disso, evite que o pet coma muito rápido usando comedouros lentos e ofereça porções pequenas, fracionando a alimentação diária em várias refeições.

Esse manejo colabora para evitar a torção gástrica em cães, uma torção no estômago com efeitos graves e que pode levar o cão à morte. O problema é mais comum em cães de médio e grande porte, mas pode ocorrer com qualquer cachorro.

  1. Dicas sobre tosa de cachorro no calor?

Verão chegou e ver cães bem peludos de fato causa uma agonia, pois temos a impressão que de estão morrendo de calor, não é? Pois bem, nem sempre é assim! A tosa de cães no verão precisa ser pensada e feita apenas em cães que não tenham o subpelo como proteção térmica. Cães primitivos como chow chow, samoieda, husky siberiano, akita entre outros, tem no pêlo denso e volumoso seu segredo para suporta altas e baixíssimas temperaturas, pois o subpelo é um isolante térmico, ajudando a regular e manter a boa temperatura corporal. Entretanto, se você quiser muito fazer a tosa, recomenda-se baixar a altura do pelo do pet, mas sempre na tesoura e sem agredir os subpelos.

Enquanto outras raças com pelo sempre crescente como poodle, york, maltês, shih tzu e lhasa apso, precisam de tosa no verão e no ano inteiro para manter um pelo bonito, saudável e em um comprimento que o tutor consiga fazer a manutenção com tranquilidade.

Então, depende muito da raça do pet e da disponibilidade do tutor. Por isso é tão importante conversar com um profissional de tosa que entenda bem da raça do seu pet e possa oferecer a melhor forma de diminuir o comprimento do pet do pet sem gerar problemas de pele para ele. 

  1. Assinar o BOX.Petiko vale a pena?

Essa é uma pergunta que sempre recebemos e sei que na Matilha somos suspeitos para responder. mas vou te alguns motivos pelos quais acho que sim, BOX.Petiko vale a pena para o seu pet:

  1. Seleção de brinquedos exclusivos todo mês para divertir seu pet, criar enriquecimento ambiental diversos e ainda rende lindas fotos, pois os itens são de fato muito caprichados.
  2. Os itens são selecionados para idade e porte do cachorro, isso faz toda a diferença, pois a Petiko é especialista em diversão e bem-estar animal. E isso faz toda a diferença, em especial para quem ainda não entende bem como e quais brinquedos oferecer ao pet. Afinal, o BOX é uma seleção de itens desenvolvidos para pets como o seu, visto ser planejado para cada tipo de cachorro.
  3. Os petiscos são super premium, então você recebe em casa petiscos com qualidade nutricional eficiente para os seus pets. Não é uma questão de preço do petisco, mas de saúde animal.
  4. A diversidade de petiscos também faz parte do BOX.Petiko. Todo mês você vai receber opções com texturas, sabores, tamanho e crocâncias diferentes que promovem enriquecimento alimentar diferente e sempre uma surpresa no café da tarde ou nos treinos adestramento positivo, por exemplo.
  5. Por fim, sempre recebemos brinquedos 2 em 1, onde o mesmo brinquedo possui formas de diversão e enriquecimento diferente para o pet, otimizando a caixa e a diversão do pet ao longo do mês. Por exemplo, um brinquedo recheável que o pet também usa como mordedor, já tem 2 funções. Assim como uma bolinha coberta por pelúcia que é bolinha para buscar e praticar atividade física, mas também é uma pelúcia para morder e aliviar stress e ansiedade pet.

Bônus: Cuidados e Higiene Pet

Tem mais 5 respostas lá dadas nesse vídeo do Canal da Petiko no Youtube, confira:

E então, gostou das dicas de alimentação e cuidados com cachorro no calor? Tem mais perguntas que você gostaria que a gente respondesse? Deixe aqui nos comentários!

 

 

#publicidade

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts