Alimentação natural para gatos: prós e contras

Alimentação natural para gatos
nov 18, 2020

Olá! Meu nome é Gislaine e sou a mamãe do Axl e da galerinha do Instagram @axlrosecat e hoje quero conversar com vocês sobre um assunto um pouco controverso: alimentação natural para gatos.

Você sabia que alimentação natural é uma das coisas mais recomendadas pelos criadores e veterinários?  Desde que seja feita com responsabilidade e muitos cuidados.  Alimentação Natural para gatos não é qualquer gororoba que você vai dar para o seu gatinho. 

MODINHA

moda da alimentação natural para gatos

@axlrosecat

Apesar de ter virado modinha, principalmente no período em que vivemos e estarmos confinados em casa, e de muitos tutores terem passado a preferir esse tipo de alimentação, é preciso tomar muitos cuidados. Por isso vou contar para vocês o porquê não é fácil manter esse tipo de alimentação ainda mais uma família grande como a minha. 

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que carne com batata e cenoura não é alimentação natural. É um simples agrado e não é uma alimentação balanceada e completa. 

Para que a alimentação natural seja eficaz e traga benefícios, ela precisa ser equilibrada, ou seja, precisa de suplementação de vitaminas e deve ser adequada a cada pet.  Inclusive não se deve dar o mesmo tipo de alimentação natural para gatos e cães.  É preciso respeitar a necessidade nutricional de cada espécie. 

NECESSIDADES FELINAS DIFERENTES

NECESSIDADES FELINAS DIFERENTES

Pantufinhas da família do @axlrosecat

Não adianta fazer uma gororoba para todo mundo. Pois cada gatinho tem uma necessidade específica, principalmente quando se tem idades, raças e tamanhos diferentes. 

As necessidades de um gatinho filhote não são as mesmas de um gato idoso.  Tanto é que a indústria da ração seca proporciona alimentação específica para cada faixa etária. Também não se deve dar a mesma alimentação para um gato obeso e um que esteja abaixo do peso.  Alguém vai acabar prejudicado nessa história. 

Existe ainda a questão de que, por exemplo, no caso de gatos renais não é recomendada alimentação natural. 

PERIGOS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA GATOS MAL FEITA

PERIGOS DA ALIMENTAÇÃO NATURAL PARA GATOS MAL FEITA

@axlrosecat

E porque eu recomendo muito cuidado com esse tipo de alimentação?  Porque a falta de suplementação pode causar graves prejuízos à saúde inclusive cegueira se não a alimentação não for suplementada corretamente com taurina.

Não basta pegar uma receita da internet e sair fazendo. Todo mundo conhece um site famoso que tem receitas.  Ok, mas você precisa muito mais do que a receita para fazer uma alimentação natural com responsabilidade. É preciso o acompanhamento de um veterinário nutricionista que vai fazer exames regulares no gato pra acompanhar a necessidade de alguma suplementação ou mudança na alimentação. Se você não pode arcar com essas despesas, o melhor que você faz é manter seu gatinho comendo uma ração de boa qualidade. Aliás, já falei sobre ração para gatos nesse post.

O acompanhamento veterinário é INDISPENSÁVEL!!!! 

Existe ainda a questão de que muitos gatos não vão conseguir substituir a ração pela alimentação natural. 

Nas duas oportunidades em que resolvi testar a alimentação natural, fracassei vergonhosamente! Isso porque a maioria simplesmente cheirava a comida e ia embora.  O Axl olhava para aquela gororoba e fazia cara de nojo.  Talvez se a introdução da alimentação natural tivesse se dado quando eles ainda eram filhotes, diminuísse o índice de rejeição.

Alguns gatos até comeram um pouco e mesmo em pequena quantidade, tiveram diarreia, além das fezes ficarem insuportavelmente fedidas. 

SE VOCÊ NÃO É BOM COZINHEIRO, MELHOR FICAR LONGE DA ALIMENTAÇÃO NATURAL

@axlrosecat

Uma outra observação é importante:  Se você não é muito prendado na cozinha, é capaz que não dê conta de manter a alimentação natural para gatos, pois é trabalhoso e consome muito tempo.  A maioria das indicações nutricionais orienta para a alimentação seja cozida.  Ou seja, além de pesar, cortar, você precisará passar horas no fogão preparando a alimentação da semana ou do mês.  

E para quem tem preguiça ou não gosta de cozinhar, com certeza não é isso que você pretende fazer nas suas horas de lazer. Também há que se considerar que optando pela alimentação natural, você precisará fazer todo um planejamento para que não falte comida durante a semana, quando você está sem tempo.  Em épocas de isolamento social é mais fácil tirar um tempinho para fazer a comida do seu gatinho.  Mas e depois, quando a vida voltar ao normal?  Vai deixar para lá?  Você precisa ter consciência de que nossos pets são como filhos e não dá para ficar mudando as coisas, porque você não deu conta.

DIFICULDADES NA PRÁTICA

Pantufinhas da família do @axlrosecat

A questão da suplementação também é delicada, pois nem sempre é possível encontrar todos os suplementos a venda, principalmente se você mora em cidade pequena. E é o tipo de coisa que não dá para deixar para lá, que você providência na próxima preparação. Uma semana sem a alimentação adequada pode adoecer seu gatinho. E isso vai se refletir nos exames de acompanhamento.

Você precisará também de um bom espaço no freezer para guardar as porções que preparou para que não estrague.  Então calcule esses gatos quando você for fazer as contas.  Por exemplo, uma família como a minha precisaria de um freezer relativamente grande só para eles. 

Então, antes de aderir a essa opção, consulte seu bolso e sua disponibilidade de tempo e intimidade com a cozinha.  Pois a alimentação pode trazer mais malefícios do que benefícios, se não for feita da maneira correta. Não se trata tão somente de encher a barriga do gato, é preciso nutri-lo adequadamente.

Bem, espero ter conseguido esclarecer um pouco sobre esse assunto.  Se você tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo direct do @axlrosecat que terei o maior prazer em te ajudar.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts