Beagle: Tudo o que você precisa saber sobre a raça

Tudo sobre a raça beagle
set 13, 2019

Olá, tudo bem? Eu sou a Lisiane, mamãe da @abeaglemel e esse post vamos falar um pouquinho sobre a raça Beagle. Muitas pessoas amam a raça. Porém surge um pouco de insegurança quando pensam em ter um devido a fama que possuem de serem bagunceiros. Vamos conhecer um pouco mais e também ver dicas do que podemos fazer para desmistificar os mitos sobre esta raça.

ORIGEM DA RAÇA

Imagens antigas de Beagles (em sentido horário de esquerdo superior): 1833, 1835, Stonehenge’s Medium (1859,1852) e Beagle Anão (1859).

Pertencente a família hound ou “cão de caça”, a raça Beagle é uma das mais antigas das quais se tem registro. Registros mostram que a família hound existe há mais de dois mil anos e eram usadas para ajudar na caça. Porém acredita-se que a raça moderna conhecida atualmente tenha sido desenvolvida no Reino Unido, por volta de 1830, a partir da combinação de diferentes raças da mesma família.

Beagles são considerados sabujos (em inglês: Scent hound) que significa cães farejadores. E esta característica, aliada a sua energia quase interminável, são a principal razão para que fossem muito apreciados pois ajudavam a rastrear e perseguir presas, como coelhos e lembres, durante a caça. Por possuírem o olfato apurado e um forte instinto de rastreamento, atualmente são muito utilizados por entidades de segurança em aeroportos e terminais de carga para detectar importações ilegais de produtos proibidos, como produtos agrícolas e de gênero alimentício.

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DO BEAGLE

Características físicas do beagle

 

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, seu padrão é o número 161, a raça está inserida no grupo 6, pertencente a seção 1. São considerados cães de porte médio, possuem pernas curtas e orelhas longas e macias, uma de suas principais características. De acordo com o a Federação Cinológica Internacional (FCI), a estatura média está entre 33 e 41 cm e seu peso entre 10 e 12 kg para os machos e 9 a 11 para fêmeas. No geral, as fêmeas são um pouco menores que os machos.

Os beagles existem em uma grande variedade de cores. Embora o tricolor (branco com grandes áreas de preto e sombra marrom claro) seja o mais comum, beagles pode ocorrer em qualquer cor de hound. Além da tricolor, as mais comuns são o bicolor (branco e marrom claro) e branco com bege claro. E geralmente em todas as combinações a ponta do rabo é branca. Aliás, esta peculiaridade foi desenvolvida para que fossem facilmente avistados enquanto estavam com o fuço abaixado farejando durante a caça.

CARACTERÍSTICAS COMPORTAMENTAIS

beagle farejador

De acordo com a FCI, Beagles são atrevidos, com elevado nível de atividade, estamina e determinação. São alertas, inteligentes e de comportamento estável, além de amigáveis e sociáveis, sem agressão ou timidez, assim como os Golden retrievers.

Um Beagle adora brincar de brincadeiras que remetem a suas origens de quando eram caçadores como:

  • Brincar de correr em espaços abertos (perseguir a presa),
  • Buscar objetos e trazer a seu tutor (buscar e trazer a presa)
  • E cabo de guerra (efetivamente caçar a presa).

Estas características podem causar a impressão de serem cães bravos e agressivos, mas é exatamente o contrário. Beagles são extremamente dóceis e amigáveis, adoram atenção e companhia e são ótimos com crianças. Porém vale ressaltar que cachorros NÃO SÃO BRINQUEDOS e precisam ter seu próprio espaço quando não estão afim de interagir.

Por adorarem atenção e possuírem energia quase interminável, podem ser muito travessos se não receberem a atenção e exercício físico necessários, dai vem sua fama de destruidores da casa. Por serem utilizados como cães de trabalho em suas origens, acostumados a trabalhar ao longo de todo o dia, eles PRECISAM de exercício físico rotineiramente para gastar energia. Pois se acumulada, tendem a descarregar a energia em forma de ansiedade roendo móveis e objetos que estiverem a seu alcance. Esta ansiedade pode se converter em compulsividade por comida podendo apresentar problemas de sobrepeso, acarretando em problemas cardíacos e/ou nas articulações.

SAÚDE DO BEAGLE

saúde do beagle

Beagles exigem certos cuidados básicos como alimentação balanceada, vacinação em dia, rotinas de higiene, banhos, visitas ao veterinário, exercício físico etc.

A expectativa de vida do Beagle está entre 12 e 15 anos. Por se tratar de uma raça muito antiga, estes lindinhos orelhudos não costumam apresentam problemas graves de saúde. Mas sempre devemos prestar atenção se nossos pets estão se comportando normalmente e levá-los ao veterinário regularmente. E por serem cães muito ativos podem ganhar peso rapidamente caso não façam exercícios regularmente. Algumas doenças comuns em Beagles são:

  • Glaucoma,
  • Sobrepeso,
  • Otite
  • Prolapso da glândula da terceira pálpebra, mais conhecido como olho de cereja,

Porém muitas destas podem ser evitadas com cuidados e higiene regular.

Inclusive por serem cães de porte médio, dóceis e bastante saudáveis, são utilizados por muitas empresas para testes químicos e toxicológicos, o que é revoltante e inadmissível! Muitos devem lembrar do resgate de 178 beagles do Instituto Royal, em São Paulo em 2013. Somente nos Estados Unidos, mais de 65 MIL beagles são utilizados em testes de laboratório todos os anos, de acordo com a Beagle Rescue League, Inc.

No geral, Beagles são uma raça muito divertida de se ter como animal de estimação, principalmente se você possui crianças em casa. Porém se você passa muito tempo fora de casa esta definitivamente não é a raça de cães ideal para você, pois provavelmente você irá encontrar uma grande bagunça toda vez que chegar em casa após um longo dia fora.

Como todo pet, principalmente cães, recomenda-se que seja adestrado, pois adestrar equivale para eles o que a educação vinda de nossos pais é para nós. E existem diversas formas de adestramento, então você deve sempre procurar um profissional especializado.

Então é isso, espero que vocês tenham gostado e qualquer dúvida, sugestão ou comentário deixem aqui.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts