Cachorro agitado: como ensiná-lo a ter autocontrole

Cachorro agitado como ensiná-lo a ter autocontrole
fev 27, 2020

Já viu nas redes sociais os cães fazendo o Desafio do Autocontrole? A pessoa coloca um petisco na frente do cão e pede pra ele não mexer até ela voltar. A graça é observar as reações deles, tanto o sereno que consegue resistir quanto o cachorro agitado que não se aguenta e come de uma vez.

Apesar de essa ser uma brincadeira, desenvolver autocontrole ajuda, e muito, na rotina com os pets. Desde as situações mais simples, como não pegar um pedaço da comida que caiu no chão, até evitar acidentes gravíssimos. Eu sou Juliana e treino a Chanel, minha filha Shih Tzu, há 5 anos para ter uma mente equilibrada e facilitar nosso dia a dia. O quesito principal: autocontrole.

COMO ISSO VAI AJUDAR UM CACHORRO AGITADO

Cachorro agitado treinamento

Então vamos supor que você pediu comida e o motoboy chega a sua porta. Você abre e não sabe se prende o cachorro, se alguém segura ele, se briga, se faz um barulho pra assustar e ver se ele sossega. Fora quando o entregador tem medo e não quer nem chegar perto da bolinha de pelos que pula e late pra ele.

Ou ainda, imagine chegar a casa e encontrar as quinas dos móveis roídas, lascas de madeira espalhadas pelo piso, o tecido do sofá rasgado e o enchimento como flocos de neve pelo chão.

Sentiu os arrepios? Pois são para evitar esses cenários que o treino de autocontrole é tão eficiente. Ele ensina seu cão a ter domínio sobre seus impulsos. E funciona bem melhor do que chamar a atenção dele por uma atitude errada, porque ele aprende um comportamento alternativo. Ou seja, em vez de ficar correndo, latindo e querendo brincar cheio de energia bem na hora de dormir, ele vai aprender que “agora não” significa se acalmar e ir morder um brinquedo sozinho ou deitar na caminha e dormir.

(“Agora não” é o termo que eu uso com a Chanel, mas pode ser qualquer palavra que você escolha padronizar para dizer calmamente nesses momentos.)

Aliado a essa rotina, é ideal que o cachorro agitado tenha momentos diários de gasto de energia física e acesso a enriquecimento ambiental. No entanto, quem mais ganha com essa situação não somos nós, mas os próprios cães.

BENEFÍCIOS PARA O CÃO

cachorro agitado

Parece que eles estão só seguindo ordens, mas não é bem assim. Da mesma forma que funciona com os humanos, saber lidar com frustrações traz um equilíbrio mental enorme para o pet também. Deparar-se com uma circunstância contrária aos seus desejos causa o sentimento de decepção. Em seguida, a reação tem grandes chances de ser agressiva ou obsessiva.

Sendo assim, quando ele é exposto a treinos para controlar os anseios, seu cérebro aprende que é possível ter uma resposta equilibrada em diversas situações. Isso também evita liberação excessiva de adrenalina e cortisol, os hormônios do estresse, que também aceleram o envelhecimento e podem causar doenças.

Portanto, praticar o domínio dos impulsos progressivamente (bem aos poucos e de forma crescente), aumenta a saúde mental dos nossos filhos caninos. Uma vez que eles aprendem a gerenciar suas emoções diante de uma frustração, tudo muda de perspectiva.

COMO COMEÇAR OS TREINOS DE AUTOCONTROLE

COMO COMEÇAR OS TREINOS DE AUTOCONTROLE

Sem dúvida, o ideal é dar início a treinos cognitivos. Começando pelos básicos “senta”, “fica” e “vem”, é possível evoluir para diversos comandos e níveis. Um aplicativo de celular que ajuda muito é o Doggo. Ele é cheio de tutoriais para ensinarmos vários “truques” úteis e interessantes. Além disso, ainda ajuda a manter o cão em poses bem legais para fotos, como a Academia da Matilha ensina no curso!

Dessa maneira, seu cérebro vai começar a se deparar com situações em que ele só é recompensado quando tem o comportamento desejado, e não quando faz o que quer. Com isso o cachorro entende que é mais válido se controlar e executar o comportamento alternativo proposto pelo tutor. 

Isto é, se eu não quero que ele morda o pé da mesa, vou oferecer um brinquedo bom pra roer em outro lugar assim que eu vir seus dentinhos se aproximando do móvel. Caso uma visita chegue a minha casa, vai ser bom que ele saiba ficar calmo em um determinado local até ser liberado com um comando e recompensado. Para o cão, vai ser só alegria! A cada comando, virá a animação de ser recompensado e fazer seu tutor feliz.

Dou a dica de treinar bastante o comando “deixa”. Com a Chanel, ele tem o poder mágico de fazer ela virar o rosto e se afastar de qualquer coisa que esteja querendo. E tem tutorial lá nos destaques do nosso Instagram. É o meu preferido.

E DÁ TRABALHO?

adestramento positivo

Requer tanto esforço quanto para ter os músculos que eu gostaria no abdômen. Certamente só vai acontecer se eu achar importante e quiser muito o resultado final. Além disso, é válido aproveitar cada momento do processo para exercitar nossa capacidade de observação e de empatia. Porque é preciso estar atento aos sinais de que o pet está cansado, ou requer voltar alguns passos atrás, senão o nível de frustração só vai aumentar.

Eventualmente você pode se sentir um pouco perdido e inexperiente nesse manejo psicológico. Nessa situação, o ideal é pedir o auxílio de um Adestrador Positivo, uma vez que esse profissional estuda bastante sobre a psicologia dos cães. Pode ser que ele tire a sua dúvida à distância ou precise fazer uma consultoria presencial. Também temos sugestões de bons profissionais em nosso Instagram.

Agora me conta aqui embaixo, você está disposto a treinar o autocontrole do seu cachorro agitado? Qual comando já quer começar a praticar?

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts