Chow Chow misturado e exótico: o perigo dos cruzamentos

chow chow misturado e exótico: o perigo dos cruzamentos
set 14, 2020

Olá, tudo bem com vocês?! Sou a Bruna, mamãe do Chow Chow Chop, do @chop_chow e vim abordar um assunto diferente por aqui hoje! Mostrar um pouco mais da diversidade de Chow’s, que mesmo fugindo do padrão ideal, tem sua beleza e chama ainda mais atenção! Porém temos que ter outros cuidados em mente, além da “fofura” desses chow chows diferentões! Vamos entender os riscos de cruzamentos que geram chow chow misturado?

Cores e Padrões do Chow Chow 

Bom primeiramente acho legal recordarmos as cores normalmente encontradas e que são tidas como padrão da raça, são elas: 

  • Preto 
  • Vermelho 
  • Fulvo 
  • Creme ou Branco 
  • Azul

Lembrando que as cores Vermelho e Preto são as mais comuns. Enquanto s Fulvo, Creme e a cor Azul são mais rara! NESSE POST você pode saber mais sobre o padrão completo da raça chow chow.

O Chop é creme e tem algumas características padrões. Mas que não são comuns em todos Chow Chows Creme, que é a cor da trufa (nariz) e coxins (patinhas) marrom! Eu particularmente acho super charmoso e adoro dizer que o nariz dele é minha trufa de chocolate 😍 nas outras cores a trufa e os coxins costumam manter-se na cor preta. 

Fotos de alguns Chow Chow’s misturados que encontramos na internet:

Agora veja essa seleção de chow chows que encontrei na Internet, pesquisando no Google, Pinterest e em grupo da raça no Facebook: tem variação de cores e texturas do pelo para todos os gostos! Confesso que acha um mais lindo do outro, mas vamos entender nesse post, porque essas combinações inusitadas pode ser um risco para o cachorro.

Fotos de alguns Chow Chow’s misturados que encontramos na internet:

Fotos de chow chows encontrados no Google, Pinterest e grupo do Facebook sobre chow chow (Chow Chow Brasil Oficial). Observe como são diferentes, com pelagens exuberantes, mas que fogem muito do padrão.

O que leva um Chow Chow a ter pelagem e características fora do padrão? 

@chop_chow

O cruzamento de Chow Chow com outras raças, ou cruzamento de Chow Chows que não são puros geralmente acabam resultando em aparências diferentes do padrão, ou até mesmo de características adquiridas de outras raças! 

Fazer esse tipo de cruzamento é muito perigoso tanto pra mãe dos filhotes, que dependendo das raças cruzadas pode ser grande demais e trancar na hora do parto, quanto para os filhotes! E o cruzamento sem estudo de dois Chows, mesmo que dentro do padrão não são indicados, pois dependendo da genética que cada um carrega, algumas características diferentes podem aparecer nos filhotes, como: 

  • Língua com pintas de azul e não homogênea 
  • Cor da pelagem fora das do padrão 
  • Pelagem com mais de uma cor 
  • Tamanho, grande ou pequeno demais! 
  • Problemas de saúde 

Qualquer uma dessas características, pode não ser vista por você como um problema para muitos tutores. Afinal nem todos tem como ambição um Chow dentro dos padrões da raça. Mas o mais indicado é sempre ter acompanhamento de um veterinário, ou comprar de Canis de confiança. 

Porque há perigo de “sair do padrão” ?

Foto do Grupo do Facebook.

Normalmente quem quer um Chow Chow de acordo com os Padrões oficiais, paga mais caro e compra em um Canil de procedência. Mas isso não é regra, e quando não acontece e o cruzamento é feito de qualquer jeito, pode acarretar em diversos problemas, que não são a aparência. 

A incidência de problemas na raça Chow Chow é bastante frequente. Mesmo vindo de bons Canis, muitos ursinhos sofrem com algum problema de saúde! Imagine então os que sofrem com cruzas irresponsáveis, podem ter problemas até mesmo sem solução. 

Mais perigoso ainda é a cruza de animais de diferentes raças, pois a incidência de doenças em chow chow misturado dobra, já que além dos problemas de saúde de uma raça, este pode herdar problemas de 2 raças!!! Entretanto, a falta de informação ainda é o maior problema quando falamos desse assunto! Quanto mais nos conscientizarmos do certo, menos problemas traremos para os pets e menos problemas com cruzas mal feitas. 

Riscos do cruzamento sem conhecimento genético

Cruzamento de Chow Chows

Timão, um chow chow misturado lindo e “diferentão” que, segundo conta a história dele no Grupo do Facebook, foi vendido como puro.

Há um tempo descobri algo curioso sobre o cruzamento dos Chow’s e quero compartilhar aqui: Muitos chow chows tem mais problemas de saúde que outros, isso porque há um fator determinante, que depende do cruzamento. Isso acontece, porque a genética na hora do cruzamento não é levada em conta pelos que não tem conhecimento sobre! Mas deveria, vou explicar o porque… 

Quem já estudou genética vai lembrar que existe o gene Dominante e o Recessivo. Vamos dizer que o “recessivo” é mais “frágil e suscetível a doenças” e o Dominante “menos suscetível”. Sabendo disso vamos dizer que os Chow’s das cores mais comuns, preto e vermelho, são Dominantes! E os chow’s das cores menos comuns: Fulvo, Azul e Creme, são Recessivos.

Dito isso, cruzando cães  Dominantes, a chance do animal ter problemas de saúde diminui drasticamente, já que ambos são “menos suscetíveis a ter doenças”. Enquanto cruzamento recessivo dá a chance de conseguir as cores mais raras, e ao mesmo tempo te dá praticamente 100% de certeza que aqueles filhotes terão  vários problemas de saúde, por serem frágeis! 

Então, por exemplo: cruzando Chow Chow’s Creme te da maior probabilidade de ter uma ninhada de pelagem na cor creme. Mas ao mesmo tempo, chances de os filhotes terão muitos problemas de saúde! Esse é um cuidado importante, mas que ninguém toma, até por falta de conhecimento. 

Espero ter ajudado a esclarecer algumas coisas! Apesar dos Chow Chows que mostrei serem lindos com suas particularidades, lembre-se do perigo que os cruzamentos oferecem, não só alterando o padrão, mas sim a genética! 

Você tem um Chow Chow e vontade de cruzar ele? Conhece algum Chow diferente?! Me conta! Se tiver alguma dúvida, comente aqui ou manda DM lá no Instagram @chop_chow!

Bruna Flores Vaz

Bruna Flores Vaz

Autor

Sou a Bruna Mamãe do Chop e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

12 Comentários

  1. Jocelania carvalho

    Adorei saber mais dessa raça tenho uma na cor branca

    Responder
  2. Mel

    Minha irmã comprou uma cadelinha como Chow Chow, mas além de ter pelo curto ela tem a coloração do Rottweiler, até o Vet disse que é um Rott, estamos ansiosos pra ver como ela vai crescer rs.

    Responder
  3. Day

    Oiii

    Tinha muitas dúvidas pois tenho um Chow americano branco e um Chow primitivo branco
    Nesse caso nao6 pode cruzar ?

    Responder
    • admin

      Não é nada recomendado, Day.

      Responder
  4. Bruna Borges

    Olá eu sou Bruna! Tenho um chow chow creme, gostaria de saber se no cruzamento dele com uma fêmea creme, os filhotes nascem com problema de pigmentação na pelagem e na língua, já me falaram isso mas queria a resposta de um especialista…

    Responder
  5. Bruna

    Oii, ganhei um chow chow, mãe rot e o pai é chow chow puro com pedigree.. estou ansiosa e com medo hahahah… mas ele é a cara do chow chow, está com apenas 15 dias…

    Responder
  6. Iza

    Ola tenho 3 dogs de uma Chow Chow pura e 2 pais diferentes (o terceiro só tem 3 meses) eles são diferentes um do outro, a fêmea puxou o pai parece um lobo o macho puxou a mãe parece mais Chow Chow mesmo e o pequeno tá puxando muito a mãe queria saber se a fêmea e o macho podem cruzar

    Responder
    • admin

      Oi, Iza! Tudo bem?
      O ideal é castrar todos e evitar criar por alguns motivos:
      1. Já são uma mistura e são parentes. Isso vai dando problema genético por consanguinidade (igual nos humanos) e os filhotes podem vir com vários problemas de saúde bem sérios.
      2. A cruza responsável exige investimento em teste genético, acompanhamento veterinário, vários exames, troca de alimentação, suplementação etc. Não sei se você está disposta a ter todos esses custos ou se já pesquisou sobre isso.
      3. Desgaste físico da fêmea: uma gestação causa muito desgaste para elas, isso pode afetar a saúde, dar anemia e não precisa passar por isso né?
      4. Controle populacional, já se tem tantos cães precisando de um lar, né? Para que cruzar nossos pets se podemos adotar um que precisa?

      Bem, é isso!rs

      Responder
  7. CLAUDIA GRAZIELE LEANDRO ALENCAR

    Ola me chamo claudia tenho minha chom chom crusou com um vira lata qual a possibilidade de os filhotes puxar mais pro lado dela

    Responder
    • admin

      Oi, Claudia! Vai muito da genética dela e dele. Se era for dominante, pode puxar mais, se for recessiva tende a puxar menos e vai sobressair as características do pai.

      Responder
  8. Dulcineia Gomes Xavier

    Eu tenho uma cachorra misturada rottweiler com chow chow é perigoso

    Responder
    • admin

      Olá!! Toda mistura de raça pode gerar incompatibilidade e problemas de saúde. Então o que recomendamos é que mantenha os exames dela em dia e acompanhamento veterinário, ok?

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts