Cirurgia de Criptorquidia: Castração

Cirurgia de Criptorquidia: Castração
ago 27, 2020

Oi gente! Tudo bem com vocês?! Eu sou a Bruna, mamãe de um Chow Chow, Chop, do @chop_chow, e hoje vim falar mais de como foi a experiência do Chop na operação de Castração para corrigir a Criptorquidia, espero ajudar vocês ao máximo possível com os relatos! Sentem que lá vem história, espero que gostem! 

O que é Criptorquidia? 

O que é Criptorquidia? 

@chop_chow

O Criptorquidismo ou Testículo Ectópico consiste na permanência de um ou ambos testículos no abdômen. No caso os testículos devem descer em média até os 8 meses de vida do macho, e devem até no máximo esse período se encontrar na bolsa escrotal ou escroto. Quando isso não acontece, chama-se Criptorquidia. No caso do Chop, é bilateral (os dois testículos no abdômen), mas a forma mais comum do problema é unilateral (apenas um testículo não desce). 

Após algumas consultas, o Chop foi diagnosticado com Criptorquidismo Bilateral, necessitando então da operação para castração e retirada dos dois testículos do abdômen, pois se não realizada a retirada em um curto período de tempo poderia desenvolver um tumor. 

Caso do Chop:

Caso do Chop:

@chop_chow

Com o Chop passamos por alguns imprevistos que vou explicar melhor agora! Em Dezembro/2019 o Chop foi realizar o que viria a ser a 1ª cirurgia de Criptorquidia, mal sabíamos que sería apenas a 1ª tentativa.

Feito a ecografia, e os exames pré-operatórios, ambos testículos foram encontrados no abdômen, localizados e constatando o pequeno tamanho, partimos para operação. Na hora de buscar o Chop na clínica, a veterinária nos contou que infelizmente não tinha sido concluída com sucesso a castração! Isso por que após horas de cirurgia e de busca, não tinha sido possível encontrar os testículos devido ao tamanho muito pequeno dos testículos (mais ou menos do tamanho de uma unha de dedo mindinho). Então ela explicou que iniciaríamos com outra abordagem, para dali alguns meses realizar outra cirurgia.

Iniciamos então com a utilização de hormônios, para o aumento do órgão em questão, e também porque foi apurado que o tamanho do Chop (48cm de cernelha) que é o mínimo permitido pelo padrão da raça para machos, se dava a falta de testosterona no seu organismo, pois os testículos não tinham descido e nem se desenvolvido, o que também causava a pouca quantia de massa muscular e de peso. Infelizmente não soubemos desse problema antes, para ter iniciado o tratamento na época em que ele ainda era filhote. 

O tratamento consistiu na aplicação de injeções, divididas em 3 doses com um intervalo específico de dias, para o crescimento dos testículos. 

A Cirurgia de Castração e Criptorquidia

A Cirurgia de Castração e Criptorquidia

@chop_chow

Meses após as injeções, voltamos para marcar a cirurgia e assim foi feito, no dia 8/08/2020 foi realizada a 2ª operação no Chop, para Criptorquidia, que desta vez foi um sucesso! Para nossa ,o uso das injeções com hormônio tinha funcionado e os dois testículos puderam ser encontrados sem dificuldades e retirados! A veterinária comentou que ambos estavam bem próximos aos rins, e que um foi mais difícil de retirar, pois estava encapsulando (o que quer dizer que a membrana que envolvia o testículo estava ficando cada vez mais espessa) e que ambos estavam bastante “grudados” aos músculos o que deveria causar incômodo quando o Chop levantava a pata ou realizava outras atividades! 

O pós operatório da Criptorquidia , Recuperação e o Neem

O pós operatório da Criptorquidia , Recuperação e o Neem

@chop_chow

Primeira tentativa

No pós operatório da primeira cirurgia, a tentativa falha de castração, ele passou muito mal, sangrou muito, mesmo sem romper nem mexer nos pontos, não comia bem e não tinha disposição. Por isso passava o dia abatido com dores e sempre sangrando, teve que retornar para a Clínica Veterinária diversas vezes para tomar soro, refazer os curativos e tomar remédios. Foi bastante preocupante e bem complicado, então tive medo por essa nova cirurgia, pois lembrava das complicações da outra, mas fui surpreendida totalmente dessa vez. 

Segunda Tentativa

Por estar utilizando o Suplemento Nutricional, pó de Neem da Total Neem, eu sabia dos benefícios para cicatrização, imunidade, entre outros, então estava mais tranquila. Mas com receio pela experiência anterior. Foi então que a surpresa veio: o Chop não tomou nenhum medicamento no pós operatório! Para não dizer nenhum, tomou por dois dias 10 gotas de dipirona à noite, pois eu tinha medo que ele tivesse dor a noite e eu não visse! Depois de notar que ele não ficou nada abatido, pelo contrário, muito disposto e se alimentando super bem, até melhor que antes da cirurgia. Até conversei com a Médica que me autorizou a não dar nenhum medicamento, pois ele não demonstrava ter dor e estava bastante ativo, nem parecia que estava recém operado!

Assim fizemos! E foi um sucesso! Ontem realizamos a retirada dos pontos: tudo certo com a cicatrização e o pós foi o melhor possível! E tenho certeza e grande parte é pelo uso do Neem! Que fazemos a cerca de 5 meses, a recuperação foi muito rápida e sem nenhuma dor! Fiquei muito feliz e quis compartilhar com vocês a grande diferença que notei de um pós para o outro! 

Se você não conhece sobre o neem, a Gabi, a mamãe da @tahani_chowchow já contou mais sobre os benefícios do beem, confira aqui.

 

Bom, essa foi a experiência do Chop! Estamos felizes que deu tudo certo e agora não precisaremos mais nos preocupar tão cedo com outra cirurgia! mas fica o alerta, caso perceba que o seu cão não está se desenvolvendo e que os testículos não desceram, consulte um veterinário e comente sobre a possibilidade ser Criptorquidia!

Espero que tenha ajudado! Estou sempre a disposição para conversar ou tirar dúvidas pelo Direct do Chop, no Instagram @chop_chow! Um beijo!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

1 Comentário

  1. Karen

    Me ajudou muito ler a história do Chop!
    Estou no começo desse tratamento com o meu filho canino. Já consigo ir ao veterinário com algumas perguntas para tentar evitar fazer 2 cirurgias.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts