Como crescer no Instagram sendo iniciante

Como crescer no Instagram sendo iniciante
ago 25, 2020

Vejo muitas pessoas querendo começar a trabalhar com o Instagram e crescer seu instapet. Mas a maioria não sabe ao certo como começar e o que fazer. Então, esse post é para você que quer saber como crescer no Instagram sendo iniciante, com dicas para você colocar em prática ainda hoje. Vamos lá?

Como crescer no Instagram sendo iniciante

Não existe milagre para crescer no Instagram de forma orgânica, uma solução mágica de um dia pro outro. Mas existem técnicas que podem ser aplicadas e que te ajudarão nesse caminho, fazendo com que você cresça e seja reconhecido.

1 – Faça o que gosta para crescer no Instagram

Todos os dias a gente se depara com inúmeras informações e receitas que são milagrosas prometendo que para fazer o sucesso desejado e crescer no Instagram é necessário fazer x ou y. Outras vezes também, ocorre de vermos o sucesso de uma pessoa que acompanhamos e queremos fazer igual. Mas na verdade, temos que fazer o que gostamos, simples assim.

O que você mais gosta de fazer? Temos vários hobbies, sendo assim, analise qual você mais gosta e consegue aplicar no Instagram. Por exemplo, gosta de ter vídeos engraçados do seu pet ou fotos diferentes do que estamos acostumados a ver. Além do mais, dar vida ao seu pet no Instagram também ajuda, ele é mais carinhoso ou mais ranzinza? Fale como se fosse ele, isso deixa a interação com o público muito mais divertida. Fazer o que gosta é essencial, já que só assim vai conseguir levar o Instagram a longo prazo.

Aliás, tem dicas NESSE POST sobre como fazer boas fotos do seu petmigo!

Então, anote todas as coisas que você gosta de fazer com ou pelo seu pet, separe por categorias. E assim, conseguirá continuar para a próxima dica.

2 – Defina seu conteúdo

A partir do momento em que você decidir o que gosta e irá levar para o Instagram, você terá clareza de qual será o seu nicho, quem vai ser o seu público-alvo e sobre qual será a sua comunicação.

Pode acreditar que esse momento de conhecer o nicho do mercado pet é extremamente importante. É o primeiro e mais importante passo para a formação da sua identidade. E a partir dele você saberá como se comunicar, terá autoridade naquilo diz e irá atrair as pessoas que deseja.

Mas para conhecer e entender, é necessário que seja feita uma pesquisa. Analise outros perfis que tenham a ver com o seu nicho e anote tudo o que puder sobre cada um. Assim, com essas informações, você poderá se planejar muito melhor nos conteúdos que será postado no seu Instagram. Isso porque terá algo fundamental para todo mundo que trabalha com criação, que é ter referência!

E para ficar um pouco mais fácil, você pode observar informações como: qual assunto é abordado, hashtags usadas, quais são os comentários dos leitores e se há alguma dúvida, como se comunicam, qual conteúdo é postado, quais imagens são escolhidas e quais são as falhas, as coisas que você sentiu falta naquele perfil.

É como um mapa dos perfis do nicho que você admira para entender com quais dessas características você se identificar e partir disso formar o seu mapa que vai orientar o seu planejamento de conteúdo.

3 – Seja autoridade

Não adianta querer saber como crescer no Instagram sendo iniciante, se você tem medo de aparecer e mostrar quem você realmente é. Mas também não é necessário ser um livro aberto, mostrando sua vida 24h por dia. Entretanto, aparecer e mostrar quem está por trás do pet, faz com que as pessoas que te seguem criem confiança e acreditem ainda mais no seu trabalho.

Você começa a ser autoridade e referência do seu nicho. E a partir desse momento, também virão os famosos “haters”, para criticar o seu trabalho. Porém, primeiro, serão minoria e você irá aprender a lidar com isso com o tempo; segundo, é importante ter ciência de que você só sabe que está formando comunidade e trilhando o caminho certo se, além de conquistar um público, você também está conquistando uma oposição, (os famosos haters).

Por isso, não deixe que o medo tome conta por algo pequeno comparado a todo crescimento e que ainda pode ser um indicador de sucesso. Acredite no seu trabalho e principalmente em você e no seu pet, isso te dará ainda mais forças para continuar.

4 – Tenha um planejamento

Comentamos aqui sobre anotar os assuntos que você gosta e as informações de outros perfis do seu nicho e é agora que isso irá te ajudar.

Não faça qualquer coisa e nem poste conteúdos aleatórios. Planeje todo o seu conteúdo e se programe com antecedência, assim, caso haja imprevisto, ainda terá conteúdo para os seus seguidores. Após se planejar, você irá conseguir manter a consistência e qualidade dos conteúdos.

5 – Consistência

Falando em consistência, não adianta aparecer uma ou duas vezes no mês e não permanecer ativo para crescer no Instagram. Se o seu objetivo é o crescimento, não faça isso. Se dedique todos os dias e a consistência de postagem vai depender do seu público, você saberá qual a melhor frequência e será de acordo com o seu tempo. Mas vale ressaltar que é muito importante aparecer nos stories todos os dias.

6 – Hashtags

Usar hashtags tanto no feed quanto nos stories, aumenta a sua visibilidade. Faça um conjunto de hashtags sobre o nicho pet e vai mudando de acordo com o tipo de postagem que publicar. É muito importante que elas tenham a ver com a sua publicação, para que a entrega seja maior e gere visibilidade para o seu conteúdo.

Se as hashtags vão ser na legenda ou nos comentários, fica ao seu critério.

7 – Interaja e ajude

Crie publicações ou stories que possibilitem que o público interaja, pode ser uma pergunta, por exemplo. E sempre responda os comentários e o seu direct. Tire um tempo do seu dia para se dedicar somente a isso, e não deixe de interagir com o seu público.

Além do mais, interaja também no perfil de outros pets, deixe uma curtida e um comentário. Com certeza, você terá um retorno no seu perfil.

E por último, ajude as pessoas sem esperar algo em troca. Isso agrega muito valor ao seu trabalho e com o tempo as pessoas estarão dispostas a gastar com aquilo que você indicar e as empresas começarão a surgir.

Quando você ajuda alguém, ele vai te indicar ou comprar de você depois e seu trabalho irá crescer ainda mais.

8 – Crie relacionamentos com a comunidade

Busque pelo seu diferencial. Se você é bom em se comunicar, apareça mais nos stories. Mas se você é melhor em escrever, faça conteúdos de qualidade. Esse diferencial te ajudará e muito no trabalho.

E mais, de nada irá adiantar seguir todos esses passos, se você não manter o relacionamento com a comunidade que criou com o seu insta pet.

Um exemplo de relacionamento com a comunidade, é a Petiko, que se relaciona com o seu público, que carinhosamente chamam de Petikineos (e quem é aluno da Academia da Matilha aprende a estratégia de engajamento por traz disso no módulo de Formato e Branding), buscando entregar o seu melhor, como é com o BOX.Petiko, selecionando e desenvolvendo produtos focando na experiência, bem-estar e desenvolvimento de cada pet.

E seguindo essa linha, procure ter uma identidade visual para o seu perfil, isso irá transmitir profissionalismo e permite que seu público te reconheça em seu conteúdo, não apenas no nome do perfil. Existem formas de você conseguir pelo menos o básico para ter uma identidade visual. Então, não deixe de ter uma, as pessoas se sentem mais atraídas quando olham um feed harmônico. No blog da Petiko tem um post sobre como organizar o feed do Instagram do seu pet, acho que esse conteúdo pode te ajudar.

E então, esse post te ajudou? Caso ainda tenha ficado alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui nos comentários!

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Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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