Como dobrar engajamento no Instagram Pet

Como dobrar engajamento no Instagram Pet
mar 14, 2021

Olá, pessoal! Uma das coisas que mais recebemos de perguntas é sobre como aumentar o engajamento no Instagram do pet. Cada vez mais as pessoas percebem os números caírem e a dificuldade de crescer seguidores na plataforma. Esse é o seu caso? Então vem comigo nesse post entender mais de como melhorar seu conteúdo e entender estratégia de engajamento no Instagram

Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Separei 5 coisas importantes a se fazer para crescer engajamento no Instagram. Mas é importante que você saiba também que o engajamento só vale se ele tiver uma intenção, se você sabe o que está postando, qual engajamento você quer ter com aquela publicação e porque. Postar por postar, sem motivo, vai atrair um resultado “tanto faz” também, ok?

#1 Stories da manhã

Para começar, te aconselho a abrir os stories da manhã com pelo menos 5 enquetes. Parece muito postar 5 stories de manhã e com enquetes, eu sei. Mas a verdade é que eles impulsionam o algoritmo a te entregar ao longo do dia. Isso porque ele entende que você começou bem atraindo interação das pessoas na plataforma (por meio das enquetes) e retendo a atenção desse público dentro do Instagram (afinal, foram 5 stories seguidos).

essa estratégia de 5 stories com enquetes de manhã aumenta o engajamento no Instagram porque:

  • São 5 stories seguidos que fazem a pessoa visualizar uma série de conteúdo, mostrando retenção da audiência. isso é fundamental, pois a métrica mais importante para o Instagram para aumentar o alcance orgânico do seu conteúdo é que ele faça as pessoas ficarem mais tempo navegando dentro do aplicativo.
  • Além de ter essa retenção do público, essa série engajou, devido as enquetes que a gente sabe que responder 5 enquetes é fácil, prático e aceitável pelo público. 
  • Então com um mesmo conteúdo você conseguiu 2 pontos com o algoritmo: visualização e engajamento. Logo, ele entrega esse conteúdo e os próximos para mais pessoas.

#2 Engaje para ter engajamento

Aqui tem a ver com o algoritmo, claro. Mas tem mais a ver com o relacionamento com pessoas! Quem te segue não são números, são pessoas. E pessoas se relacionam com pessoas e não apenas fotos. Por isso, se alguém te manda uma mensagem privada (DM) ou comenta uma foto sua, ela espera que você seja gentil, educado e estratégico para respondê-la.

Se você engaja com seu público respondendo perguntas, comentários, agradecimentos etc, algumas coisas acontecem:

  • Quem interagiu contigo, se sente bem por ter recebido sua resposta e passa a gostar mais de você, interagir mais contigo e seu engajamento no Instagram aumenta.
  • Conforme você cria o hábito de responder cada vez mais as pessoas e elas interagem mais com você, saiba que então está se formando o seu público mais próximo, aquela camada mais fiel.
  • Se você postar no feed e 10 pessoas comentaram, você responde as 10 e mais 4  comentam de volta, você acaba de multiplicar o seu engajamento nesse post. Afinal, seriam apenas 10 comentários e no final temos 24. Isso conta para o algoritmo, tanto como resultado deste post, como para aumentar a entrega dele e, quem sabe, mais pessoas verem e comentarem.
  • Marcas se importam com perfis que criam comunidade, que tem diálogo de verdade nas postagens. Isso mostra o quanto eu perfil é engajado, vivo e, logo, que você vai poder gerar conversa com o produto dela também. Por isso, perfis que não respondem perdem pontos na avaliação de marcas.

#3 Perguntas fáceis

Se a gente quer que a galera responda nos comentários do feed, um teste ou enquete dos stories, e até mesmo na caixa de perguntas, é importante que você comece com perguntas fáceis, objetivas.

Ninguém tem tempo ou vontade de responder perguntas complexas no Instagram, a não ser que a pessoa já esteja muito envolvida na sua jornada. Então, se você tem pouco engajamento, use do artifício das perguntas, mas pense em perguntas:

  • Fáceis de responder, perguntas de “isso ou aquilo” são boas para começar. Por exemplo, você prefere biscoito ou bifinho, dorme no chão ou caminha, passeio de manhã ou à noite.
  • Leves, sem muita análise e comprometimento pessoal
  • Ou polêmicas no sentido de refletir sobre a identidade da pessoa (afinal, se eu me identifico eu me expresso).

#4 Tenha jornada

E falando em jornada, rede social é como cinema: você só assiste até o final se te envolver muito. Portanto, a história tem que ser bem contada e ter um foco. Isso diz muito sobre o nosso conteúdo:

  • Você tem definido sobre qual história você conta no Instagram?
  • Ou cada dia você fala sobre uma coisa, um raciocínio, temas diferentes?

Perfis que falam de tudo, não tem foco, não se tornam referência em nada. Logo, ninguém espera nada de você e não te procura para consumir conteúdo também. Então, se você quer aumentar o seu engajamento no Instagram:

  • Entenda qual o seu foco
  • Defina a sua jornada
  • E conte histórias que envolvem as pessoas.

Para isso tem técnica de criação de histórias, de redação e envolvimento, ok? Aliás, se você está começando no Instagram, confira esse post com dicas para quem quer crescer e está começando.

#5 Estude as regras do jogo

E se tem técnica, é hora de acabar com o romantismo de viralizar e se tornar famoso da noite para o dia. Você precisa mesmo é entender que o sucesso não vem de graça para 99% das pessoas. Portanto, para alcançar é preciso estudar, aplicar técnicas e aprender as regras do jogo impostas pelo Instagram para crescer.

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Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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