Como é ter um Chow Chow?

como e ter um chow chow3
jul 13, 2020

Oi, tudo bem?! Eu sou a Bruna! Mamãe do Chop, @chop_chow e vim contar mais sobre como é criar essa raça tão linda e ao mesmo tempo tão polêmica! Já contei por aqui em outra oportunidade, os 5 motivos para ter um Chow Chow! Hoje vou comentar minhas experiências nesses 2 anos e meio sobre como é ter um chow chow. 

Ter um Chow Chow exige paciência 

Ter um Chow Chow exige paciência 

@chop_chow

A maioria dos Chow’s costumam ser Teimosos, o que dificulta na hora de ensinar algumas coisas, ou em momentos em que eles insistem em não obedecer nossas ordens! Outra situação comum é quando encrencam com uma coisa só param na hora que querem! Digo sempre que o Chop quer se mandar, e não gosta de receber ordens. Porém ele precisa, então com muita paciência acostumo ele de que ele precisa obedecer pro bem dele! 

Os Chow Chows estão no 76º lugar no Ranking de Inteligência Canina. Mas isso não significa que eles sejam “burros” muito pelo contrário, são muito inteligentes. Porém como já disse teimosos, por serem uma raça primitivas e por isso com uma personalidade forte, então recebem esse lugar no ranking. 

Como lidar com o preconceito 

Como lidar com o preconceito 

@chop_chow

Infelizmente, ainda enfrentamos e vivemos em uma sociedade que tem muitos preconceitos que se estendem aos animais também. E desconstruir imagens ruins que as pessoas criam não é tão fácil para algumas pessoas.

Como se sabe, a raça Chow Chow tem uma fama que não é nada justa! São considerados, ainda, por muitos, como agressivos e traiçoeiros. Algo que magoa e mexe muito conosco que criamos a raça com tanto amor e conhecemos nossos cães para saber que é muito cruel generalizar e condenar qualquer raça injustamente. Conheço muitos chow chow’s e seus tutores, todos que foram socializados e criados com amor e respeito, são muito dóceis e se dão bem com outros pets, pessoas e até crianças (que não é o caso do Chop, pois ele morre de medo das crianças e foge). 

Portanto ter um Chow exige persistir e lutar contra essa disseminação de boatos e inverdades que foram criados sobre a raça ao logo dos anos! Nunca é a raça, mas sim como se cria! 

É sempre ofensivo e triste ouvir de alguém que nem ao menos conhece o seu pet, que ele é “assassino”, que a sua raça “não deveria existir” e que são todos animais “traiçoeiros, agressivos e perigosos”. Ainda espero que com o tempo todos se ponham no lugar dos tutores dos Chow Chows e percebam a crueldade da generalização e de que a culpa nunca é do animal, mas sim dos donos e das situações em que o animal é exposto. Todos os animais tem limites e é necessário que os respeitemos. 

Ter um Chow Chow é ter uma companhia fiel para todo sempre! 

Ter um Chow Chow é ter uma companhia fiel para todo sempre! 

Bruna e Chop

Quem tem um Ursinho em casa pode dizer o quanto são amáveis, carinhosos, apesar de serem normalmente independentes, e sempre leais ao seu tutor e família! Por aqui o Chop ama todos da família e inclusive os outros pets, cuida da casa com toda dedicação e está sempre por perto pra garantir a segurança de quem quer que seja! Afinal, por instinto, os chow chows são cães de guarda e estão sempre protegendo seus huamnos e lar. 

É lindo ver o quão dedicados eles são com os donos e como se importam! Se estou sozinha em casa o chop não sai do meu lado nunca, até ao banheiro ele vai junto. Isso mesmo não sendo um cão apegado, pelo contrário ele é muito independente! Mas sempre que alguém fica só em casa, ele faz questão de zelar pela segurança e de principalmente fazer companhia!

Como é ter um Chow Chow?! 

Como é ter um Chow Chow?! 

@chop_chow

Em resumo de tudo que aqui foi dito, ter um Chow Chow não é para qualquer um! Necessitam de tutores experientes, que saibam lidar com eles e seu temperamento único, tutores com paciência e que admirem a raça e não se deixem levar pelo que falam por ai! Tenho certeza que todos que tem um Urso ou Leão em casa pra chamar de seu são apaixonados assim como eu sou!

É uma alegria ter o amor incondicional desses peludos tão fofos e amáveis!  Também não dá pra esquecer dos problemas de saúde, pois nem sempre conseguimos um cão 100% com a genética perfeita. Por exemplo, o Chop tem vários problemas comuns da raça: 

  • Luxação de patela 
  • Entrópio (já operou e corrigiu)
  • Criptorquidia

Ele ainda esse ano vai operar para correção da Criptorquidia. Enquanto o Entrópio operou aos 4 meses! Além destes, existem outros problemas que a raça corre o risco de desenvolver, como luxação de cadeira, displasia, são suscetíveis a dermatites e fungos de pele etc

Gostaram de saber um pouco mais sobre a Raça?! Os Chow Chow’s são um encanto, adorei compartilhar mais sobre minhas experiências e meu amor por essa Raça ainda tão mal vista por parte da sociedade. Qualquer dúvida ou sugestão mandem mensagem pro @chop_chow no Instagram!

Espero que o texto tenha sido útil de alguma forma! Beijos e até a próxima!

Bruna Flores Vaz

Bruna Flores Vaz

Autor

Sou a Bruna Mamãe do Chop e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

1 Comentário

  1. Joyce

    Ótimo texto! Certa vez ao passear com o meu Chow chow, um senhor, que sempre cruzava com a gente nos passeios me parou e disse: “Moça esse cachorro e traiçoeiro e agressivo, ele e mau ataca ate o dono”. Simplesmente respondi: “Nao se preocupa moço conheço gente mais falsa e violenta que esse cachorro! Com esses que o sr. tinha q preocupar!”… pronto! Foi o suficiente pra ele nunca mais me olhar torto nos passeios nem nos incomodar! E pra todo mundo q julga o meu cachorro sem conviver eu dou mais ou menos a mesma resposta!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts