5 Formas de como ganhar dinheiro no Youtube

como ganhar dinheiro no Youtube
mar 13, 2021

Olá, pessoal! A gente sabe que produzir conteúdo para as redes sociais dá muito trabalho, leva tempo e investimento em equipamento, cursos e criatividade. Por isso é importante entender como cada plataforma pode retornar o seu investimento e fazer seu trabalho valer a pena e se tornar, quem sabe, desde uma renda extra até uma profissão de fato. Por isso, nesse post vou te contar as 5 formas de como ganhar dinheiro no Youtube, que é a rede mais simples para isso.

Como ganhar dinheiro no Youtube

#1 Google Adsense

O Youtube foi a primeira plataforma de conteúdo que passou a remunerar seus criadores de conteúdo, dividindo a verba dos anunciantes. Como assim? Bem, certamente você já viu aqueles anúncios no começo, meio ou fim do vídeo, certo? Esse anúncio, claro, é pago pela marca que está veiculando e o valor que o Youtube ganha para exibir esses anúncios o no seu vídeo, é dividido com o criador de conteúdo na seguinte proporção:

  • 45% do valor pago pelo clique ou pela audiência até certa porcentagem de vídeo assistido, fica para o Youtube.
  • 55% desse valor fica para o criador de conteúdo, ou seja, nós!

O valor por clique é bem baixo, mas em dólares! Em geral, você pode sacar o valor a partir de US$100,00 e o Google deposita na conta escolhida e faz a conversão de moedas.

Não dá pra pensar que você vai viver da renda desses anúncios, até porque o valor vem caindo ao longo dos anos e, muitas pessoas pulam os vídeos de anúncios. E quando isso acontece, o anunciante não paga e ninguém ganha nada com isso.

Mas, posso dar de exemplo o meu canal de viagem, onde eu não posto vídeos há 2 anos e ainda assim ele rende cerca de US$10/mês. É pouco, mas são 2 anos de renda passiva, porque os vídeos continuam veiculando, aparecendo em buscas e recebendo pelos anunciados associados a eles. Então, ao fim do vídeo temos US$120, que na conversão atual daria cerca de R$700. Agora imagina se eu estivesse movimentando o canal de fato?

Porém para configurar seu canal e ter monetização é preciso que o canal já tenha:

  • Audiência mínima de 4000 horas assistidas (entre os conteúdos publicados e lives).
  • Mínimo de 1000 inscritos no canal.

#2 Super Chat e Super Stickers

O Super chat é uma forma de monetizar suas respostas para cada pessoa. Por exemplo, alguns criadores fazem lives e só respondem perguntas que vem do super chat, ou seja, que a audiência paga para ter a resposta.

O público pode pagar entre R$5,00 e R$500,00 para fazer a pergunta e:

  • O comentário e a pergunta da pessoa ganha um box colorido de destaque no meio do chat.
  • O comentário da pessoa fica fixado no topo, chamando a atenção do criador para ser respondido.
  • Ganha a prioridade para ter resposta.
  • Apoia o criador de conteúdo que ele gosta, o que é muito legal também.

#3  Clube dos Canais

Já viu um botão de “seja membro” embaixo de um vídeo do Youtube? Esse botão serve para você que gosta de um determinado criador de conteúdo, possa colaborar financeiramente com o projeto dele. Essa ideia foi um “roubo” de outras plataformas que já proporcionaram esse tipo de patrocínio, onde você pode criar categorias de membros, sendo:

  • Cada categoria vai colaborar com um valor diferente.
  • Nestas categorias o criador de conteúdo deve gerar algo em troca, uma exclusividade para esse membro que colabora. Essa troca pode ser desde um agradecimento, até conteúdo exclusivo, mentoria, etc.
  • É o princípio da reciprocidade. Então para a turma que colabora, acredita e financiar o seu projeto, você gera um valor ainda maior para esse grupo.

Para conseguir participar disso, é preciso ter pelo menos 30 mil inscritos no canal e ter mais de 18 anos (ou o nome de responsável do canal, caso o criador seja menor de idade).

#4 Estante de Produtos

Por acaso você já viu uma linha de produtos a venda embaixo de um vídeo no Youtube? Se sim, saiba que essa linha se chama “Estante de Produtos”. Caso você seja um criador que tenha produtos físicos para vender como camisetas, canecas, papelarias, livros etc do seu canal ou marca, você pode criar a sua estante de produtos e deixar disponível ali embaixo para que o público que gosta de você possa comprar seus produtos também.

Por exemplo, digamos que você só usa como figurino camisetas da sua marca/canal. Então na estante de produtos você pode colocar a sua coleção de camisetas para o público que é fã comprar, apoiar o canal e te ajudar a monetizar o seu projeto. Sem contar que para quem é marca e vende online, pode ser incrível também!

Para ter essa ferramenta liberada no seu canal é preciso atingir um mínimo de 10 mil seguidores e ser maior de 18 anos.

#5 Aplausos

O Aplausos é a monetização mais nova do Youtube e não está disponível para todos os canais. Mas consiste em um botão próximo do Like e Compartilhamento chamado “Aplausos”. Ao clicar ali, há algumas sugestões de valores para o público escolher e presentear o criador.

Como diz o Bruno Perini, criador de conteúdo de finanças, ao pagar um valor pelos aplausos, é o elogio mais sincero! Afinal, o criador de conteúdo precisa de verba para melhorar o seu conteúdo em termos de qualidade de equipamentos, por exemplo.

>> Você pode gostar desse post sobre como escolher Nomes para o seu perfil!

>> Saiba mais detalhes sobre isso link do Suporte do Google.

E aí, você já sabe como ganhar dinheiro no Youtube ou em outras plataformas? Conte aqui!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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