Como gastar energia dos gatos: 7 dicas para você!

como gastar energia dos gatos
mar 17, 2020

Oiie! Aqui é a Luna, do perfil @luna_lovelycats de novo. Estou aqui hoje para falar sobre como gastar a energia dos gatos e a importância disso. Nós gatinhos precisamos gastar energia de alguma forma, pois somos “parentes” de felinos como leões, tigres e onças, que são excelentes caçadores na natureza. Como herdamos deles esse instinto selvagem, precisamos caçar. Assim, pequenos brinquedos, bolinhas e penas substituem as presas que não caçamos mais.

Quando nós felinos gastamos energia, acabamos nos tornando menos agressivos, diminuindo a insônia e então arranhamos menos coisas de nossos humanos. Nós gatinhos diminuímos nossa agressividade quando gastamos energia. Pois colocamos toda nossa energia na brincadeira em vez da agressividade. Gastamos muito energia brincando até utilizando arranhadores e por esse motivo gastamos muito mais energia e deixando de arranhar cada vez menos as coisas do dono.

Nós gatinhos somos INDEPENDENTES mas não significa que não precisamos de atenção. Então quando ficamos muito tempo sozinhos, podemos nos entediar ou nos sentir tristes. Pois não brincamos e nem recebemos atenção e carinho. A falta dessa atenção e cuidado por parte de nossos humanos, pode causar desânimo e muitas outras doenças. Para evitar isso é importante que gaste a nossa energia todos os dias.

Este é o verdadeiro motivo pelo qual precisamos de muitos estímulos . Veja agora algumas formas de nos ajudar a gastar energia.

7 formas de gastar energia dos gatos

7 formas de gastar energia dos gatos

  1. Eu sei que vocês humanos ficam felizes de nos dar aqueles deliciosos petiscos. Mas vocês podem tornar esse momento mais divertido e desafiador colocando essas guloseimas em caixas de ovos ou bolinhas com pequenos orifícios, isso é gatificação.
  2. Uma das táticas mais comuns e eficientes para fazer-nos gastar energia é brincar de pega-pega e esconde-esconde. Nada mais gostoso que correr pela casa com nossos humanos nos escondendo atrás de paredes, portas e móveis. Essa é uma das nossas brincadeiras favoritas.
  3. Sempre que tiver tempo lembre-se de nós, nem que seja 10 minutos. Adoramos brincar com varinhas, ratinhos, bolinhas, bolas de lã, bolas de papel, etc. Qualquer coisa nos alegra, adoramos brincar de caça e pegar finalmente a “presa”.
  4. Quando acabar o papel higiênico não esqueça da gente!! Adoramos brincar com o rolo de papel higiênico, aliás adoramos papelão, o importante é não nos entediarmos.
  5. Se der, compre catnip, nós adoramos essa erva e o cheirinho dela, coloque dentro de meias, tocas, brinquedos, arranhadores, etc. Mas não use sempre, use com moderação.
  6. Compre ou faça vários arranhadores para colocar pela casa. Pois adoramos arranhar, precisamos usá-los com frequência gastando nossa energia e cuidando de nossas unhas.
  7. Se quiser ver os gatinhos caçando, esconda ração petiscos pela casa. Adoramos caçar, então essa é uma ótima maneira de vê-lá em ação.

A Gatificação

gatificacao

Boa parte das dicas vem d o princípio da gatificação, que é o enriquecimento ambiental para os gatinhos. Isso e importante, pois adapta o ambiente caseiro ao que seria o habitat natural dos felinos, com momentos caça, fugas, atenção, corridas, busca de esconderijos, exercitando não só o corpo, mas também a nossa mente, o que promove gastar a energia dos gatos.

como os cães, os gatinhos acumulam energia se não possuem atividades próprias que estimulem esse gasto. Por isso, se a casa não for preparada para esse gasto e o tutor não tdedicar seu tempo para ele, há chances do gatinho encontrar formas de brincar e liberar essa energia sozinho. E é nesse momento em que aparecem sofás arranhados, bem como outras personalizações felinas pela casa.

Mas não se preocupe, humano! Pois seguindo essas dicas você sempre terá um gatinho feliz saudável e esperto, além da sua casa em ordem.

E aí, gostou das dicas? Comente aqui como você faz para gastar a energia dos gatos na sua casa!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts