Como treinar cachorro filhote: 3 truques fáceis de ensinar

Como treinar cachorro filhote
nov 19, 2022

Olá, eu sou a Angela, mamãe do @iron.pastoralemao e esse é nosso segundo post aqui sobre como treinar cachorro filhote. No primeiro, falamos sobre como adestrar cachorro filhote assim que ele chega em casa, contando com organização de ambiente, rotina e xixi e coco no lugar certo. Então, se você não viu esse post, CLIQUE AQUI e confira.

E nesse texto vou te ensinar como modelar o bom comportamento do seu filhote de cachorro, com dicas simples para:

  • Ensinar filhote de cachorro a não morder
  • Ensinar filhote de cachorro a sentar
  • E ensinar seu cachorro a dar a pata

Como treinar cachorro filhote?

Aqui estou direcionando para filhotes, mas é importante saber que todo cão pode aprender novos truques, ser mais educado e feliz com sua família independente da raça e idade, ok? Porém, a diferença é o tempo que ele leva para assimilar novos aprendizados. Mas o modo de como treinar cachorro filhote e adulto é o mesmo.

Um cão adulto demora um pouco mais para aprender, assim como um humano adulto demora mais para aprender um novo idioma, comparado a uma criança, mas ambos conseguem, certo? E isso independente também de raças e porte do animal.

Como ensinar o filhote de cachorro a não morder? 

Nessa fase é comum filhotes de cachorro quererem morder tudo que se mova, aconteceu com o seu? Isso porque eles tem isso no seu DNA, é instinto canino e não podemos esquecer disso. Porém para que isso não se torne algo ruim para você e para ele vou deixar umas dicas básicas aqui de como treinar cachorro filhote a perder a mania de brincar de mordidas, anote aí:

1- Sempre reaja às mordidas.

Toda vez que o filhote de cachorro morder, diga “NÃO!” de maneira firme e autoritária. Depois, distancie-se e ignore. O isolamento social e os “intervalos” podem ser boas formas de comunicar para um animal que vive coletivamente que algo não é legal.

2- Outro modo de reagir a uma mordida usando a comunicação canina.

Ou seja, ao receber a mordida, emita um som que simula o choro de um cachorro, isso porque é assim que ele aprende na ninhada: ele morde um irmãozinho, dói e esse irmãozinho dá um gritinho chorado para alertar que aquilo dói. O cão entende esse som como um alerta de que pegou pesado na brincadeira e vai modelando seu comportamento, força, ações e brincadeiras para o bom convívio social.

Aprender sobre a comunicação canina é um meio muito eficiente para criar um bom relacionamento com seu cão e adestrar-lo. Saiba mais sobre como os cães se comunicam nesse post.

3. Redirecione a atenção do filhote aos brinquedos.

Depois que ele se acalmar, fale utilizando um tom de voz agradável e acaricie-o, mantendo a mão longe da boca dele. Então comece a brincar novamente sem que o cão fique agitado. Mas dessa vez, utilize brinquedos para cachorro em vez das mãos para animá-lo. Jogue um objeto para ele buscar, incentivando-o a ficar na “posição de ataque” para que o filhote de cachorro grave o que realmente pode ser mordido. Esse tipo de brincadeira serve como recompensa para que ele aprenda que não deve morder suas mãos das pessoas.

Brincadeira de cabo de guerra além de ser divertido para o filhote de cachorro, ele aprende que o controle é seu e não dele. 

A diversão acaba se ele por algum motivo vier a te morder, assim todos ficam em segurança. 

Como ensinar filhote de cachorro a não pegar coisas do chão?

Está aí uma coisa que tira o sono de alguns tutores, não é mesmo? Mas como fazer para resolver isso? Bom, vou explicar aqui rapidinho para você como treinar cachorro filhote a não comer nada errado. E verá que é mais simples do que imagina manter seu cão em segurança, evitando problemas e acidentes graves num passeio, por exemplo.

1. Estimule o seu filhote de cachorro a comer só o que você está servindo no comedouro! 

Pode parecer bobo, mas essa é uma forma do seu filhote associar que a comida tem que estar no comedouro para ele possa comer. Assim, ele deixa de se interessar por qualquer coisa que esteja no chão ou no lixo. E para garantir um bom resultado, uma boa forma bem legal é recompensar o seu filhote de cachorro quando ele “acertar” comer no potinho: elogie, faça carinho e deixe claro que ele está agindo da maneira certa.

2. Ensine o “não”!

Um pequeno treino pode te ajudar a ensinar o seu filhote a não comer as coisas que encontra pela rua: ensine a ele o significado do ‘não”. É simples! Separe alguns petiscos ou grãos de ração e se posicione na frente do animal, que deve estar sentado. Pegue um petisco e coloque na frente do cachorro e toda vez que ele tentar se aproximar do alimento, bloqueie a ação dele e diga um “não!” firme. Quando ele se afastar, recompense com outro petisco (não o que é “proibido”). Assim, ele vai associar que o alimento associado ao comando não pode ser comido. Repita esse treino todos os dias para ele memorizar.

3. Una os passos anteriores

Agora é hora de unir o alimento no comedouro com o comando NÃO para o alimento que está no chão. Para isso, deixe o petisco proibido no chão, se ele tentar pegar diga NÃO e direcione a recompensa por bom comportamento para o comedouro dele. Com esse treino bem fixado em casa, treine o não na rua e recompense com algo saboroso na sua mão.

Viu não tem segredo, basta você ter pulso firme e principalmente frequência no treino com o seu filhote de cachorro, e aí vamos tentar? 

Como ensinar filhote de cachorro a sentar

Manter o filhote sentado de forma confortável é a melhor maneira de ensiná-lo a praticar novos truques a ele. Além disso, sentar ajuda a manter o controle sobre o animal, acalmá-lo em situações de ansiedade, além de ter pausas no passeio. Por isso, deve ser um dos primeiros comandos quando se pensa em como adestrar cachorro filhote, para boa comunicação e harmonia com o pet.

Para isso é simples:

  1. Pegue um petisco deixe há uns 15 cm do focinho dele e vá movimentando para trás. Assim seu filhote vai precisar erguer o focinho e olhar para trás para ver o petisco. Com esse movimento, será confortável para ele sentar. Agora sim, se ele sentar, recompense dando o petisco para ele. 
  2. Depois deixe que ele levante e faça o processo novamente até que ele entenda que ao erguer o petisco, ele já deve se sentar para ganhar a recompensa. Depois pode ir associando gestos e palavras para esse aprendizado, para ter o comando “Senta” verbal e gestos como mostrar a palma da mão para ele e ele entender que isso significa sentar.

Prontinho, repita o comando várias vezes no dia e treine um pouco todo dia, para que ele fixe bem o comando. ele servirá de base para novos truques como dar a pata.

Como ensinar filhote de cachorro a dar a pata?

Ver seu filhote fazendo truques é o sonho de todo tutor. Mas é muito comum ter dúvidas de como fazer isso. Afinal ensinar um filhote não parece ser muito fácil, né? Mas calma, vamos te ensinar rapidinho.  

Apesar de ser um desejo da maioria dos tutores, nem todo mundo consegue ensinar os comandos aos seus filhotes. Mas com um pouco de calma, persistência e paciência, é possível fazer o animal aprender muitas coisas novas.

O primeiro truque que todo tutor busca é como ensinar filhote de cachorro a dar a pata. E veja só como é simples:

1. Mantenha o seu filhote de cachorro sentado

Como dito, manter o filhote sentado de forma confortável é a melhor maneira de ensiná-lo a praticar novos truques. Com ele sentado, pegue uma pata ao mesmo tempo em que diz o comando “Dá a pata” ou alguma palavra de ordem que seja fácil.

2. Ofereça petiscos para seu filhote.

Ofereça petisco ao filhote e deixe que ele coma. Faça esta repetição algumas vezes, e sim, no começo, pode ser que seu cão olhe para você confuso. Mas isso é normal e com o tempo ele aprende, afinal filhotes aprendem rápido. 

3. Evolua o comando

Vai perceber que a cada hora ele vai te dar uma pata diferente. Então, aos poucos vá ensinando ele qual pata você quer:

  • Peça uma pata e recompense quando ele oferecer.
  • Depois solte essa pata e diga que quer a outra, tocando na outra pata para que ele entenda que é a vez de levantar o outro lado.
  • Então comece a mudar a sua mão que vai receber a pata. Assim ele entende que se você oferece a mão direita, ele oferece a pata esquerda. Mas se oferecer a mão esquerda, significa que você está pedindo a pata direita.

E então, bora ensinar seu cão? Comente aqui qual desses truques ele já sabe ou será o primeiro que vai treinar com ele!

Angela Araujo

Angela Araujo

Autor

Sou a Angela, sou Mamãe do Iron e técnica em veterinária! Sou criadora profissional da raça pastor alemão, apaixonada por animais e dessa paixão nasceu a vontade de compartilhar a rotina do Iron, com quem tenho uma conexão inexplicável, além de conhecimento sobre cuidado animal. Espero contribuir contigo aqui no blog também, boa leitura e se precisar, me encontre no Instagram.

1 Comentário

  1. Camila

    A tia Angela sempre compartilhando dicas impressionantes, que fazem a diferença em nossas vidas.

    Adoramos o texto.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts