Comunidades – A nova era do Marketing de Influência

Comunidades - A nova era do Marketing de Influência
out 13, 2020

As pessoas estão buscando comunidades para se relacionarem, por conta daquilo que de fato se interessam. Nós nos relacionamos com o outro por identificação. Então, as comunidades são de fato comunidades por questões de interesses em comum. Por isso, nesse post iremos falar sobre Comunidades – a nova era da influência e como isso irá transformar o marketing de influência daqui para frente. Vem comigo?

Comunidades – A nova era do Marketing de Influência

A comunidade é humana. As mídias sociais ampliaram a nossa rede social e as comunidades online ampliam a possibilidade de interagir baseado em objeto e não pessoas. Ou seja, você está interessado em um determinado assunto, estando em um local livre dos filtros das mídias sociais que não são escolhidos pela comunidade.

A comunidade possui a característica de aprender com o outro sempre. Afinal, isso que é comunidade, um ajudar ao outro a todo momento. E assim, também conseguimos citar assuntos que também interessam a comunidade. 

Um grupo é diferente de uma comunidade, pois não necessariamente existe uma troca. No grupo você pode ter o controle sobre aquilo que as pessoas postam. No caso da comunidade, as pessoas se ajudam, por isso, não possui esse filtro do algoritmo, todo o sistema é baseado na inteligência coletiva.

Posicionamento e propósito de marca

Esse será um grande passo das estratégias, pois está associado ao propósito de marca. Sendo algo a se pensar daqui para frente.

Qualquer marca precisa ter um propósito, não pode nascer simplesmente para ganhar dinheiro e esse propósito precisa ser uma bandeira. Pois essa bandeira é o que faz as pessoas se conectarem e se identificarem com a marca. Por isso, a marca/empresa precisa ter uma representatividade, tem que ser sinônimo de influenciador. A bandeira que a marca levanta traz com ela tudo o que a marca acredita e essas crenças geram a identificação com o público e influencia do contato à compra e fidelização do cliente.

Todo negócio precisa ser um influenciador, representar uma comunidade, ter relevância dentro do segmento. Para estabelecer uma comunidade com a marca e o público alvo se conectar a ela através dos propósitos. Existe a possibilidade das pessoas ganharem relevância mesmo não sendo um grande influenciador. Afinal, quanto mais nichado for seu assunto, mais relevante você é, mesmo sendo pequeno.

Como a criação de comunidades irá transformar o mercado de marketing de influência

O marketing de influência sempre se relacionou com comunidades. Ninguém é influente por acaso. Todo mundo é influente em alguma medida, em grupos sociais específicos ou em comunidades específicas. Isso começa dentro de casa, quando os pais influenciam os filhos, no colégio onde a influenciadora é a professora etc.

A rede social se constrói sobre uma plataforma e as pessoas entram nessas plataformas para se conectarem. Encontrando outras pessoas e se relacionando através de suas afinidades e interesses.

O influenciador digital que possui milhões de seguidores, por já ser uma celebridade. Ele conecta fãs e não necessariamente esses fãs estão ali se ajudando e criando um propósito em comum. Então, os influenciadores que criam conteúdo e ajudam as pessoas de alguma maneira. Entendendo o que as pessoas estão buscando, nutrindo a sua audiência com informações quando elas precisam. E, assim, um contribui com o outro, isso forma a comunidade.

4 pilares do influenciador  e das marcas de sucesso

  1. Tempo certo – passar informações que as pessoas precisam, no tempo em que elas estão buscando;
  2. Representatividade – de alguma maneira a comunidade precisa conectar as pessoas em função de um objetivo;
  3. Compreender o meio que a comunidade está;
  4. Transformador – fazer com que a influência continue contribuindo

Comunidade X Audiência

Da mesma forma que pessoas que buscam somente a fama, perdem a conexão com as pessoas, as marcas que começam somente para ganhar dinheiro, sem ter um propósito, também perde essa conexão. Por isso, os micro influenciadores (sejam eles pessoas ou marcas) possuem o engajamento mais alto, já que quanto menos seguidores, maior a sua conexão com as pessoas.

  • A celebridade é aquela pessoa que por algum motivo, acabou tendo visibilidade, ganhou influência, mas não tem uma estrutura de sustentabilidade.
  • A personalidade tem autenticidade, então, ela promove o que de fato, é. Faz de forma natural, tem coerência ao longo da sua carreira e da vida. E isso, faz diferença na autoridade que ela tem.

Se não tiver consistência, para continuar permanecendo, não terá sucesso. Por isso, para construir uma boa imagem, custa comunicação, esforço e trabalho. Não é algo fácil.

É importante entender a diferença entre ter uma comunidade e ter audiência. Você pode ter um grande número de seguidores, mas isso não significa que você tem uma comunidade.

Como funciona a criação de comunidade

A plataforma é um fator muito importante nesse momento. Pois se você não tem uma plataforma que as pessoas conseguem se relacionar para imergir inovação, essa inovação não imerge. Na comunidade é igual. Se não tem uma plataforma tecnológica, que fomente de maneira adequada, você não tem como fazer.

Se você não tem uma plataforma de comunicação e troca, onde consegue criar uma comunidade com uma mentalidade de inovação, você não inova. Por isso, a plataforma faz toda diferença. Pois se ela não tiver os próprios mecanismos que fomentem, fica muito mais árduo para quem é líder dessa comunidade, conseguir fazer essa dinâmica acontecer.

A pessoa que quer de fato começar uma comunidade, precisa ter um olhar de percepção, para perceber o que a coloca nesse lugar de autoridade. Se faça a pergunta  “o que as pessoas me perguntam com frequência?”, para entender no que você é referência no seu grupo. 

Nesse primeiro momento, não se importe com quantas vezes irá postar ou em qual horário, mas sim, de entender o que seu público quer de você. Quais são as dúvidas que você recebe e como irá saná-las. 

Em resumo…

Para influenciadores:

  1. Qual conteúdo/conhecimento eu tenho que importa para as pessoas?
  2. Como eu posso transforma isso em conteúdo no Instagram e entregar algo relevante.
  3. Qual frequência eu consigo entregar conteúdo bom de verdade?
  4. Quais as minhas crenças e como eu posso comunicar isso dentro dos meus valores para atrair pessoas que se importam com a mesma coisa que eu?
  5. Como vou me relacionar com esse público no dia a dia para nutrir uma comunidade e não apenas crescer uma audiência?
  6. Quais técnicas de criação de conteúdo eu preciso saber para fazer tudo isso acontecer?

E se você quiser aprender como construir tudo isso de forma prática e trabalhar o marketing de influência, conheça a Academia da Matilha, a escola de influenciadores pet da Matilha Brasil. Assine e venha crescer com a gente!

Para marcas:

  1. Quem é você no seu nicho? E o que te diferencia dos seus concorrentes?
  2. Quais crenças e valores unem você e o seu público?
  3. Como você transforma o seu produto/serviço em conteúdo para gerar relacionamento e credibilidade?
  4. Quem é o seu público negativo, que gera número, mas não gera comunidade?
  5. Como você pode estar presente e somar na vida da comunidade para merecer a retribuição, que é o consumo?

Caso tenha dúvidas sobre o crescimento no Instagram, leia essa post sobre como crescer no Instagram sendo iniciante.

E então, como está a sua construção de comunidade? Conta pra gente nos comentários!

Academia da Matilha

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Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
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Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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