Criatividade: Como ter ideias criativas?

como ter ideias criativas
set 9, 2020

Já parou para pensar como surgem as ideias para aquelas pessoas criativas demais? Tem pessoas que sempre tem uma ideia diferente para algo que precisamos fazer. Surpreendem no Instagram, na campanha publicitária, em qualquer escolha, no bate papo, naquele help do dia a dia… Mas como, né? Nesse post, vou explicar como ter ideias criativas e destravar a criatividade.

Tipos de pessoas criativas

De modo geral existem 2 tipos de criativos:

  • Criativo nato: ele é uma explosão de pensamentos, com ideias fora da casinha. Muitos chamam de gênios e temos vários ao longo da história que mudaram o mundo. Aliás, a gente só está aqui nesse post por que eles existem e tiveram a ideia da Internet, do Instagram, do Android e do IOS, não é mesmo?
  • Criativo por referência: São pessoas que sabem armazenar informações e referência e quando precisam, usam da experiência e conhecimento prévio para reinventá-los e ter novas ideias, formatos e soluções. Esse é o segredo deles sobre como ter ideias criativas.

Como ter ideias criativas?

Não dá para virar o gênio da criatividade, mas dá para ser um criativo por referência. Até porque, como diria o gênio Steve Jobs: “Criatividade é somente ligar as coisas”. Pessoas assim ligam pontos desconexos, porque inventam conexões. Assim surgem pontos de contato surpreendentes, que ninguém tinha se atentado, mas que poderia ser pensado por qualquer um. Isso porque todo mundo tem aquele conhecimento prévio, mas nem todos guardam como referência!

Dias atrás falamos de Redes Sociais ser mesa de bar, no Instagram. Qualquer um poderia ter feito essa relação, mas poucos teriam o bar e as redes sociais como referência para criar ponto de contato. Depois, falamos da relação do poker com as redes sociais e é o mesmo cenário. 

Você sabe armazenar referências? Esses dias estamos criando as aulas que falam exatamente disso na Academia da Matilha, como ter ideias criativas ligando os pontos de contato, bem passo a passo mesmo, no Módulo de Branding e Formato. E sabe, é incrível compartilhar tudo isso com cada um dos pets que estão por lá. Aprendi ao longo da vida, fui treinada para ser criativa por referência desde a infância. Hoje sei como fazer com a prática de décadas e posso dividir com cada pet da Academia da Matilha.

O polvo criativo

É normal nos perguntarem sobre como ser criativo ou responder nos stories da Matilha Brasil que uma dos grandes desafios é criatividade para criar conteúdo ou legendas interessantes todos os dias. E sabe? O grande problema da maioria das pessoas é que elas entendem que criatividade é um dom: ou você nasce com ele, ou não.

Enquanto, na ,criatividade é uma competência e requer treino para aflorar com naturalidade. Portanto, quanto mais você pratica, mais criativo você é. É como dirigir, de começo é mais difícil e precisa ter muita atenção, mas com o tempo fica automático. Assim como você pode dirigir sem sofrer todos os dias, você também pode ter criatividade todos os dias.

E como destravar a criatividade?

Parece difícil! Mas ser criativo não se restringe a consumir conteúdo do seu nicho, na sua bolha. A pessoa metódica é como um cavalo com cabresto, olha sempre para o mesmo lugar, sem horizonte e não cria referência para ter base criativa, porque não tem horizonte.

Já o criativo é um polvo que espalha seus tentáculos por nichos, assuntos, mídias e cenários diferentes, captando um pouco de cada lugar onde ele está, poder conhecer e vivenciar e assim ele forma uma biblioteca de referências dentro de si que são sua matéria prima no processo de como ter ideias criativas. Afinal, ele viveu e absorveu um pouquinho de cada coisa, lugar e expressão diferente e tem isso como base do que já existe no mundo criativo para criar coisas novas, se inspirar, misturar cenários e experiências e fazer o seu conteúdo do seu jeito, com base em referências de vida e de consumo de conteúdo.

Quem se abre para a criatividade, coleciona referências. E sem referências, não temos base para criar! Quer um exercício fácil para começar sua biblioteca de referência? Então siga esses 2 passos:

  • Explore nichos diferentes, sai do pet e do nicho que está acostumado a ver;
  • Sempre que ver um conteúdo que gosta muito, salve e coloque numa coleção do Instagram.

Assim você vai ter referências de mundos diferentes armazenadas numa coleção para te inspirar a criar. Mas só isso não basta, precisa exercitar! Na Academia da Matilha ensinamos processo para ser criativo, desenvolver sua marca e formatos de conteúdo exclusivos. Porque você ainda não estuda com a gente?

>>> Leia também sobre 15 ideias para posts de Instagram que irão te ajudar nesse processo de como ter ideias criativas e anotar referências.

Então, deu para esclarecer sobre como ter ideias criativas? Caso tenha dúvidas, deixe nos comentários.

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

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Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

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Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

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Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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