Cuidados com os pelos do chow chow preto

cuidados com o pelo do chow chow preto
set 18, 2020

Olá pessoal, aqui é a Gabi Benatti, mãe da Tahani (do Instagram @tahani_chowchow), e neste artigo vou falar de um tema que sempre perguntam no Insta dela: cuidados com pelos do chow chow preto. Vamos trocar experiências e dicas?

Conhecendo o tipo de pelo do seu cão

Conhecendo o tipo de pelo do seu cão

@tahani_chowchow

Para saber cuidar direitinho é super importante que você conheça o tipo de pelagem que seu cachorro, antes mesmo de pensar nos cuidados com a cor dos pelos. Isso porque cada um precisa de um tipo de escova ou pente adequados para não danificar. 

Podemos dividir as diferentes pelagens pensando nos tipos de raça. Por exemplo, um poodle tem pelos diferentes de um golden. Seja o seu cãozinho de raça ou sem raça definida (SRD), os tópicos abaixo podem te ajudar a identificar qual é o tipo de pelagem:

1 – Curto: são os mais simples de cuidar, em geral não precisam de tosa e a escovação ajuda a eliminar pelagem morta, já que os pelos não embaraçam. Esse tipo de pelo é liso e característico de Bulldog, Pinscher e muitos SRDs. Mas a textura pode variar, então algumas raças apresentam pelos curtos mais grossos e ásperos, como os Schnauzers e os Dachshunds de pelo duro.

2 – Longo: este tipo de pelo demanda mais cuidados com escovação e em alguns casos (mas nem sempre) precisa de tosa. Os pelos longos podem ser lisos, ondulados ou enrolados.

  1. Liso: as escovações devem ser diárias para evitar a formação de nós. Exemplos de raças com este tipo de pelo são os Lhasa Apso e Shih Tzus.
  2. Ondulado ou enrolado: a textura é mais áspera e as escovações também devem ser frequentes, como no caso dos pelos lisos. É um tipo de pelo característico de Poodles e Bedlington Terriers, por exemplo.

3 – Dupla camada: este tipo de pelagem combina os dois tipos anteriores, com pelos longos exteriores e subpelos curtos, que são mais densos. Este tipo de pelagem é característica dos Chow Chows, São Bernardos, spitz alemão e Goldens.

A frequência da escovação e o uso das escovas certas faz toda a diferença! 

Cuidados com o chow chow preto: banhos e tosas

Cuidados com o chow chow preto: banhos e tosas

@tahani_chowchow

Agora que sabemos identificar os tipos de pelos, vamos falar sobre banhos e tosas. Você pode escolher shampoos apropriados para o tipo e cor dos pelos. A Tahani usa um shampoo específico para dermatite, e não para pelos pretos. Como ela tem a pele sensível, não pode usar shampoos com cheiro forte ou algumas composições. Então sempre damos preferência para um shampoo indicado pela veterinária, que não resseca os pêlos e protege a pele dela.

O uso de shampoos para pelos escuros pode ser combinado com condicionadores, para deixar os fios macios. Uma outra opção para manter os fios negros sempre brilhantes, macios e exuberantes do chow chow preto é a hidratação. Muitos petshops oferecem este tipo de serviço especializado nas pelagens de cada cão. Esses cuidados também podem ser feitos em casa, veja dicas de higiene pet em casa nesse post.

Frequência de banhos em cachorros

A frequência desses banhos vai depender muito de cada tipo de pelo. Cães com dupla camada de pelos geralmente não ficam com aquele “cheiro de cachorro” (cheiro de banho vencido). Então o espaçamento entre esse cuidado pode ser maior para esses cães comparado os cães de pelagem curta. Assim, não precisa dar banho sempre para garantir pelos brilhantes, a manutenção diária ou semanal é que faz diferença.

A Tahani, por ter subpelo e pele sensível, toma banho uma vez ao mês ou, às vezes, até um pouco mais de um mês ou dois, no pet shop. Nós mantemos a saúde do pelo e a higiene ao longo das semanas em casa com escovação diária, banho a seco (spray) semanal e lencinhos umedecidos (de recém nascido, sem cheiro) quando ela já está mais suja. 

Os cães que precisam de tosa sempre podem estar com a pelagem renovada, o que também ajuda na saúde e vida dos pelos pretos. Já os que não devem ser tosados terão os pelos renovados no período das trocas, que geralmente ocorrem duas vezes ao ano. Se o seu cão não tem um pelo indicado para a tosa, não faça isso, pois pode gerar até depressão. Um chow chow jamais deve ser tosado, pois os pelos protegem a  pele e regulam a temperatura do corpo. 

Cuidando de dentro pra fora com o chow chow preto

Cuidando de dentro pra fora com o chow chow preto

@tahani_chowchow

O cuidado de dentro pra fora também faz toda a diferença. Sempre que possível, ofereça ração de boa qualidade ao seu cão, pois isso garante que o corpo terá acesso a todas as vitaminas e nutrientes necessários para uma boa saúde, inclusive da pelagem. A Tahani come desde filhote ração Super Premium, esse é um dos fatores para pelos tão lindos quanto os dela. As rações também têm opções para raças específicas, portes e faixas etárias (filhotes, adultos e idosos), que trazem fórmulas para cada necessidades.

Para os adeptos da alimentação natural (AN): façam o acompanhamento com um veterinário especializado ou nutricionista canino, para garantir que a alimentação está balanceada e oferecendo tudo que o seu melhor amigo precisa. AN não é composta apenas apenas por arroz e frango ou carne moída, ela deve conter uma série de ingredientes em diversidade, quantidade e modo de preparo específicos para cada cão. Sempre faça o acompanhamento com um especialista, senão pode ocorrer o efeito contrário ao desejado: comprometimento da saúde animal, pelos opacos e queda da pelagem. Saiba mais sobre AN nesse post.

Suplementos alimentares para pet

Também é possível oferecer aos cães suplementos alimentares para melhorar a saúde da pele e pelagem, deixando os pelos pretos macios e brilhantes. Dentre os mais recomendados está o ômega 3. Mas é muito importante que haja prescrição do veterinário para seu uso, tanto em termos de necessidade da suplementação quanto em termos da quantidade a ser utilizada.

A Tahani nunca usou ômega 3, mas há 3 meses estamos adicionando pó de neem da Total Neem na alimentação dela (saiba o que é o neem, seus benefícios  e a experiência da Tahani nesse post). Desde as primeiras semanas de uso já percebemos a diferença nos pelos: muita maciez e brilho, todos perceberam a diferença.

Cuidados extra com pelos do chow chow preto

Cuidados extra com pelos do chow chow preto

@tahani_chowchow

Quem tem um chow chow preto sabe como os fios podem avermelhar com facilidade e isso incomoda alguns tutores. É possível que o chow chow preto tenha alguns fios mesclados mais avermelhados por fatores genéticos, especialmente quando há mistura de raças. Neste caso não há o que ser feito, senão aceitar que seu melhor amigo tem pelos mesclados. E está tudo bem: cada um é lindo do seu jeitinho, com as suas características.

No verão aumenta a exposição ao sol e alguns cães frequentam praias e usam piscinas. Isso pode avermelhar os pelos pretos, pois eles ficam queimados. Quem tem cabelos pretos como eu sabe disso, os fios vão avermelhando mesmo. Se quiser evitar isso, evite a exposição ao sol nos períodos em que ele está no seu vigor, o que não é bom nem para os pelos e nem para as patas. Aplique protetor solar para pets e dê banho após banhos de mar ou piscina, para tirar o sal e o cloro e evitar danificar os pelos do seu chow chow preto.

Nunca, nunquinha, cogite tingir o seu cachorro para deixá-lo com os pelos escuros e em uma cor uniforme. Parece brincadeira, mas algumas pessoas têm dúvidas se pode pintar pelo de cachorro com tinta ou tonalizante de cabelo para humanos (se você fizer uma busca no Google vai ver essas perguntas). Mas a resposta é NÃO! Os produtos contém substâncias tóxicas para os cães, jamais faça isso. 

Sempre priorize o bem estar do seu cão, muito mais do que a estética. Cachorro não é um objeto ou um bichinho de pelúcia, então é fundamental que haja responsabilidade nos cuidados. 

Você tem alguma dica especial para cuidar de pelos do chow chow preto? Comenta aqui que eu vou amar saber!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

5 Comentários

  1. Anderson Luiz Costa Ferreira

    Eu tenho uma cachorra da raça Chow Chow os pelos dela e da cor preto só que eu queria que os pelos dela fica sem mais volumoso será que tem um condicionador ou shampoo que de este volume, a veterinária falou que Lea tem a pele muito sensível.
    Mais ela toma banho em petshomp só não deixo passar muito perfume nela.
    Alguém pode ajudar com um produto para o pelo dar este volume para ela ficar igual a uma leoa obrigado

    Responder
    • admin

      Oi, Anderson!
      Isso vai muito de pet para pet! Eu tenho chow chow com pelo mais curto e outro com pelo super armado e volumoso. Mas você pode reforçar a pelagem com suplemento:
      – Pó de Neem (https://pet.totalneem.com/produto/suplemento-pet/)
      – ômega 3 (serve o de humano, comprado em farmácia, só precisa ver a dosagem ideal).

      Responder
  2. Anne Karoline Goncalves Silva Soares

    Minha cadela e Chow chow preta os pelos trocou e ficou branco ela agora e preta e branca o que ouve

    Responder
  3. Viviane Bortolin

    Qual o spray que vc usa para o banho a seco em casa.?
    Qual a marca que vc utiliza neném ?
    Minha Chow Chow tem dermatite vc pode me informar qual Sampo vc utiliza e o fabricante. Obrigado

    Responder
    • admin

      Oi, Viviane! Tudo bem?
      Tenho 6 chow chows, e para banho a seco uso:
      – Loção de Neem TotalNeem, que é 100% natural e muito hidratante, além de antisseptico.
      – Ou Banho à Seco Hello Kitty da Pet Society, que tem Bepantol e Aveia, é bastante hidratante.

      Para banho completo, essas duas marcas são bacanas. Mas para dermatite, tente conhecer os produtos da SoftCare, eles tem várias linhas mais voltadas à tratamento e manutenção da pele sensível. O Shampoo Miscelar K-Treat é incrível, veja no link: https://ursinhoschowchow.petlove.com.br/shampoo-micelar-soft-care-k-treat/p?sku=2674670

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts