Cuidados pet dos cães no verão

cuidados pet no verão
dez 8, 2020

Olá, pessoal! Sou Fernanda, humana da Lelé e da Poppys do Instagram @leleepoppys, aluna da Academia da Matilha, bióloga por formação e amante da vida canina. Hoje queria contar pra vocês um pouquinho mais sobre os cuidados pet que devemos ter com a pele e os pelos dos cães no verão.

Verão – calor e umidade

Verão – calor e umidade

@leleepoppys

Enfim, 2020 chegou ao fim! E com o fim do ano chega a estação que muitas pessoas amam, o Verão! E aí vem calor, umidade, férias, praia, piscina, rio, cachoeiras…. Assim, como aumentamos os cuidados conosco nessa época do ano, é preciso redobrar os cuidados pet também.

Os cães, por exemplo, têm um sistema de perda de calor um pouco diferente do humano. Cães não possuem muitas glândulas sudoríparas, algumas ficam nos coxins (palma das patinhas) e nas narinas. E a regulação térmica é praticamente toda realizada através da respiração, que não é um sistema tão eficiente quanto o dos humanos. 

A pele e pelos são outro ponto bem importante para nos atentarmos durante essa época do ano. Assim como aumentamos os cuidados com a nossa pele e cabelos nessa época, precisamos adaptar a rotina pra eles também, ainda mais se envolver praia e piscina.

Cuidados pet na exposição solar no verão

Cuidados pet na exposição solar no verão

@leleepoppys

Antes de falar dos malefícios e dos problemas associados à exposição solar, vamos pensar um pouquinho porque nossos cães amam tomar um solzinho. Os raios UV, apesar de associados quase sempre a coisas ruins, são essenciais para a vida na Terra. Os cães, assim como nós, precisam desse tipo de radiação para sintetizar vitamina D, além disso seria uma forma “natural e ancestral” de controle de ectoparasitas. Pensa comigo, quando não eram domesticados, o sol ajudava no controle desses parasitas. E por último está relacionado com produção de neurotransmissores e regulação do sono.

Mas como nem tudo são flores, em excesso o sol pode trazer alguns malefícios, ainda mais no verão que a incidência de raios UV é muito alta. Assim, como humanos cães também podem ter queimaduras de sol causando vermelhidão e descamação. As regiões em que há menos ou falta de pelagem é muito mais sensível a esse tipo de problema. Por isso, está entre os cuidados pet evitar a exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h, e uso de protetores solares específicos para cães é a forma adequada de prevenir esse tipo de lesão na pele.

Aumento da temperatura e umidade no verão

Aumento da temperatura e umidade no verão

@leleepoppys

Por aqui preferimos um clima mais fresco. Mas sabemos que muita gente ama o calor, e na maior parte do Brasil essa estação quente vem associada também a chuvas. E calor e umidade é o clima perfeito para o crescimento de bactérias e fungos que podem causar algumas doenças nos nossos peludos. 

Então, nessa época do ano há um aumento na incidência de problemas causados por microorganismos que habitam a pele dos cães. Naturalmente eles “moram” lá, e não causam mal nenhum, mas como essa mudança de clima pode favorecer ao crescimento descontrolado que provoca problemas na saúde dos cães. As otites são um bom exemplo desse tipo problema.

É também no verão que cães com alergias e dermatites atópicas tendem a ter piora dos sintomas, como coceira, lambedura e perda de pelos. O aumento desses sintomas também está relacionado com o crescimento de microorganismos patógenos na pele. As regiões frequentemente afetadas são as patas, dobras de pele, orelhas, pescoço… então, nessa época do ano atenção redobrada, e acompanhamento com veterinário em caso de necessidade de tratamento.

Nesse período, há um aumento na incidência de dermatites causada por picadas de pulga e carrapato. E nesse caso uma forma simples de evitar problemas é o uso de produtos que protegem nossos cães desses ectoparasitas, sejam eles coleiras, comprimidos, repelentes….

Verão – temporada de férias, piscina e praia

Verão – temporada de férias, piscina e praia

@leleepoppys

Com clima quente e férias é uma época que muitos cães frequentam piscina e mesmo praias. É claro que nadar e mesmo caminhar pela praia são ótimos exercícios para nossos doguinhos, mas também requer cuidados especiais para evitar problemas de pele.

Vamos começar então falando da praia, pensa aí comigo no combo areia e água salgada, até pra nós humanos é preciso ter alguns cuidados. E quais os riscos?

  • Areia muito quente pode provocar queimaduras de coxins,
  • Acúmulo de areia nas dobrinhas é abrasivo e pode provocar dermatites,
  • E, por fim, a água salgada pode provocar ressecamento da pele.

E a piscina, assim como a água salgada, o cloro, normalmente usado em piscinas, também pode provocar ressecamento na pele.

Então, nessas situações é importante ter uma boa limpeza pós passeio pra tirar a areia, e caso tenham entrado na água enxaguar com água doce para eliminar resíduos de água salgada e cloro. E lembrar sempre de secar muito bem pra evitar que a umidade favoreça o crescimento dos microorganismos que falei anteriormente.

E as famosas tosas no verão?

@leleepoppys

Agora entrei em um assunto bem polêmico, né!? Como bióloga, o que posso dizer é que a pelagem funciona como isolante térmico. Ahhh então esquenta o cão? Não, ele isola, quando o clima está frio protegemdo do frio e quando está quente protege do calor. É claro que precisamos levar em consideração a história evolutiva das raças, algumas são mais adaptadas a climas extremos, outras menos. 

Sei que está aí pensando: Falou falou e não explicou nada. E não é isso, o pelo auxilia na manutenção da temperatura corpórea protegendo de frio ou calor. Mas saber se a tosa será ou não benéfica nesse caso, é algo muito específico de cada raça, e por isso é importante conhecer bem seu doguinho. E na dúvida sempre procure um especialista antes de optar por tosar ou não.

Já sabia da importância desses cuidados pet com a pele e pelos dos nossos amigos caninos durante o verão? Aproveito para convidá-los a conhecer nosso perfil no Instagram @leleepoppys, sempre trazemos assuntos relacionados a bem estar e qualidade de vida dos cães.

Fernanda Franco

Fernanda Franco

Autor

Humana de estimação da Lelé e da Poppys do @leleepoppys. Bióloga doutora em genética e biologia molecular, apaixonada por processos evolutivos e padrões comportamentais caninos. Aqui “traduzo” a literatura científica em linguagem acessível e conto a minha experiência como mãe de pet.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts