Curiosidades sobre o Cachorro Pastor Alemão

curiosidades do cachorro pastor alemão
fev 21, 2020

Conhecer um pouco mais sobre os cães e as diferentes raças que existem por aí pode te ajudar a encontrar um melhor amigo na medida certa pra você. Afinal, os doguinhos tem muita personalidade e a história deles pode te surpreender! Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o Cachorro Pastor Alemão. E pra isso, eu listei 5 curiosidade incríveis sobre essa raça maravilhosa. Mas antes, deixa eu me apresentar.

Meu nome é Maria Eduarda e eu sou tutora de um cão da raça pastor alemão conhecido como @afonso.pastoralemao. O Afonso tem apenas 7 meses de idade e adotar ele foi a realização de um sonho. Desde então tenho me dedicado muito a aprender mais sobre a raça e procurado explorar o potencial máximo dele no nosso dia a dia. Tem sido muito desafiador, mas a conexão e o vínculo que criamos é maravilhoso e faz todo o esforço ser recompensado. Pra quem não sabe, esse é um dos cães mais admirados no mundo todo e eu posso provar o porquê.

Genética apurada

curiosidades do cachorro pastor alemão

Segundo relatos, o cachorro Pastor Alemão teve início na Alemanha do século XIX e seus descendentes seriam híbridos de lobos com cães trazidos a estas regiões. Nessa mesma época, houve um esforço a fim de padronizar a raça, mas foi somente no ano de 1899 com o ex-capitão da cavalaria alemã chamado Max von Stephanitz que o objetivo foi consolidado a partir da fundação do primeiro clube do pastor alemão (Verein für Deutsche Schäferhunde) que, inclusive, existe até os dias de hoje. Horand von Grafrath foi o primeiro cão pastor alemão registrado e serviu como reprodutor principal e modelo para os cães pastores alemães. 

A princípio, essa raça foi desenvolvida para pastoreio de rebanhos na Alemanha, características como corpo atlético, inteligência e habilidade extrema foram acentuadas durante o processo de padronização da raça. Porém com a industrialização do país, essa função tendia a desaparecer. Von Stephantiz então convenceu o governo alemão a utilizar o cão em trabalhos policiais e no serviço militar e até hoje é conhecido como cão policial, até nos filmes. Mas isso é assunto para o próximo tópico.

Pastor Alemão: ajudando a fazer história

Durante a primeira guerra mundial o cães pastores eram utilizados pelo exército alemão durante algumas operações, fato esse que chamou a atenção do exército inimigo e fez com que a raça começasse a sua expansão pelo mundo após a 1ª Guerra Mundial, quando alguns exemplares foram levados da Alemanha para a Inglaterra. Nesta época, no entanto, a raça passou a ser conhecida pelo nome de Pastor da Alsácia, para que não houvesse nenhum tipo de associação com a Alemanha. Apenas em 1931 o Kennel Clube da Inglaterra autorizou que a raça voltasse a ser conhecida como Pastor Alemão.

Na segunda guerra, a raça voltou a ser utilizada pelo exército como mensageiros e  trabalhando no resgate, proteção, no abastecimento e como sentinela no campo de batalha. Nesse período os americanos reconheceram a bravura e inteligência da raça e os adotaram também.

Sempre pronto para ajudar

Uma curiosidade muito legal sobre o cachorro pastor alemão é o fato dele ter sido pioneiro no treinamento como cão guia. Os registros mais remotos sobre associação de treinamentos de cães-guia são de Viena, na Áustria, em 1819. Johann Wilhelm Klein fundou o Instituto para Cegos em Viena e começou a treinar cães-guia.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, o médico alemão Gehard Stalling, compadecido com a cegueira de veteranos de guerra da Alemanha, resolveu investir no treinamento de cães para auxiliar pessoas com deficiência visual e retomou os estudos de Klein. Uma década mais tarde, a norte-americana Dorothy Eustins, elaborou um artigo sobre o trabalho de Klein e seu treinamentos de cães-guias para cegos. Este artigo inspirou um milionário americano e cego, Morris Frank, que sonhava em ter mais autonomia em sua vida a tentar essa nova alternativa.

A partir disso, nasceu o vínculo de amizade entre Frank e seu cão Buddy, um adorável cachorro pastor alemão. Assim, Eustins e Frank montaram a primeira escola de cães guia dos EUA, a “The Seeing Eye”, em 1929. Tudo isso graças ao empenho de muitos e da inteligência dessa raça tão especial.

Inteligência é o seu sobrenome

curiosidades do cachorro pastor alemão

Segundo o ranking criado pelo psicólogo e professor Stanley Coren e apresentado no livro The Intelligence of Dogs, traduzido para o português como “A inteligência dos cães”, o Pastor Alemão ocupa o 3° lugar dentre as raças mais inteligentes do mundo.

No livro, o autor distingue a inteligência canina em três aspectos:

  • Inteligência instintiva: habilidades que o cachorro possui de forma instintiva, como o pastoreio, a guarda ou a companhia.
  • Inteligência adaptativa: habilidades que os cachorros têm para resolver um problema.
  • E Inteligência de obediência e trabalho: capacidade de aprender com o ser humano.

Toda a avaliação é baseada em anos de experiência, pesquisas científicas e estudo do comportamento desses animais. Para fundamentar o ranking, Coren ainda realizou um detalhado levantamento envolvendo o julgamento de 199 profissionais na avaliação de cães em competições caninas e fez o cruzamento das informações fornecidas por eles. Para as avaliações, por exemplo, Coren reuniu as raças que normalmente aprendem um novo comando depois de menos de 5 repetições e obedecem aos instrutores em 95% das vezes. Não é demais?!

Cachorro Pastor alemão e a calçada da fama

Uma raça tão incrível como o pastor alemão é claro que merecia estar no hall da fama né?! Dentre os principais papéis nos cinemas e na TV estão:

Jerry Lee, nos filmes K-9: um policial bom pra cachorro e K-9: Detetive particular. Nesta comédia de ação, Michael Dooley (James Belushi) é um policial extravagante que necessita de alguma ajuda para lutar contra Lyman (Kevin Tighe), um narcotraficante que tem tentado matá-lo. Um conhecido lhe dá Jerry Lee, um pastor alemão que foi treinado para farejar drogas. Com sua ajuda, Dooley espera colocar seu inimigo na cadeia, mas Jerry Lee tem uma personalidade própria e trabalha apenas quando quer. Para piorar, o cachorro é ótimo em destruir o carro, a casa e a vida sexual de Dooley. O filme é de 1989, mas ainda tira boas risadas!

O personagem Rin-Tin-Tin, pastor alemão que participou em diversas séries e filmes nos anos 20 e 30 do século XX também fez bastante sucesso como já comentado NESSE POST sobre filmes com Pastor Alemão. E ainda temos as séries, Rex, um cão policial que ajudava a resolver crimes que protagonizou a série televisiva Kommissar Rex. Max, um cão policial que ajudava a resolver crimes que protagonizou a série televisiva Inspector Max. E Chase, um inteligente pastor alemão aparece no desenho Patrulha Canina, atlético e ágil ele é o filhote perfeito para espionar. Vale a pena conferir!

 

E aí?! Gostou de conhecer um pouco mais sobre o cachorro pastor alemão? Será que essa raça combina com você?! Comenta aqui embaixo, vamos adorar saber! E não esquece de compartilhar com seus amigos, vamos fazer todos se apaixonarem por essa raça maravilhosa!

Aliás, vem conhecer mais do Afonso lá no Instagram também!Te espero por lá! 🙂

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts