Dachs: Personalidade e Características

dachs: personalidades e caracterísiticas
jul 9, 2020

Olá, eu sou a Hana, mamãe da Dory, uma dachshund (salsichinha) muito linda, e nesse texto falaremos um pouco sobre a personalidade e características dos dachs!

CARACTERÍSTICAS DOS DACHS 

CARACTERÍSTICAS DOS DACHS 

@dory.salsichinha

Os dachshund são de origem alemã, onde foram criados no século 16 para exterminar texugos. E eles tendem a ser Espertos, Teimosos, Cheios de Energia, Brincalhões, Dedicados, Corajosos, Curiosos e bastante Independentes.

Apesar de ser uma raça de pequeno porte os dachshunds são conhecidos por serem corajosos e enfrentarem animais até maiores do que eles.

Dachs costumam ser muito ágeis, espertos, rápidos e habilidosos e por isso muitas vezes são usados para caça. Também são cães que aprendem muito rápido, o que é muito positivo para o adestramento do animal. Pois como são teimosos podem acabar tendo a necessidade de adestramento. 

No entanto também tendem a ser cães brincalhões e cheios de energia, o que vai demandar que você brinque, e passeie bastante com eles. Mas também são cães com uma estrutura sensível o que ao mesmo tempo demanda mais cuidado da parte de seus tutores. 

Dachs também são extremamente amigáveis e leais. Se você tem um dachshund de certo terá um grande companheiro, eles costumam estar ao lado do tutor o tempo todo e sempre sendo muito carinhosos. 

COMO SÃO CONHECIDOS

COMO SÃO CONHECIDOS

Aparência física:

A raça tem dois tipos de porte:

  • O maior, que é tido como porte normal da raça, que varia de 20 a 25 centímetros e de 6,5 a 11,5 quilos.
  • E o anão, com 13 a 16 centímetros e de 4 a 5 quilos, sua expectativa de vida é de 15 anos.

A raça possui um pescoço longo, cabeça fina, focinho comprido, olhos ovais e vivos que vão de marrom avermelhado ao marrom enegrecido, eles tem um olhar amigável e penetrante, que grande parte das vezes que nos olham sentimos vontade de apertá-los. Enquanto as orelhas são longas e chatas. 

Nomes:

Nem todos os chamam de dachshund, alguns os conhecem como Dashs, Cofap, Basset, Teckels, Salsichinha e Linguicinha!

Pelagem:

Eles possuem três tipos de pelagem:

  • Pelo curto: grosso, espesso, brilhante, cerrado e áspero. 
  • Pelo duro: assentado, grosso e de arame com o subpelo. 
  • E pelo longo: sedoso e brilhante com o subpelo aderente ao corpo, ficando mais comprido debaixo do pescoço e na parte inferior do corpo.

Cores:

E também possuem três tipos de cores:

  • Unicolor: vermelhos, amarelo avermelhado, amarelo ou marrom avermelhado.
  • Bicolor: preto profundo ou marrom com manchas ferrugem (amarela ou castanha).
  • Arlequim: tigrado manchado, ou manchado, a cor básica é sempre cor escura preto, vermelho ou cinza. 

5 CURIOSIDADES SOBRE OS DACHS

5 CURIOSIDADES SOBRE OS DACHS

@dory.salsichinha

  1. Por causa de sua aparência, os dachshunds têm sido um tema favorito de cartunistas e fabricantes de brinquedos.
  2. Um Dachshund foi o mascote dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, o cachorro foi o primeiro mascote oficial em Olimpíadas.
  3. A rainha Victoria adorava os Dachshunds, era uma das suas raças favoritas e por causa dela se tornaram conhecidos na Inglaterra.
  4. No Brasil ele ficaram conhecidos como “Cofap” por causa de uma marca de amortecedores que usam o Dachshund como garoto propaganda.
  5. Os pulmões dos daschund são grandes para um cão deste tamanho. E por isso os Dachshunds têm um latido alto.

CUIDADOS ESPECÍFICOS COM OS DACHS

CUIDADOS ESPECÍFICOS COM OS DACHS

@dory.salsichinha

Dachshund tem muita energia e resistência, e gostam muito de brincar e passear. Principalmente em lugares ao ar livre como parques, pois gostam muito de cavar e caçar. No entanto, também são ativos dentro de casa e se adaptam bem desde que tenham exercícios e brincadeiras.

Para o porte do dachshund pequenas caminhadas são suficientes, já que caminhadas longas em uma grande frequência pode ser prejudicial para coluna deles.

E por falar sobre a coluna da raça, nesse caso a atenção deve ser dobrada principalmente quando eles quiserem pular no sofá ou na cama, ou quando você for pegá-los no colo.  E também se deve ficar bem atento ao peso dos dachshunds, já que a raça tem predisposição a engordar e devido a sua estrutura alongada a obesidade pode ser prejudicial a sua coluna e articulações 

Uma grande inimiga dos dachs também são as escadas, se forem utilizadas com muita frequência também podem acabar sendo prejudicial. 

PERSONAGENS INSPIRADOS NOS DACHS

PETS 

Em pets, aparece o personagem Buddy que é um dachshund adorável e bastante sarcástico, que adora ficar numa boa, sossegado. 

TOY STORY

Slinky é um cachorro de brinquedo e um dos principais protagonistas no filme Toy Story. Ele possui frente de madeira e quartos traseiros, com uma mola como seu meio. Ele é o melhor amigo de Woody, muito leal aos seus amigos e muito querido por todos.

BIBO PAI E BOBI FILHO 

  • Bibo Pai – Um pai com palavras sábias, que sempre julga saber o que é melhor para os dois. Mas tem uma personalidade afetiva e no final sempre concorda com seu filho.
  • Bobi filho – Um filhote de alto astral, motivado pelo desejo de sempre deixar seu pai orgulhoso.

DOUG FUNNY

O personagem tinha um super amigo chamado Costelinha, o mesmo foi inspirado na raça dachshund.

Mas a raça também aparece em diversos outros filmes como, Salsicha o campeão, O bicho vai pegar, Ugly Dachshund, A dama e o vagabundo, entre outros. 

 

Se você tem um dachshund e conhece tutores de dashs não deixem de compartilhar esse texto com os salsilovers de plantão. E deixe aqui no comentário o que achou!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

1 Comentário

  1. Andrea

    São pura fofurice!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts