DIY: Caminha para gato com uma mala

DIY: caminha para gato
fev 20, 2020

Olá humanos, amicats e aumigos, sou uma gatinha SRD chamada RaCa e meus tutores são os humanos Carolina e Rafael. Postamos muitas dicas felinas e DIYs para ajudar e facilitar a vida dos donos de gatinhos e cachorrinhos em nosso Instagram @racathecat. E hoje vamos ensinar você a fazer uma caminha para gato.

Recebemos o convite para fazer um DIY exclusivo para o blog da Matilha, onde vamos ensinar vocês como transformar aquela mala antiga que está jogada em cima do armário e não sabe o que fazer com ela em uma super caminha para gato no melhor estilo de casa Pinterest, afinal o seu filho de quatro patas merece. Então arregacemos as mangas e vamos lá.

Materiais para caminha para gato.

Pra esse DIY vocês vão precisar dos seguintes materiais:

materiais para fazer cama de gato

  • Uma Mala Antiga, de preferência uma com a lateral rígida.
  • Tesoura.
  • Estilete.
  • Régua.
  • Pedaço de tecido da sua preferência.
  • Cola-quente.
  • Espuma.
  • Um lápis ou caneta.

Como fazer caminha para gato com uma mala de viagem

Para começar o DIY e criar uma caminha para gato, abrimos a mala e a dividimos ao meio com a tesoura ou estilete. Depois de separar a mala em duas partes, avalie e escolha a melhor parte. Algumas malas possuem detalhes de metal bem bonitos, caso queira mantê-los, com um pouco de cola quente prenda-os no local de forma que fiquem fixos.

Depois de escolhida a parte, tire as medidas de altura, largura e comprimento da mala:

mala de viagem para diy pet

Este imprescindível para o momento de comprar e escolher a espuma, pois com eles não será preciso efetuar nenhum corte extra. No nosso caso precisaremos efetuar este corte extra, pois escolhemos utilizar 2 pedaços de espuma que tínhamos em casa. Como são finos e compridos precisaremos efetuar cortes.

espuma para a caminha

Para isso, marcamos e cortamos de forma que a espuma coubesse dentro da mala.

montando caminho para gato

Nós usamos duas camadas de espuma, porque nossa espuma era de 10mm, a nossa mala é alta e queríamos deixar uma certa altura da espuma para beirada da caminha. Então adeque de acordo com as necessidades da sua.

Com a espuma cortada e no local, vamos pegar o tecido e colocar sobre a mala, centralizando-o:

caminha de gato

Depois de posicionado o tecido, marcamos com uma sobra de 2cm ou mais para cada lado da borda da mala. Esta medida pode variar caso queira deixar o tecido mais ou menos esticado, agora é recortar o excedente, se preferir. 

Para finalizar a sua caminha para gato, é só pegar a cola quente, o tecido e gentilmente ir colocando a cola nas beiras da mala e prendendo o tecido ao redor de toda mala.

prenta o tecido com cola quente

Já nos locais onde existir fivela ou detalhes em metal, cole o tecido da melhor forma para dar acabamento. 

prenta o tecido com cola quente

Como o tecido foi cortado com folga, nas quinas da mala, ao prender o tecido, demos fazer uma dobrada na ponta:

dobre o tecido nas pontas

dobre o tecido nas pontas

E dê uma leve enrugada ao prendê-lo com a cola quente tomando cuidado para não puxar o tecido da lateral.

acabamento da caminha para gato

CAMINHA PARA GATO

Feito isso sua mala estará transformada e pronta para uso, agora como uma caminha para gato super estilosa. Aproveite!

caminha para gato feita de mala de viagem

DICAS

Na hora de colar o tecido, para dar acabamento, recomendamos dar uma pequena dobra na ponta do tecido ao prendê-lo na cola quente junto à mala.

Sobre o tecido ideal – a dica na hora de escolher o tecido pra sua caminha de gato é que escolha um que seja agradável ao toque, afinal a ideia é ter um lugar confortável pro seu bichano descansar. Mas aqui optamos por usar o tecido de uma mantinha pet bem fofinha.

EXTRA

Atenção na espessura da espuma que irá comprar. Pois existem vários tipos no mercado e se já tiver a medida interna da mala ao comprar, poderá comprar somente um pedaço do tamanho ideal, economizando alguns trocados.

Limpeza da caminha para gato:

De tempos em tempos, poderá ser necessária uma limpeza da caminha para gato. O intervalo entre cada limpeza, dependerá do seu gatinho e de quantos gatinhos a usam. Aqui a única sujeira que fica na caminha de gato é pelo, pois somente eu (Raca) que utilizo.

Existem várias técnicas para limpeza de tecidos com pêlos de gatos e o tipo de tecido escolhido para fazer a caminha também poderá fazer diferença na hora da limpeza, portanto pense nisso ao escolher o tecido.

Na caminha para gato que fizemos utilizamos tecido de microfibra, tipo uma toalha e como o colamos com cola quente no local, para limparmos viramos a caminha de ponta cabeça e passamos uma escovinha. Apesar desta limpeza, com o tempo efetuamos uma troca do tecido.

Se o gatinho marca território pela caminha ou por algum outro motivo, você sabe que precisará lavar com mais frequência e quer evitar ter de repetir o processo de colagem com a cola quente,uma solução é ao invés de colar o tecido direto na mala seria utilizar velcro. Colando ele com cola quente ou até mesmo cola instantânea na mala e costurando a outra parte no tecido. E dessa forma você conseguirá tirar pra lavar e colocar novamente mais facilmente.

Fez essa caminha para gato na sua casa? Mostre pra gente, usando a hashtag #diydaraca e marque o nosso perfil @racathecat e a @matilhabrasil, queremos ver como ficou seu DIY.

Se seu humano quer muito aprender a fazer algo para você, pede para ele comentar aqui, quem sabe não fazemos uma próxima edição!!!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts