Enriquecimento Ambiental Sensorial

ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL SENSORIAL
maio 11, 2020

Já pensou como enriquecer a rotina do seu cachorro suprindo as necessidades dele com o Enriquecimento sensorial? Eu sou Giovana, mamãe da Margie @margiefofinha e hoje vamos falar sobre o Enriquecimento Ambiental Sensorial.

Enriquecimento Ambiental Para Cachorros

Enriquecimento Ambiental

@margiefofinha

Mas antes precisamos falar um pouquinhos sobre o Enriquecimento Ambiental (EA), como o nome já indica é uma forma de enriquecermos o ambiente do animal que vive em cativeiro. O Enriquecimento Ambiental surgiu em zoológicos na necessidade de trabalhar a mente dos animais que vivem em cativeiros. Hoje em dia aplicamos para nossos cães e gatos com o intuito de manter a sanidade mental deles. Pois assim como os humanos eles também podem padecer de problemas psicológicos como ansiedade por separação, o stress e estereotipias são mais comuns em cachorros do que podemos imaginar. O Enriquecimento Ambiental é a nossa maior arma na prevenção desse tipo de doenças.

O que é Enriquecimento Ambiental Sensorial?

O Enriquecimento Ambiental Sensorial se trata de fornecemos estímulos diferentes, tais como, cheiros diferentes, imagens, sons, lugares em que possa pisar os coxins com texturas diferentes, está em um gramado e já vai para um lugar com pedrinhas, são formas em que ele possa utilizar seus cinco sentidos. Veja:

Olfato do cachorro

Olfato do cachorro

@margiefofinha

Com certeza você já levou seu cachorro para passear e ele quis cheirar todas as árvores possíveis, te arrastou por todos os cantos para cheirar todos os cantinhos que ele podia. Não é mesmo? 

O nariz de um cão tem cerca de 200 milhões de receptores olfativos nasais, cada receptor detecta e identifica cada molécula de cheiro no ar. Olfato dos cães é o sentido mais desenvolvido, eles têm cerca de 25 vezes mais receptores olfativos que nós seres humanos.

Tato canino

@margiefofinha

Você já deve ter chegado na beira da praia e ter tirado os chinelos para ficar descalços e sentir a areia ou até mesmo dar aquela molhadinha nos pés, não é mesmo?

Os cães, assim como nós, sentem através das seus coxins mais conhecido como almofadinhas. Essa região é tão fofinha pois tem uma camada bem generosa de gordura que os permitem usar seus coxins como freios.

Caminhar por lugares diferentes do habitual é uma forma de Enriquecimento Ambiental Sensorial. Pois o cachorro irá sentir as texturas através dos seus coxins. Está sem tempo de passear? Que tal fazer uma massagem relaxante e ainda ajudar na circulação? Para isso faça movimentos circulares nas almofadinhas e depois entre os dedos com um gloove indicado para coxins se não tiver e quiser começar hoje mesmo pode usar óleo de coco. Mas certifique-se que ele não irá se lamber até estar bem sequinho.

Visão

visão canina

@margiefofinha

Aposto que você já vibrou por seu cachorro pegar um brinquedo super rápido no ar ou até mesmo em algum lugar que você mesmo não viu onde caiu.

Apesar de não enxergarem uma gama de cores como nós humanos, eles possuem uma visão periférica muito maior do que a nossa. E é por isso que eles conseguem pegar bolinhas, frisbee no ar com tanta facilidade! 

Audição

audição canina

@margiefofinha

Certamente você já soltou seu cachorro em algum lugar bem espaçoso ou até mesmo em casa e precisou chamá-lo de muito longe e ele te ouviu, pode ser que veio, poder que te deu uma olhadinha de canto e ignorou! Mas ele te ouviu, pode ter certeza!

Mais uma vez eles passam na nossa frente no jogo dos sentidos. Os cachorros têm a audição muito mais apurada do que a nossa. Nós humanos captamos sons que estão numa faixa de vibração de 20 e 20.000 ciclos e eles de 18 e 40.000 ciclos por segundo. Por isso podemos explorar a audição dos cães por meio de exercícios a distância, assim como utilizar músicas para que se sintam bem no ambiente.

Paladar

paladar do cachorro

@margiefofinha

Seu cão não recusa quase nada? Não pode ver um petisco? Falou em comida chega a brilhar os olhinhos? Você vai se surpreender com o que vou lhe contar a seguir!

Antes de mais nada, quero dizer que eu também fiquei chocada com essa informação e aqui ganhamos deles, o placar ficou 4×1. Mas brincadeiras a parte, vamos ao que interessa.

O sentido menos apurado dos cães é o paladar. Eles não têm tantas papilas gustativas para diferenciar com precisão doce, salgado, azedo e o amargo. Sim, mas eles amam um Enriquecimento Ambiental em com um brinquedo recheável, eles amam brincadeiras com comida.

Estudos levam a acreditar que os brinquedos que recheamos e ofertamos tem texturas diferentes, fazendo com o que um dos sentidos aflore e claro o sabor também conta. Mas o que mais pesa talvez seja a textura. Você pode alternar, dar ossos recreativos, cascos e chifres. Eles amam roer texturas diferentes! 

Espero que tenham gostado, vou deixar aqui o link de um IGTV onde dei algumas dicas de Enriquecimento Ambiental para fazermos agora na quarentena.

Ah, e confira dicas de Enriquecimento Ambiental Cognitivo NESSE POST!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts