Fotografia Pet: dicas para cliques incríveis com melhor amigo

FOTOGRAFIA PET
fev 28, 2020

Olá, pessoal! Eu sou a Fernanda, mamãe da Beagle Catarina lá do Instagram, aluna da Academia da Matilha e estudante de Marketing, e nesse post o nosso assunto é fotografia pet: vou contar pra vocês algumas dicas para conseguirem fotos bem legais e sem estresse dos pets!

Fotografia Pet X Instagram

O Instagram tem um apelo praticamente todo visual. Por isso ter um feed agradável ao olhos aumenta a probabilidade de que as pessoas curtam suas fotos, sigam seu perfil e até se inspirem nele. Você mesmo provavelmente já entrou em algum perfil do Instagram e pensou: “Nossa, que fotos incríveis! Por que as minhas não ficam assim?”

Fotografia Pet X Instagram

E se já é difícil conseguirmos fotos lindas de nós, humanos, que entendemos que precisamos fazer “poses”, fica ainda mais complicado quando se trata de pets! Mas o fato é que você não precisa ter uma câmera profissional de última geração nem um estúdio fotográfico para conseguir boas fotos.

Como já vimos nas aulas da Academia da Matilha, os princípios básicos devem estar presentes nas fotos de boa qualidade:

  • Nitidez de imagem;
  • Boa luz (a luz natural até as 10h e após as 16h é a melhor);
  • Ângulos (o olho no olho favorece o pet).

Visto tudo isso, você deve estar se perguntando como conseguir fotos boas se o pet não para quieto, não é? Pois é, isso vai exigir um pouco de paciência e treino, afinal, se ele não é acostumado a ficar quietinho e é hiperativo, pode não ser de primeira que você consiga a melhor foto.

A Catharina tem sido condicionada para fotos desde que chegou em casa, com 2 meses. Isso porque eu sempre gostei muito de fotografia e queria tirar todas as fotos possíveis dela. Mas como todo bom filhote beagle, ela não tinha paciência para ficar paradinha. Então aprendi alguns truques que ajudam muito para criar fotografias pet que impressionam!

1 Truques para Fotografia Pet

1 Truques para Fotografia Pet

Prenda a atenção do pet

Encontre algo no qual ele foque a atenção. Pode ser petisco, um brinquedo, uma meia, qualquer coisa que ele goste muito. Utilize esse objeto para atrair o olhar dele e fazê-lo esperar por sua recompensa.

foto pet: seja rapido

Seja rápido

Aproveite enquanto ele está com a atenção voltada para o objeto e faça as fotografias. No começo tente tirar fotos rapidamente, pois a demora pode fazer o pet perder o interesse e desviar sua atenção.

Gaste a energia do pet

Se ele for muito enérgico e “imparável”, você pode fazer um passeio ou brincar com ele antes das fotografias. Dessa forma ele irá gastar a energia e ficar mais alegre, o que pode contribuir para que você consiga fazer as fotos.

Use e abuse do “olho no olho” na fotografia pet

Conseguir isso pode não ser fácil, já que os pets não entendem para onde devem olhar. Por isso utilize o objeto para atrair o olhar do pet para a câmera, aproxime o objeto que estiver segurando próximo a lente da câmera, assim você atrairá o olhar dele para onde quer.

Seja criativo

Qualquer coisa pode se tornar cenário para as fotos: folhas de EVA, cortina, balões. Não há limites para a imaginação, mas lembre que o pet deve ser o centro da atenção na fotografia, por isso fundos neutros ou desfocados são melhores, na maioria dos casos.

cenário para fotografia pet

 

fotografia pet

Procure um lugar tranquilo

Faça as fotos em um lugar onde não haja muito barulho ou muitas pessoas. Quanto mais estímulos externos, menores são as chances do pet ficar parado e prestar atenção em você. E em casos de fotos externas, tente ir aos lugares em horários de menor movimento. Por exemplo, essa foto da Catharina foi tirada na praça central da cidade em um domingo de manhã bem cedo.

Recompense seu pet

Recompense seu pet

Durante a sessão de fotografia, dê petiscos para mantê-lo calmo e recompensá-lo por seu “trabalho”. Pois isso vai mantê-lo animado para mais fotos.

Paciência

Por vezes você fará milhares de cliques para conseguir 1 fotografia boa. É assim mesmo, não desanime.

paciencia

Utilize superfícies firmes para fazer fotografia pet

Se precise colocar o pet em cima de alguma superfície, garanta que esta seja bem firme. Pets se sentem inseguros em superfícies bambas, e possuem o instinto de “fugir” delas.

Conheça os limites do seu bichinho

Eles não são como humanos capazes de tolerar minutos infinitos mesmo não querendo. Por isso saiba “ler” seu pet, e não o estresse com as fotografias por tempo além do necessário. E se divirta com seu pet entre uma foto e outra, torne esse momento prazeroso para ele.

Edite suas fotos

Se precisar, utilize APPs para editar suas fotos. Você pode realçar cores, contraste, balanço, sem mexer na estrutura da fotografia  e sem deixá-la artificial. Para isso eu gosto muito de usar o PS Express.

Edite suas fotos

Edição de fotos: Antes

Edite suas fotos

Edição de fotos: Depois

Gostou das dicas? Vamos botá-las em prática? Então me conta aqui nos comentários se deu certo com seu amigo!

E para se tornar mestre no Instagram, dominar as técnicas e ferramentas e alavancar o crescimento do perfil, CLIQUE AQUI!

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

2 Comentários

  1. Kelianne

    Dicas super produtivas e praticas !! Por aqui é bem dificil fazer as fotos pela hiperatividade da Bella e, só consigo com petiscos. Apos passeio ja tentamos porém ou ela chega mais eletrica ou mais cansada e fica super mal humorada e ñ deixa colocar acessórios. Os clicks saem em momentos despretensiosos por vezes com fundo neutro e depois edito com app. Excelente matéria ! Parabéns pela dedicacao ! Kelianne da @bella_beagle15

    Responder
  2. @lordchewiepom

    Adorei as dicas de fotografia, agora vou praticar.
    Obrigada

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts