Grama para cachorros: como escolher e plantar

grama para cachorros
ago 31, 2020

Olá pessoal! Sou a Karina, mamãe do Thomas e do Theo, do Instagram @thomasetheo, e hoje vamos falar sobre grama para cachorros e como isso tem nos ajudado na quarentena. 

É muito comum vermos nossos cães comerem grama quando saímos para passear, não é mesmo? Mas o que muita gente não sabe, é o porquê dos cães comem grama, se realmente pode, se eles podem comer todas as plantas… Enfim, são inúmeras perguntas e se você tem alguma dúvida parecida, fica com a gente até o final desse post, pois vamos explicar tudo pra vocês e até mesmo como plantar grama para cachorros em casa.

É normal os cães comerem grama? 

É normal os cães comerem grama? 

@thomasetheo

Todos sabemos que os cães são carnívoros, então quando vemos eles comerem grama, sempre nos deixa em alerta… Será que estão passando mal? Com fome? É sinal de vermes? Na verdade, não há uma resposta única para esta pergunta. Ingerir grama é um comportamento normal e ancestral dos cães e os motivos podem variar desde a zoofarmacognosia, que é quando eles se automedicam ou somente por gostarem de grama. 

Aliás, os gatinhos também gostam de gramas e já tem post aqui no blog sobre graminha para gatos!

Por que os cães comem grama?

Por que os cães comem grama?

@thomasetheo

 

Grama é fonte de fibras insolúveis, enzimas, prebióticos, clorofila e outros fitonutrientes, além de minerais. Então se o seu cão é do tipo que come grama calmamente, degustando aquilo que está ingerindo – e que não vomitam em seguida – provavelmente estão fazendo isso simplesmente porque gostam. Enquanto os filhotes, na maioria das vezes, comem grama por curiosidade ou porque viu um pet mais velho fazendo e quer fazer igual.

Agora, se seu cão é do tipo que come qualquer grama que vê pela frente e depois vomita e/ou tem diarreia, ele pode estar se automedicando. Isso acontece porque cães que comem grama e em seguida têm sintomas de desconforto gastrintestinal (como lamber os próprios lábios, apresentar barulhos na barriga, fezes amolecidas ou com muco, apetite irregular e/ou vômitos) podem estar com verme ou doença inflamatória intestinal crônica. Então não pense duas vezes e marque uma consulta com o veterinário.

Quais tipos de Grama para cachorros permitidas? 

Quais tipos de Grama para cachorros permitidas? 

@thomasetheo

Nem todas as gramas são saudáveis para os cães comerem. Muitas vezes pode ter alguma plantinha tóxica perto da grama, e se ele acabar ingerindo junto, pode causar um problemão. Outro fator importante de se lembrar, é que muitas vezes essas gramas que eles comem, podem estar infectada! Isso porque outros cães ou outras espécies, podem ter passado por ali e feito xixi ou cocô sobre a grama e nunca sabemos se esses animais que passaram por ali são saudáveis, ou podem ter alguma doença contagiosa. Então sempre dê preferência para deixá-los comerem gramas de locais que você conhece, sabe da procedência e até mesmo gramas que não foram tratadas por pesticidas e herbicidas sintéticos. 

Por esse motivo, decidi plantar a nossa própria grama para cachorros aqui em casa, para que eles possam comer a vontade e sei que não terá nada de ruim ou ofensivo a saúde deles. Então prepara um papel e caneta (ou o print, rs) que vamos ensinar vocês a plantarem na sua casa também. 

Aqui em casa plantamos o milho de pipoca, que quando grande se torna uma linda e saudável grama para cachorros. Mas vocês também podem plantar outras coisas que os cães podem comer, como melissa, hortelã, salsinha, aveia ou trigo orgânicos. Mas lembre-se de não deixá-los à disposição, senão tudo será consumido de uma só vez. 

Como fazer uma plantação de grama para cachorros em casa? 

Como fazer uma plantação de grama para cachorros em casa? 

@thomasetheo

E para plantar é super fácil, você vai precisar de:

  • Um vaso para plantar;
  • Argila ou pedras;
  • Manta para drenar a água;
  • Terra própria para plantar;
  • Milho de pipoca; 

Como plantar:

Primeiro passo é colocar uma camada de argila/pedras e em seguida colocar a manta. Feito isso é hora de colocar a terra, coloque uma quantidade de aproximadamente 5 centímetros de altura. Depois disso espalhe bastante milho de pipoca sobre a terra e finalize com mais  uma fina camada de terra. Após isso, regue com um pouco de água para manter a terra úmida.

Regue sua plantinha diariamente e deixe no sol por aproximadamente 4 horas por dia. Depois de mais ou menos 5 dias sua plantinha já começa a crescer e em duas semanas, você já tem uma graminha própria para seu cachorro ingerir.

Como fazer enriquecimento ambiental com grama? 

Caso seu cão não goste de comer a  grama, você pode usar sua plantação como enriquecimento ambiental e ajudar tirar o tédio dessa quarentena. Basta esconder alguns pedaços de petiscos ou ração no meio da plantinha e deixar que seu cão procure. Além de gastar energia, ele estará colocando seus sentidos em prática, como farejar, caçar e trabalhar a mente. 

Espero que vocês tenham gostado e queremos ver a plantinha de todos vocês! Então, quem fizer, nos marca no Instagram @thomasetheo para repostarmos… Ah, e se ainda ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui embaixo que teremos o prazer em ajudá-los. E referente a plantação, temos um destaque salvo em nosso Instagram onde ensinamos tudo com vídeos, para facilitar. Um grande abraço e até o próximo post.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

1 Comentário

  1. ALESSANDRA FERREIRA MATOS

    Mt bom farei isso

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts