A importância da identificação de cachorro

identificação de cachorro @aryamorcegona
jan 29, 2020

Olá, pessoal! Eu sou a Patrícia, mamãe da @aryamorcegona e o assunto desse post identificação de cachorro. Todos temos muito amor pelos nossos animais e jamais queremos que algo de ruim aconteça com eles. Porém, infelizmente, casos de fuga são relatados diariamente: uma coleira que arrebenta, um portão que é esquecido aberto, fogos de artifício que causam pavor e fazem com que eles busquem desesperadamente correr para longe, um susto durante o passeio que faz com que eles escapem da guia. São situações que ninguém deseja e nem espera que ocorram, mas que vemos constantemente em posts na Internet, quando os tutores clamam por ajuda para encontrarem seus pets. Em muitos desses casos, vemos que não é utilizada uma identificação, o que dificulta muito na localização.

Zelando pela segurança do seu pet 

identificação de cachorro @aryamorcegona

Quando alguém vê um animal na rua e observa que ele possui uma identificação, sabe que ele tem um tutor à sua espera, que ele está perdido e isso facilita até mesmo a aproximação.

Pensa com a gente: Você encontrou um cão na rua, mas ele não tem nada que o identifique e nem que te ajude a saber de onde ele vem. Como fazer para localizar sua família? É preciso contar com a sorte de alguém ter visto um pedido de ajuda por aí. Fora isso, não tem como saber de onde ele vem. Se existisse uma identificação de cachorro, você conseguiria facilmente ligar e avisar a família que encontrou o seu tão amado fujão.

São bem comuns os pensamentos: “não vai acontecer comigo” ou “fulano se descuidou, mas eu sou super cuidadoso”. A maioria das pessoas que passaram pela situação de ter o seu pet perdido não imaginavam que isso poderia acontecer. Portanto, zelar pela segurança dos nossos queridos bichinhos é primordial.

A identificação de cachorro deve ser usada até mesmo dentro de casa. Tanto porque o pet irá acostumar mais facilmente ao acessório, como, porque imprevistos podem acontecer mesmo dentro de um ambiente fechado. Então, não tire a identificação em nenhum local.

Existem diversas formas de identificação de cachorro, como veremos no próximo tópico. Mas o principal é que elas possuam o telefone do tutor e o nome do pet para que possa ser feito contato de forma rápida e fácil. Algumas marcas trabalham até mesmo com dois telefones de contato. 

Conhecendo os tipos de identificação de cachorro

identificação de cachorro

O tutor tem uma grande variedade de marcas e tipos de identificação para escolher de acordo com sua preferência e com o que ele acredita que seu pet vá se adaptar melhor. Os preços também variam bastante nesse aspecto. veja algumas opções:

Coleiras bordadas

Temos as coleiras bordadas que possibilitam a personalização das cores, do que vai ser escrito (podendo até incluir o nome do Instagram) e a inserção de desenhos (como essa da Arya que possui dois morceguinhos). Geralmente, elas também possuem uma argola para colocação de algum acessório, podendo até ser uma plaquinha de identificação. Afinal, nunca é demais identificar, não é?! Há opções de cores em neon, que ficam bem chamativas e lindas. 

Tags de Identificação

As tags ou plaquinhas também conquistam muitos seguidores, como a Cacau, do Insta @cacausandog. Elas possuem diversas formas, tamanhos e cores, se assemelhando bastante a um pingente pendurado em uma corrente ou em uma coleira, deixando um look bem fofo e moderno.  Os formatos podem ser de ossinho, coração, frutas, doces, comidas. Podem ser mais simples, como as que são feitas puramente em aço inox, ou mais detalhadas como as que são pintadas e possuem desenhos divertidos.

identificação de cachorro @cacausandog

Foto da @cacausandog

Existem ainda plaquinhas que utilizam QR Code, uma tecnologia que através de um código permite a visualização das informações por um leitor. E esse leitor pode ser instalado em smartphones, vários aparelhos leem apenas com a câmera fotográfica. Essa opção deve estar aliada ao uso de uma plaquinha que possua as informações de forma escrita também, pois muitas pessoas não estão habituadas à tecnologia do QR Code e, caso apenas ela seja utilizada, isso pode acabar dificultando a identificação de cachorros e gatos.

Microchip Animal

Os chips são outra forma de identificação e estão se tornando populares no Brasil. Eles são do tamanho de um grão de arroz e são implantados sob a pele do pet, sem necessidade de anestesia. Inclusive, o uso dessa tecnologia já é obrigatório em diversos países. Várias clínicas veterinárias, pet shops e Centros de Controle de Zoonoses no Brasil já realizam a implantação e possuem leitores para visualizar as informações. A implantação é indolor, mas precisa ser feita em um local de confiança para garantir que o produto seja de qualidade. Porém, assim como o QR Code, é necessário que haja um leitor para obter as informações, o que dificulta a visualização. Pois muitas pessoas nem sabem que o animal usa essa tecnologia e não tem locais com leitor próximos onde se encontram.

Cuidados na hora de escolher a identificação de cachorro

identificação de cachorro

É super importante utilizar produtos de qualidade para que os dados fiquem legíveis e não saiam com facilidade. Além disso, o fecho ou a argola que prende a plaquinha deve ser forte para não soltar da coleira ou da corrente com facilidade. 

Atenção aos materiais pesados e barulhentos, que podem incomodar ou machucar o seu pet. Pois conforto e segurança devem andar juntos. E qualquer que seja a opção escolhida o importante é identificar. A identificação de cachorro e gato é um ato de amor, pois oferece segurança para o seu pet. 

E aí, conta para gente, você já faz uso de alguma identificação? E se sim, qual tipo é o seu preferido e por quê?

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Vira-latas: Misturas, Criação e Surpresas! | Matilha Brasil - […] Identificação para evitar que o animal acabe se perdendo e não sendo mais encontrado; […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts