9 Orientações Chaves para Instagram para Veterinário

Instagram para veterinário
jun 13, 2022

Olá, eu sou a Fê Rabaglio, líder aqui na Matilha Brasil, especialista em redes sociais e marketing digital e mamãe dos Ursinhos Chowchow. São 12 anos criando conteúdo para os meus negócios e atendendo diversos nichos ao longo da carreira, até que desde 2018 mergulhei no mercado pet e veterinário com a Matilha Brasil, criando experiências, inúmeros testes que funcionaram ou não. Mas me deram bagagem para nesse post contar as melhores dicas e insights para Instagram para Veterinário.

Vamos entender melhor como criar autoridade, conquistar a confiança do tutor e conquistar pacientes, vet? Leia até o final, que tem um presente para você!

Conteúdo de Instagram para Veterinário

Antes de começar o criar conteúdo é importante que você entenda o que esperar de cada post, por exemplo:

  • Tem conteúdo para aumentar seguidores, como os reels.
  • Conteúdo para gerar confiança e relacionamento com quem já me segue, como dicas em carrossel.
  • E conteúdo para transformar o seguidor em cliente/paciente, com aquela chamada para serviços.

Pode parecer tudo igual, mas a verdade é que cada tipo de conteúdo toca a gente de um modo e promove um tipo de reação. Afinal, redes sociais são sobre relacionamento e relacionamento é sobre emoções. Então, a depender da ação que tomamos no Instagram impactamos o público de um modo e eles reagem de forma X ou Y. Claro que além “do que”, o “como” a gente faz impacta muito também, mas ter a ciência que o tipo de conteúdo postado tende a gerar um certo tipo de resultado, você vai entender melhor as dicas desse post, que segue abaixo. Ah, e no final do post tem um presente para que isso fica ainda mais claro para você, então bora ler e aprender?

9 Orientações para criar um bom Instagram para Veterinário

1. Quais as maiores dores do tutor?

Já parou para pensar se o seu conteúdo de fato gera valor pro seu público?

Você dá dicas práticas? Mata dúvidas que permeiam a vida do tutor de primeira viagem, do filhote e do idoso? Tem uma linguagem fácil de ser entendida pelo tutor de primeira viagem, que não conhece nada do mundo pet?

Mata dúvidas sazonais, como frio, calor, alimentação típicas de épocas, infestações e campanhas coloridas como Junho Laranja e Agosto Verde?

Um bom conteúdo para Instagram para veterinário precisa ser claro e ajudar o público para de fato ser lembrado quando ele precisar de uma consulta. Caso contrário, é só mais um post ignorado na timeline…

2. Onde buscar referência?

“Ah, Fê, mas estou sem ideias do que postar”

Se você pensou isso, saiba que buscar referências de conteúdo e abordagem é essencial para não faltar ideias. Conforme você acumula referências e pratica a produção de conteúdo, mais fácil e automático vai ficando.

Então, se você encalha o pensamento em vacina e castração, precisa de fonte de ideias para novos conteúdos, se liga nessas fontes infindáveis:

  • Pinterest, que ainda permite criar pastas de referências por temas.
  • O Google Notícias traz assuntos quentes da sua área e pode render seus melhores posts em alcance.
  • Reels trazem áudios inspiradores para gerar alcance e relacionamento, adaptando a trend, aquele áudio ou modelo em alta, para aquele conteúdo que tem tudo a ver com seu trabalho e você curtiu lá no Pinterest!rs

A grande chave é buscar referências diversas e cruzar dados de cada fonte para criar o seu conteúdo, do seu jeito, sem copiar de lugar nenhum, apenas trazendo referências.

3. Reels toda semana, sem negociação.

Falando em Reels, se você quer crescer, se conectar e atrair clientes, você precisa postar Reels. E eu entendo que nem sempre a gente se sente à vontade na frente da câmera para falar, explicar de forma descontraída. Mas sabe, nem sempre precisa disso, vou te dar exemplo de 5 exemplos de Reels de clínica veterinária em que o vet não precisou falar nada. Mas que o conteúdo faz toda a diferença para um bom Instagram para veterinário, veja:

  1. NESTES falamos de vacinação e tudo o que vet fez foi dar a vacina enquanto se filmou o cão tranquilo. O resultado foi muito bom, tanto em engajamento como em dúvidas no DM, que é forte no perfil.
  2. AQUI o veterinário apenas examinou o cão, sem falar nada, só fez o trabalho dele e nós filmamos a cena para falar sobre consulta de rotina.
  3. E NESTE recebemos o vídeo de um paciente, pedimos autorização para uso do vídeo e criamos o conteúdo em cima da cena do gatinho bebendo água com a patinha. Super simples de fazer, com vídeo original e sem precisar nem aparecer a imagem do vet.
  4. Por fim, NESTE também pegamos a cena de um paciente coçando as orelhas e criamos o conteúdo sobre otite em cima do vídeo caseiro.

“Mas, Fê, não tenho vídeos de consulta e nem vídeo de pacientes, como fazer?”

  • Começa a planejar essas filmagens.
  • Peça para o cliente se pode fazer uma foto ou vídeo curtinho do seu paciente.
  • Faça fotos do ambiente de trabalho, de você trabalhando, e dos pets, pois dá pra criar vídeos com fotos também. VEJA ESSE REELS: foi super bem e conta com fotos, sendo a maioria de clientes que publicaram lá no Google, sobre a clínica.

Enfim, tem jeito! Basta planejar como fazer pelo menos 1 por semana.

4. História de criação 

A gente sempre confia mais em quem a gente conhece melhor, né? Isso porque saber mais do outro gera admiração pela trajetória, conexão com a história e motivações do outro, e faz com que a gente confie mesmo. Isso serve para amizade, amor e contratação de serviços, inclusive veterinário, adestrador…

Por isso, contar a sua história de formas e formatos de conteúdo diferentes, ou recorte dela, cria conexão com o público, aproxima, gera engajamento e traz o seguidor cada vez mais próximo de se tornar seu cliente. 

E aqui vale tanto sua história como vet, como histórias de casos de pacientes, que traz prova social de trabalho também. Quem conta histórias, gera emoção e emoções converte (seja em seguidores, indicações, venda etc).

5. No que você acredita?

  • Tem veterinário que acredita apenas em AN, outros são adeptos da ração.
  • Há quem siga a linha homeopata e os alopatas.
  • Tem quem recomenda castração e quem não.

E você, no que acredita? Contar ao público sobre o que você acredita e até gerar alguma polêmica rasa, aproxima pessoas crentes da mesma verdade, cria comunidade, relacionamento e conversão.

Isso faz com que quem você afaste um certo público também, afinal, quem não acredita na mesma coisa vai buscar outro perfil com a mesma visão. Mas isso é bom, pois deixa perto de você quem é fiel a mesma crença, quem tem sinergia contigo e será um cliente fiel também. 

Não vamos agradar a todos e nem conquistar todos os seguidores do mundo. Então, ter esse filtro de conexão faz seu conteúdo ser mais efetivo, aumentando resultados na Internet.

6. Tenha um ritual

Ritual gera rotina, a rotina traz o conforto do previsível e isso é incrível para gerar proximidade e comunidade com o público!

“Mas não fica repetitivo?”

Sim, fica! E é por isso que funciona!rs Pense comigo:

  • Quantas vezes você ouve a mesma música?
  • E aquele filme preferido, viu quantas vezes?
  • Quantas vezes passa o mesmo comercial na TV?
  • E porque a Globo repete 10 as mesmas novelas com um título de “Vale a Pena Ver de Novo?”

A repetição gera lembrança, conexão, ensina e aproxima você do público. na verdade mesmo, você não precisa de um assunto novo todo dia para Feed e Stories. O que você precisa é estar presente no dia a dia do público com algo que marque, que te identifique num ritual de postagem.

Por exemplo:

  • Ritual de Bom dia com algo para o tutor pensar.
  • Série de dicas do dia, inspirada nas campanhas coloridas de cada mês.
  • Ritual de erros do tutor, que corrige cuidados e manejos que podem gerar problemas de saúde.

7. Comemore no seu conteúdo de Instagram para Veterinário

Cada conquista merece um post, quando a gente divide a trajetória com as pessoas, esse contato próximo e sensação de pertencimento (que em marketing chamamos de gatilho mental) se torna muito mais importante do que a conquista final. Aliás, é por isso que Instagram e Youtube de viagem vão tão bem: o criador de conteúdo não conta só sobre o destino final, mas ele divide a jornada e isso é tão engajador e vendedor, como assistir novela ou maratonar uma série.

Por isso, não basta dividir com o público a foto da colação de grau. Mas dividir cada nota boa, cada fechamento de ciclo, trabalho concluído, aprendizado de uma aula, evento ou workshop incrível que você participa, faz diferença num bom Instagram para veterinário. Afinal, tudo isso faz sentido pro público que te acompanha formar como MedVet.

E quem é formado ou quase, divide a conquista do primeiro estágio, o paciente que te desafiou ou paciente de anos super fiel, a primeira cirurgia ou relembrar dela num TBT). Tudo isso gera conexão, porque humaniza o conteúdo e a gente sente que tem gente do outro lado, não é só um logotipo.

8. O que você faz X o que você vende no Instagram para Veterinário?

O que você faz é o serviço prestado como consulta, vacinas, tratamentos, exames etc. Enquanto o que você vende está próximo do catálogo de serviços. Isso porque: 

  • Você não vende a vacina V10, mas vende saúde e proteção durante 1 ano todo contra 7 doenças sérias e letais!
  • E você não vende castração, vende longevidade, prevenção de câncer, melhoria de comportamento etc.

Afinal, quando compramos qualquer coisa, a gente leva o produto ou serviço como veículo para alcançar o que estamos buscando, que é uma solução, uma transformação na vida do animal.

Vamos pensar em especialidades?

  • Ortopedista vende mobilidade livre de dor, uma vida feliz ao lado do tutor.
  • Fisioterapeuta vende bem-estar físico para quem tem um problema ou longevidade com qualidade para quem faz profilaxia.
  • Oftalmologista vende alívio, oportunidade de ver o mundo a cada passeio, baixo stress gerado pela dor nos olhos e de cabeça.
  • Comportamentalista vende harmonia familiar, sem stress, agressividade, castigo etc por conta de saúde ou desvio de comportamento. Afinal, quando tudo se resolve, a vida em família é muito melhor, não só pro pet, mas para a família toda.

E então, será que seu conteúdo comunica o que você vende ou é só catálogo de serviço? 

9. “80% dos veterinários já usam as redes para conversar com tutores”

E aí, você tem feito um bom Instagram para veterinário, ou vai ser só mais um no monte?

Essa pesquisa do Radar Vet 2021, 78% dos entrevistados de todas as idades para manter contato com a clientela, traz dados importantes e surpreendentes, veja:

  • 68% dos veterinários, donos ou gestores de clínicas e hospitais, responderam que preferem o Instagram para produzir seu conteúdo e se comunicar.
  • 38% publicam os conteúdos no perfil do Facebook.
  • Além disso, 78% dos entrevistados de todas as idades usam o WhatsApp para manter contato com a clientela.

Ou seja: em geral usa-se o Instagram e o Facebook para gerar conteúdo e atrair novos públicos e, depois de conquistar o cliente, faz-se a manutenção do relacionamento e fidelização dele por WhatAapp! Uma estratégia que funciona muito bem em vários mercados, inclusive.

“Pelos resultados, percebemos que ter um perfil nas redes sociais, marcar presença nesses espaços, se tornou algo essencial. Parece que se você não está ali, você não existe para o público. As redes sociais se tornaram uma forma de aumentar a base de clientes, propagar informações corretas, se comunicar com os tutores, divulgar seu trabalho e se destacar nesse meio.”, disse Andrea Castro, coordenadora da COMAC.

Portanto, a escolha é bem simples: bora entender como o digital funciona para se destacar e ser acima da média ou você quer ser só mais um brigando por preço?

Se esse assunto todo te interessa, saiba que nós na Matilha Brasil queremos ajudar profissionais que de fato estão focados em criar seu conteúdo de verdade na Internet e crescer. Por isso, preparamos um presente que te ensina como criar conteúdo para atrair seguidores, se relacionar e depois vender para esse público.

CLIQUE AQUI para fazer o download gratuito e entender como criar conteúdo de Instagram para Veterinário!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

1 Comentário

  1. ANIARA MIRANDA DE BRITO VENANCIO

    Obrigada pelas dicas, me deram uma boa noção de como começar ☺️❤️

    Responder

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Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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