Instagram Pet: Um aprendizado para a vida

Instagram Pet
nov 13, 2019

Olá! Meu nome é Gislaine e sou a mamãe do Axl e da galerinha do Instagram Pet @axlrosecat e estou aqui para falar sobre as coisas que temos aprendido desde começamos a profissionalizar o perfil.

A internet tem revolucionado a vida das pessoas. Nessa era digital, as redes sociais têm ganhado força como veículo de mídia, podendo vir a substituir o jornal, o rádio, e até mesmo a televisão, que já perde ibope para o Youtube, por exemplo. Assim, abriu-se espaço para um novo tipo de profissional: o influenciador digital.  E o Instagram Pet tem ganhado um papel importante nos novos hábitos das pessoas.

Esse novo influenciador não interfere somente nas decisões de compras, mas comportamento e até estilo de vida. Com isso, vem as responsabilidades e a necessidade de se profissionalizar quando nos vemos nessa posição e profissão, pois sim, criar conteúdo e influenciar na Internet é uma profissão. 

Hoje, nossos pets ocupam o espaço da propaganda tradicional na televisão. Com isso, criam hábitos e movimentam uma comunidade sedenta por diversão e fofuras. Mas há algum tempo deixaram de ser apenas bichinhos fofos, passando a fazer propagandas e promovendo marcas. Cada perfil que se profissionaliza tende a tornar a si mesmo uma marca e trocar experiências, recomendações e dicas com sua comunidade que passa a ter aquele pet como referência e autoridade no mercado pet e no seu nicho específico, como espécie e raça.

E nada melhor que aprender técnicas para tornar seu perfil atrativo para as marcas e seu público, cada vez mais exigente. Pensando nisso, resolvemos entrar para a Matilha Brasil, que é voltada justamente para o nicho pet. O aprendizado tem sido constante, não somente na questão técnica. mas na questão humana. Por trás daquele pet fofinho tem um humano e é preciso saber lidar com ele e com o público em geral. Pois a gestão de comunidade é o maior ativo do influenciador digital e o que faz crescer sua credibilidade, gerando a influência que atrai as marcas.

INSTAGRAM PET: POR QUE SE PROFISSIONALIZAR?

Instagram Pet

Foto: @axlrosecat

Porque, além da concorrência ser grande, o sonho de todo influenciador é ter seu trabalho reconhecido pelas marcas e receber pelo seu trabalho. Afinal, quem não sonha com uma parceria com uma marca de ração, areia no caso dos gatos ou tapete higiênico para os cães?

Acontece que cada vez se torna mais difícil. Então aprender a fazer fotos bonitas, ter um feed atrativo, legendas criativas e uma bio adequada são necessidades prementes.

No nosso perfil, o impacto maior desde que passamos a ser membros da Academia da Matilha diz respeito a qualidade fotográfica, com a aquisição de um celular que permite melhores fotos internas e noturnas, uma vez que as estripulias felinas não têm hora.  Ainda longe de ser um perfil profissional, estamos progredindo, aula a aula.

INSTAGRAM PET: IMAGEM ACIMA DE TUDO

Instagram Pet

Foto: @axlrosecat

O Instagram, mais do que qualquer rede social, é voltado para a fotografia. Por isso a importância de se ter um material de qualidade. Existem ferramentas que podem nos ajudar nessa tarefa, organizando o feed, dando tratamentos às fotos (filtros).  Enfim, são uma infinidade de recursos que muitas vezes não conseguimos nos manter atualizados.

Às vezes, se faz necessário investir em fotos profissionais, sem que isso engesse seu perfil. Instagram também é realidade, precisa desse toco natural que conte histórias para atrair o público. E isso também aprendemos na Academia da Matilha, e faz a diferença no conteúdo. Medir tudo isso é um desafio.

APRENDENDO A LIDAR COM OS DESAFIOS

Instagram Pet

Foto: @axlrosecat

O Instagram é uma rede social com características definidas, mas regras mutáveis que deixam as pessoas confusas. As dificuldades são comuns e é complicado acompanhar todas essas transformações. Se a pessoa não estiver conectada a como os alunos da Matilha Brasil que se atualizam constantemente, pode ficar parada no tempo. E os seguidores e nem o próprio Instagram perdoam. 

Aliás, além de desafios como engajamento, curtidas, comentários e fotos, um desafio maior são os seguidores! Isso porque  não basta conquistar, é preciso manter, engajar e conquistar a confiança de cada um para que você faça da sua base de seguidores uma comunidade de verdade, é a diferença de um perfil com seguidores e um perfil influenciador. E o nosso desafio na Matilha é esse: nos tornar influenciadores de verdade!

APRENDENDO A LIDAR COM AS PESSOAS

Foto: @axlrosecat

Parece muito frio lidar com os seguidores como meros números no seu perfil.  É preciso ter em mente que aqueles números representam pessoas. Porque cada seguidor, uma vida, um amigo. E como influencer, você precisa saber lidar com essas pessoas.

Esse é um aprendizado delicado, que fui cultivando ao longo dos anos. É preciso contornar críticas e, por vezes, se calar para evitar crises que vão destruir sua imagem e seu trabalho, magoar as pessoas que te seguem e dedicam seu tempo para te acompanhar. Afinal, nem todo mundo pensa como você e sempre tem aquele que vai que vai discordar da sua opinião ou não vai achar graça da sua brincadeira.

O segredo é: educação acima de tudo, nem que isso signifique silêncio. E também humildade não faz mal a ninguém. Nada mais feio do que a arrogância ao tratar as pessoas.  Tratar os seguidores de igual para igual demonstra que você os respeita e valoriza sua audiência. Ah, e tem técnica e dicas para que isso aconteça no dia a dia, de forma natural, aprendemos isso na matilha também.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre esse assunto, entre para a Academia da Matilha e aprenda tudo sobre Instagram Pet e criação de conteúdo.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts