Marketing de Influência: Campanhas Orgânica X Comercial

Marketing de Influência: Campanhas Orgânica X Comercial
fev 7, 2020

Olá, pessoal! Eu sou a Fernanda, mamãe dos @ursinhoschowchow e uma das especialistas em Comunicação em Redes Sociais da Matilha Brasil. E esse é um post focado em marcas pet e influenciadores que querem mesmo entender como trabalhar e como funciona o jogo do marketing de Influência. Então, se você quer trabalhar com marcas, ou é a marca e quer entender como ter resultado e cobrar de verdade do influenciador digital, vem comigo até o final desse post para entender como funcionam as campanhas com InstaPet e a diferença entre campanhas orgânicas X campanha comercial!

O QUE É MARKETING DE INFLUÊNCIA

Para começar do começo, vamos entender o que é marketing de influência. Se você ainda está perdido com esse termo, saiba que é uma vertente do marketing digital que usa a credibilidade e comunidade construída por criadores de conteúdo nichados (ou seja, que pertencem a um mercado específico, por falar, produzir e se expor como referência sobre esse assunto), para introduzir uma marca ou produto na comunidade e canais dessa pessoa a fim de promover algo, como:

  • Nova marca.
  • Lançamento.
  • Geração de valor para um produto ou linha.
  • Criar relacionamento do público com a marca.
  • Atração de visitas/tráfego para suas redes sociais, site, blog ou mesmo loja física, etc

Então, a empresa contrata influenciadores digitais (ou criadores de conteúdo) para falar da sua marca/produto, usar e contar sua experiência, participar de eventos físicos, campanhas digitais ou mesmo ser parceira de venda dessa marca. E o objetivo é atrair o público que essa pessoa já construiu, usando a confiança dele nesse influenciador para beneficiar a marca.

MARKETING DE INFLUÊNCIA NO NICHO PET

O marketing de influência já foi entendido como moda e já foi apontado como tendência. Hoje ele é uma realidade consolidada por ser um tipo de marketing que mais gera resultado para marcas e, muitas vezes, com um investimento muito inferior comparado com o marketing tradicional vindo do offline e dos anúncios.

Mas entendemos que nem sempre as marcas, sobretudo as novas, entendem o que é  marketing de influência ou mesmo o que é um influenciador digital. Assim como vemos o tempo todo uma grande confusão entre direitos, deveres e possibilidades nesse trabalho, que gera mal estar e má interpretação da ação tanto de um lado como do outro, no relacionamento de influencer e empresas.

Por isso, esse post tem a missão de desmistificar o caminho para que negociações estratégicas, transparentes e justas aconteçam e esse marca cresça no nicho pet, como já acontecem em outros nichos com ótimos resultados para todos os lados. Vamos lá?

CAMPANHA ORGÂNICA x CAMPANHA COMERCIAL

De modo geral existem 2 tipos de campanhas com influenciadores, a orgânica e a comercial, e elas têm processos e resultados bem diferentes para a marca:

CAMPANHA ORGÂNICA

A Ação orgânica é o nome mais técnico para os famosos mimos ou recebidos. São ações da marca sem pagamento em cachê/dinheiro ao influenciador e basicamente funcionam com o envio de um presente para o influenciador com a esperança de que ele divulgue o produto e a marca, contando que recebeu aquele mimo.

São ações sem grandes planejamentos, criada de forma mais natural e podem dar resultado ou não, de acordo com a vontade e espontaneidade do influenciador. Isso porque não há um planejamento focado em objetivos de campanha. O que é uma tentativa de conquistar atenção e carinho do influenciador por um presente para que ele se manifeste a favor da marca. E isso pode acontecer de 2 formas:

RECEBIDOS/ MIMOS:

É o envio de um presente, podem ser personalizado ou não. Nesse caso, o influenciador recebe o presente e, de acordo com suas políticas de divulgação e o quanto ele gosta de fato da marca e do presente, ele decide se vai criar um conteúdo em cima da ação da marca, ou não. 

Caso ele opte por postar, essa postagem pode ser desde apenas um stories com uma foto dizendo “obrigada marca X, adorei o presente”, ou mesmo algo elaborado no feed ou uma sequência de stories bacana que recomende a marca. Contudo não é uma ação comercial, ele não foi contratado para divulgar nada, apenas recebeu um presente e isso não o obriga a nada. Por exemplo, enviar presentes para jornalistas das revistas Isto É ou Capricho não significa que você terá uma matéria falando de você. Pelo contrário, as chances de isso acontecer são nulas, porque a matéria custa produção e veiculação. E o mesmo acontece com marketing de influência. Se você, marca, quer trabalhar e ganhar por isso, o influenciador também e precisa ser respeitado.

EXPERIÊNCIA COM A MARCA:

Ao invés de enviar presentes simples, a marca pode convidar  influenciadores para uma experiência com a marca. E isso tem muito mais valor do que a entrega de um produto na porta de casa! Lembre-se que o influenciador vive de produção de conteúdo, logo novas pautas exclusivas são munição para o trabalho dele. Afinal, isso alimenta um público que ama ver o que essa pessoa faz de diferente.

Então, se a marca proporciona uma experiência diferente, sensorial, que provoca encantamento, diversão, infotenimento (informação + diversão), as chances de ela aceitar não receber cachê e ainda desenvolver um conteúdo incrível para a sua marca é muito maior! Portanto, uma marca criativa nesse cenário pode ter resultados incríveis com influenciadores e gastando pouco!

CAMPANHA COMERCIAL

Ao contrário da orgânica, a campanha comercial possui planejamento estratégico detalhado com objetivos, um contrato e um cachê pré-definido. Isso gera muito mais comprometimento e assertividade na campanha, pois há um caminho traçado para orientar o conteúdo.

A campanha comercial evita o risco da marca rasgar dinheiro com custo de produto e envio e não ter retorno. Afinal, o influenciador não é obrigado a nada e o investimento pode não gerar nenhum conteúdo ou algo muito básico que não gera a conversão.

Aqui, ao invés de enviar presentes, a campanha tem como base uma proposta com contrato assinado que definem as regras do jogo: o que cada uma das partes deve fazer, obrigações, direitos e o que evitar para a campanha ter sucesso. E isso inclui uma acordo financeiro também.

Nesse contrato as partes inserem suas necessidades e objeções. O influenciador diz o que aceita fazer, como pretende trabalhar e o que ele precisa da marca, além do seu cachê. A marca estabelece sua campanha, o que espera do influenciador, o que ele não pode fazer, usar ou falar, suas prioridades e objetivos para guiar a produção de conteúdo. São os chamados ‘do’s and dont’s”, ou seja, o que todos devem fazer e não fazer.

Em seguida há o planejamento do conteúdo, com produção de imagem e texto a ser publicada e quando. É bacana que tudo seja aprovado e feito de comum acordo, para que atenda formato, objetivo e linguagem de criador e marca. Chamamos isso de coprodução e é a forma  que mais rende resultados também!

Ao final, é usual que o influenciador emita um relatório de resultados para a marca mostrando os alcances quanto a visibilidade, engajamento quanti e qualitativo, entrega de tráfego/visitas, etc.

VANTAGENS DA CAMPANHA COMERCIAL

Isso tudo faz com que a campanha seja mais cara, claro. Entretanto, os resultados também são escalados e com muito mais riqueza de detalhes, pois uma campanha orgânica:

  • Reduz falhas que comprometem a imagem da marca.
  • Alinha o conhecimento do público do influenciador com as necessidades da marca, para que a expectativa de conversão seja atingida.
  • Ajusta-se a lista de “do’s and dont’s”, que evita frustrações,má interpretação, mantém a transparência da negociação e o respeito pelo trabalho entre as partes, gerando parcerias longas e vantajosas.
  • Permite que a marca possa aprovar cada peça a ser veiculada, garantindo que a comunicação atende suas necessidades, sem ficar à deriva quanto ao conteúdo gerado.

A Matilha Brasil inclusive trabalha com consultorias que ensinam marcas como criarem suas campanhas e contratarem influenciadores digitais. Você pode saber mais NESSE LINK aqui do site.

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

1 Comentário

  1. Iorhana

    Adorei. Muito importante saber de tudo isso!

    Responder

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Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

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