Natal Pet: dicas de bem-estar e ceia pet

dez 13, 2022

Olá, sou a Camila, mãe da Cãobada Insana (@tyson_thor_teko). E tenho certeza de que se lembram que eles são alunos da Academia da Matilha né? Sabemos que a magia do Natal contagia a todos, mas como deve ser o Natal Pet? Vamos juntos ver algumas dicas para que seja o mais agradável e confortável possível para eles e para nós.

Acessórios de Natal Pet!

Alguns adoram vestir os pets com as melhores roupas e fantasias. Então, nesta época do ano, aproveitam a ocasião para colocar uma linda roupinha de Papai ou Mamãe Noel e renas. Além de acessórios lindos e brilhantes, tudo isso para ter um lindo Natal Pet.

Mas para o bem-estar deles, evite roupas de materiais sintéticos e que tenham peças pequenas que possam ser engolidas, e fique atento à temperatura e bem-estar do pet.

Lembre-se que se o pet não for adaptado a usar roupas e acessórios desde filhote, certamente ele sentirá um desconforto, e neste momento deverá retirar de imediato.

Árvore de Natal Pet!

A árvore de Natal é um ótimo convite para escaladas, especialmente para os felinos. Por isso o ideal é deixá-la presa para evitar acidentes. 

Cães e principalmente gatos adoram brincar com tudo o que encontram pela frente. Portanto, procure evitar enfeites pequenos ou que são fáceis dos pets destruírem e ingerirem. Prefira enfeites de plástico ou pelúcia que não quebrem com facilidade nem soltem pedaços.

Hoje temos opções no mercado de árvores de Natal de feltro que podem ser coladas na parede, assim como seus enfeites, e essa é uma opção interessante para quem tem pets hiperativos.

Se seu pet tem hábito de mexer em tudo, ele com certeza vai querer brincar com sua árvore ou enfeites de Natal, acredite! Sendo assim, planeje a decoração de forma que não ofereça riscos, e se puder não abra mão de uma decoração para que o Natal Pet seja encantador e mágico.

Luzes de Natal fora do alcance!

Nesta época do ano são as luzinhas pisca-pisca que oferecem maior risco para nossos pets. Cães e gatos, principalmente filhotes, acabam roendo os fios e podem levar choques, causando queimaduras locais e até problemas mais sérios.

Uma opção para manter tudo iluminado é deixar fora do alcance deles ou usar luzes com revestimento duplo de plástico. Outra forma, é usar as luzes cobertas com tubos de plástico.  Além disso, as luzes podem ser desligadas quando forem dormir. Desta forma, irá garantir que não ocorram acidentes.

Presentes de Natal Pode?

Essa com certeza é a hora mais esperada por eles, principalmente para aqueles que adoram abrir embalagens. Mas aqui também temos um ponto de atenção bem importante: Caso tenha mais de um pet e eles disputem recursos entre si, evite que abram os presentes juntos. Isso pode terminar em uma grande briga entre eles.

Mas é bem divertido abrir presentes com os pets, aproveite este momento para se aproximar dele e fazer desse momento algo bem agradável.

Ceia de Natal Pet

No Natal, você e sua família provavelmente irão saborear uma ceia bem farta, com direito a peru, pernil, farofa, rabanada, arroz com passas, panetone, sorvete, e muitas outras delícias típicas, certo?

Com certeza seu pet adoraria fazer parte desse banquete delicioso. Porém, será preciso uma pitada de bom senso e atenção a algumas informações importantes.

Quer uma boa notícia? Você mesmo poderá preparar em casa a ceia de Natal Pet do seu melhor amigo de quatro patas. Olha só:

Aves natalinas:

Chester e Peru estão permitidos na ceia de Natal Pet. Mas deve-se servir apenas a carne branca. Cabe ressaltar que ambas devem ser oferecidas somente em pequenas porções e sem tempero. A carne de peru é famosa por ser light e de fácil digestão, além de muito nutritiva – fonte de ferro, cálcio, proteínas, zinco e muitos outros nutrientes valiosos. 

Bacalhau:

Essa espécie de peixe é bastante nutritiva e está liberada para o consumo dos cães. A única ressalva é oferecer um prato feito com bacalhau fresco ou congelado, pois o bacalhau seco possui alto teor de sal.

Arroz:

Totalmente liberado, independentemente de ser branco ou integral. Contudo, deve ser servido sem tempero e oferecido em pequenas porções.

Tender e presunto:

Estão liberados! Mas você deve oferecer sem gordura e tempero. Deve-se atentar apenas para as porções, que devem ser mínimas. Além disso, evite o presunto industrializado, que é rico em sal e conservantes.

Pé, Costelinha ou Pernil: 

A carne de porco é rica em vitaminas B1 e B2 e em potássio. Além disso, a porção das patas apresenta teor consideravelmente menor de gorduras. Por isso é possível sim oferecer um carne assada sem tempero para o seu pet nesse fim de ano.

Legumes:

São deliciosos e muito nutritivos para os pets! Pode-se oferecer aos pets batata, beterraba, brócolis, abóbora e cenoura. No entanto, com exceção da cenoura, todos os outros é preciso cozinhar antes de servir.

Sobremesa especial de natal pet:

Para adoçar a noite do seu pet, você pode optar um bolo ou biscoito de banana com canela. Fácil, prático e de valor bem acessível. Enquanto você se delicia com uma bela rabanada ele não vai ficar com vontade, se oferecer uma sobremesa como esta. Ah, e veja quantos benefícios a canela oferece ao seu pet:

  • Ajuda no controle da diabetes
  • Colabora para o emagrecimento
  • Ajuda na digestão
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Tem propriedades antifúngicas sendo excelente para cães alérgicos;
  • É um anti-inflamatório natural ajudando com problemas na articulação, dentre outros benefícios.

Tenho certeza de que irá proporcionar uma ótima ceia para seu pet, veja mais dicas e cuidados com o fim de ano com nossos amigos @ursinhoschowchow aqui

Camila Cruz

Camila Cruz

Autor

Sou Bióloga e a minha paixão por Beagles, foi o que impulsionou o início do Instagram, com intuito de aprofundar conhecimento sobre a raça. O perfil da Cãobada Insana tem me tirado da zona de conforto, aprender sobre conteúdo e compartilhar aqui e no Instagram minha vivencia com cães. Leia, comente, é uma prazer escrever para vocês!

2 Comentários

  1. Angela Araújo

    Uau quanta informação bacana já quero tudinho ?

    Responder
  2. Camila Cruz

    É impressionante a quantidade de coisas que é possível fazer para que eles participem junto conosco dessa data que aquece o coração.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts