Nomes para colocar no Instagram

nomes para colocar no instagram
jan 27, 2021

Olá, pessoal! Um dos grandes dilemas de todo perfil é como escolher nomes para colocar no Instagram. Tanto pela estratégia, como pela escassez de possibilidades que nos agrade. Não importa se estamos falando de nomes para Instagram de pet ou mesmo de empresas. O dilema existe em todas as esferas e  por isso, nesse post vou te dar algumas dicas para orientar as melhores escolhas, vamos lá?

Como escolher nomes para colocar no Instagram?

O primeiro grande desafio ao inserir seu pet ou seu negócio no Instagram é a escolha do nome do perfil. Em cada um desses cenários, temos abordagens diferentes:

Nomes para Instagram de pet

Para pets, é comum pensarmos em colocar o nome do pet. Mas nem sempre essa é a melhor escolha. Sobretudo quando temos a intenção de ter mais de 1 pet no futuro e contar com a participação de todos no perfil. Isso porque pode ser estranho ter a Nina como presença constante no perfil que leva apenas o nome do Bob, entende?

E talvez você pense: “Ok, mas se eu tiver a Nina daqui um tempo, eu mudo o nome do perfil.” – E de fato você pode fazer isso, mas talvez não seja a melhor estratégia. Afinal você já vai ter acumulado alguns milhares de seguidores que estão acostumados a buscar por você com um certo nome e, de repente, essa busca será frustrada, porque o perfil mudou de nome, gerando estranheza, afastamento.

Mudar o nome de qualquer perfil é algo delicado e precisa ser feito com muita calma e em conjunto com os seguidores para evitar perdas na comunidade. Por isso, o ideal é que desde o começo (seja na criação ou ainda com poucos seguidores), você já ajuste o nome do Instagram para algo sustentável no tempo!

Por exemplo, o meu perfil chama-se @ursinhoschwochow. E o nome não foi escolhido à toa:

  • Logo quando criei eu já sabia que não seria apenas 1 pet, por isso nome vem no plural.
  • Eu também já sabia que, mesmo que tivesse outras raças ou SRD no futuro, nesse perfil em específico, eu só trabalharia com chow chows.
  • Comecei com 2 chow chows, um casal.
  • Hoje tenho 3 em casa e no perfil e a entrada do Leon foi natural, mas pensada para que ele fosse bem aceito e querido pela comunidade e sem necessidade de alterar o nome do perfil, pois ele comporta quantos chow chows eu quiser.

Nomes para Instagram de marcas

Aqui é um outro cenário! Se no caso dos pets, é preciso avaliar se vamos usar nomes próprios ou não para escolher nomes para colocar no Instagram, já para as marcas a prioridade é colocar o nome da marca da forma mais pura e prática possível.

Isso porque ao ver o nome da marca numa etiqueta, tag, cartão etc, é comum que a pessoa busque pelo nome simples e isso fará a marca ser mais facilmente encontrada e ter seu perfil lembrado também. Complicar, acrescentando nicho, localização e outros dados, no nome do perfil, pode ser um tiro no pé.

Por exemplo, é muito mais fácil você lembrar do perfil da Matilha sendo @matilhabrasil do que algo como @matilhabrasilprodutoradeconteudo, não é mesmo?

Por isso, sempre que possível, é importante usar o nome da marca sem adereços e palavras dispensáveis e, se você está começando seu negócio agora, escolha o nome da marca (ou nome fantasia) pesquisando também a disponibilidade de registro nas principais redes sociais e de site. Isso te garante maior visibilidade e facilidade na construção da sua marca, e menor dor de cabeça também.

Dicas de como escolher nomes para colocar no Instagram

Ok, mas como começar essas buscas e o que priorizar para escolher o nome do seu Instagram? Veja só essa lista de dicas de como escolher nomes para colocar no Instagram:

  1. Quanto menor, melhor! Nomes muito longos vão se tornando difíceis de lembrar. Portanto, evite complicar a busca.
  2. Nomes limpos! Se puder, evite usar pontos e underlines para deixar mais limpo. Mas se precisar usar estes recursos, então priorize usar um ou outro e use o menos possível. Isso porque se o nome ter 1 ponto e 1 underline, as chances das pessoas se confundirem, não acharem e desistirem é crescente.
  3. Nomes fáceis de escrever. Busque não dificultar a escrita, com letras dobradas e nomes difíceis. Quanto mais fácil for escrever, mais fácil será de lembrar e buscar, aumentando a visibilidade e lembrança de marca.
  4. Nomes buscáveis. Em especial para pets, quando for possível inserir termos buscáveis no nome, você sai na frente nas pesquisas. Por exemplo, inserir o nome da raça ou SRD, pode ser uma boa opção.
  5. Evite nomes similares. Sempre que possível, evite usar nomes muito parecidos com perfis existentes. Isso porque se já tem um perfil com esse nome, ele já tem um histórico  na rede sociais e, logo, ele tem prioridade em aparecer nas buscas, dificultando seu crescimento. Por outro lado, não se incomode se daqui um tempo surgir nomes parecidos com o seu. Desde que faça um bom trabalho no conteúdo, você será sempre a referência, ok?

E depois de definir o nome do perfil, confira as dicas desse post para deixar sua BIO excelente!

Analisando nomes de Instagram

Dicas dadas, vamos entender a construção do nome dos @ursinhoschowchow e da @matilhabrasil?

Ursinhos Chow Chow

  • Precisava ser adaptável para quantos chow chows eu tivesse, independente de sexo, idade ou cor do pet.
  • Precisava ser buscável, por isso ter o nome da raça.
  • Eu queria algo fácil, por isso não tem ponto e nem underline para separar, como @ursinhos.chowchow, que seria uma possibilidade. 
  • Eu queria que as pessoas olhassem para eles e tivesse tudo a ver com o nome. Por isso o uso de ‘ursinhos’, pois todo mundo que olha um chow chow percebe que parece um ursinho.
  • Buscamos o nome nas principais redes para entender se estava livre: Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest e Youtube.
  • Buscamos para ver se o registro do domínio www.ursinhoschowchow.com.br estava livre. E aqui talvez você me diga: “Mas não pretendo ter um site” – Ok, mas também não quer que outra pessoa use o nome e credibilidade que você vai construir para vender, certo? Portanto, é importante saber e registrar o nome para se resguardar.

Matilha Brasil

Aqui o cenário não é mais o pet e sim uma empresa. Então a estratégia foi um pouco diferente:

  • O Nome “Matilha” tem o conceito de construção em grupo. Não fazemos nada sozinhos, contamos com cada pet que faz parte da Academia, somos uma Matilha de verdade. Por isso, esse nome precisava estar dentro da marca.
  • O Brasil também é estratégico. Afinal, por mais que a marca tenha seu início em SP, não somos bairristas, entendemos que se unirmos pets engajados e focados do país todo, crescemos todos juntos. Depois de um tempo, agregamos mais um valor ao “Brasil”, pois assim como dizemos que o Brasil é um país acolhedor, a Matilha Brasil também é e já temos pets de outros países, sempre muito bem vindos à Matilha!
  • O nome não possui pontos e underlines, precisava ser simples e objetivo.
  • Não inserimos atividade dentro do nome, temos outros campos para colocar isso dentro do Perfil e assim conseguimos criar um nome curto que também serve de hashtag.
  • Avaliamos as possibilidades de registro e tínhamos todas as redes e domínios de site que precisávamos.

E assim foram feitas as escolhas de nomes para colocar no Instagram. Depois disso, com redes sociais e sites desenvolvidos, também fizemos o registro de marca para inviabilizar o uso dos nomes ou dos logotipos por outras pessoas e empresas, resguardando nosso direito de uso, aplicação, comercialização e visibilidade de ‘Ursinhos ChowChow’ e “Matilha Brasil”.

E você, pensa em estratégias para escolha de nomes do Instagram? Por entendermos a importância disso, na Academia da Matilha temos 2 aulas sobre o estudo de nomes logo no primeiro mês. Assim ajudamos nossos alunos a compreender a importância de ajustar o nome para seus objetivos. Clique aqui e saiba mais sobre a Academia da Matilha!

Ursinhos Chowchow

Ursinhos Chowchow

Autor

Designer, especialistas em redes sociais e apaixonada por cachorros! Tenho neles minha inspiração para trabalho e apoio emocional. Com e por eles, crio conteúdo no mercado pet desde 2016 e aqui compartilho minha experiência como mãe de pet e dicas para criar sua comunidade no Instagram de cachorro.

1 Comentário

  1. Gean_mtc

    Quero muito isso

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts