Paralelo entre exames pet e checkup humano

Paralelo entre exames pet e checkup humano
fev 10, 2021

Oi pessoal! Eu sou a Bruna, mamãe do Chop, @chop_chow, e hoje vim falar um pouco sobre as diferenças entre os nossos exames pet de rotina e o dos nossos! Espero que esclareça alguns aspectos sobre o assunto e que possa agregar mais informações! 

O que são exames pet preventivos para humanos? 

Os Check ups anuais são importantes tanto para os humanos quanto para os nossos pets, para a descoberta precoce de doenças silenciosas e muito comuns. Por isso, os exames pet preventivos servem para conferir a saúde do paciente e, como o nome já diz “prevenir”, doenças que possam surgir. Essa bateria de exames detecta possíveis problemas de saúde, sendo eles graves ou de fácil tratamento! 

Os especialistas recomendam fazer esse check up anual, a partir dos 20 anos do humano, mas isso depende muito de fatores genéticos e tendência a certas doenças que podem mudar a frequência. Por exemplo, se o paciente for jovem e sem histórico de doenças na família pode realizar os exames de 2 em 2 anos. Em compensação, pessoas mais velhas e com histórico na família e tendência a doenças, pode ter recomendação médica de realizar os exames num período menor que 1 ano. 

Atualmente a maioria das empresas exige esses exames de prevenção, um check up completo dos funcionários periodicamente.

O check up básico de todo Humano

O check up básico de todo Humano

@chop_chow

O Check up laboratorial básico inclui os seguintes exames: 

  • Hemograma 
  • Glicose 
  • Colesterol total
  • Triglicerídeos 
  • Creatinina 
  • Urina de rotina
  • E exame de fezes

Além desses, para homens também são exigidos os exames de: 

  • Ácido úrico 
  • TGO
  • TGP
  • Ureia
  • PSA (avaliação laboratorial de próstata)
  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes
  • Anti HIV 1 e 2* 
  • HBSAG (hepatite B) e Anti-HCV (hepatite C)
  • VDRL

E nas mulheres além desses acima, também constam esses exames mais específicos: 

  • TSH 
  • Preventivo de colo de útero 
  • Mamografia a partir dos 40 anos
  • Grupo sanguíneo (ABO+RH)
  • Toxoplasmose IGG e IGM
  • Rubéola IGG e IGM
  • Citomegalovírus IGG e IGM
  • Anti HIV 1 e 2
  • HBS-AG
  • Anti HCV
  • VDRL 

Lembrando de que esses são dados meramente informativos! Portanto, consulte sempre seu médico antes de fazer o check up, pois ele indicará os exames que devem ser requisitados para cada paciente, de acordo com o seu histórico.

Check up básico canino:

Check up básico canino:

@chop_chow

Muitas pessoas não sabem, ou não se dão conta que além dos humanos, os nossos pets também merecem um check up no veterinário com direito a exame pet preventivo! Por isso a ida ao veterinário é importante para todos os pets! Pois lá, durante uma consulta, o Médico veterinário vai analisar o animal e observar coisas que, às vezes, nós tutores não nos damos conta ou não entendemos a importância de certos sinais.

Através de exame físico, anamnese, ecografias, exames cardiovasculares e também laboratoriais serão requisitados pelo veterinário, se necessário. 

Uma coisa que costumo fazer quando levo o Chop para tomar vacina, é pedir que o Veterinário analise ele e peça exames para vermes, por exemplo, de fezes no caso. E também já aproveitamos para fazer a pesagem! No caso dele, sempre encontramos algo! Por aqui, quando não era o peso que estava muito baixo, era a infestação de vermes que ele tinha quando mais novo, mesmo tomando os vermífugos no tempo certo! Por isso ressalto a importância de consultas preventivas para o bem da saúde do seu pet. Isso porque, sem essas consultas, muitas doenças silenciosas podem surgir! 

Por exemplo, o Criptorquidismo do Chop foi descoberto tardiamente um pouco por nossa culpa e um pouco por culpa do veterinário que esqueceu de conferir a descida dos testículos no tempo certo, e quando descobrimos não havia mais nada que pudéssemos fazer a não ser a operação para retirada (castração). Embora não tenha sido nada grave, poderia ter sido, se não tivéssemos lembrado o Médico e questionado o fato de que ele aos 8 meses ainda não tinha os testículos como outros cachorros da idade dele! 

Periodicidade dos exames Pet

Periodicidade dos exames Pet

@chop_chow

A frequência do check up do pet depende muito da sua idade, porte, doenças hereditárias ou adquiridas e também depende da orientação de cada médico.  Por exemplo, os filhotes, exigem frequência mensal de visitas ao veterinário, tanto pelas vacinas obrigatórias, quanto para acompanhar o crescimento do filhote adequadamente. Essa frequência deve acontecer pelo menos até os 4 meses de filhote! Além das vacinas nesse período também é muito importante a vermifugação correta! 

Enquanto para pets adultos e saudáveis, a ida anual ao veterinário já é o suficiente (claro que cada caso é um caso, alguns animais podem necessitar de visitas mais frequentes). Pois nessa ida anual ocorre para o reforço de vacinas, consultas de prevenção e também, se necessário, exames pet preventivos serão solicitados, como exame de sangue, perfil hepático etc.

Já os idosos, necessitam de visitas mais frequentes, de 6 em 6 meses, ou dependendo, de 4 em 4 meses! Em geral um cão de grande porte é considerado idoso a partir dos 4 anos de vida e um de pequeno porte depois dos 6 anos. Assim como os humanos, com a chegada da idade alguns animais também sofrem, com dores, perda de dentes, de visão e etc! Por isso é tão importante manter os cuidados preventivos de exames com seu pet.

Como são os checkups pet?

No Canal do Youtube do VETEX, tem um vídeo de produção da Matilha, com tudo bem detalhado sobre como funcionam os exames pet preventivos, confira:


Cuide sempre do seu pet, principalmente quando ficar velhinho. Afinal como bons companheiros que eles são, merecem todo cuidado nessa última etapa das suas vidas! 

Consulte sempre seu veterinário! Isso porque essas informações não dispensam a opinião de um profissional que conheça o seu pet! 

Por hoje é isso gente! Por isso, espero que tenham gostado e que as informações sobre exames pet tenham sido úteis! Qualquer coisa mandem Direct lá no Instagram do Chop, e nos sigam por lá @chop_chow ❤️ beijos e até a próxima! 

Bruna Flores Vaz

Bruna Flores Vaz

Autor

Sou a Bruna Mamãe do Chop e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts