Petisco Natural para Cachorro

Petisco Natural para Cachorro
nov 16, 2022

Olá, eu sou a Camila, mãe da Cãobada Insana (@tyson_thor_teko). Vocês se lembram que eles são alunos da Academia da Matilha né? Quero compartilhar com vocês o que praticamos aqui, para sair da rotina e dar um UP na alimentação diária deles com petisco natural para cachorro. Veja como é simples, fácil e barato.

Por que oferecer petisco natural para cachorro?

É importante informar que quando se oferece uma ração seca (de qualidade) ao seu pet, teoricamente ela atende o mínimo dos requisitos nutricionais necessários para ele.  Além disso, entendemos também que o cenário ideal para a vida da maioria deles seria a alimentação natural.

Porém, acreditamos que a realidade de muitos tutores possa ser como a nossa. Ou seja, impossibilitados de ofertar exclusivamente Alimentação Natural (A.N). E se quiser saber um pouco mais sobre o que é (A.N) é só clicar aqui que nossos amigos da Matilha Brasil nos ensinam.

Portanto, buscamos referências sobre o assunto (ração + petisco natural para cachorro) para incrementar e deixar ainda mais saborosa a alimentação dessa Cãobada Insana. Isso porque além de ser possível essa combinação, ela pode trazer muitos benefícios desde que seja feita de forma correta e equilibrada.

E esse manejo alimentar pode ser bastante saudável! Existem estudos feitos nos Estados Unidos em 2005, em que veterinários observaram correlação entre vegetais e folhas na ração 3x por semana e a prevenção do desenvolvimento do câncer de bexiga, confira aqui.

O que misturar na ração para o cachorro comer?

O que misturar na ração para o cachorro comer

Lembrando que, estamos falando de petisco natural para cachorro, que pode ser agregado a ração. Então quais são eles:

  • Carne Bovina (dê preferência para as magras)
  • Frango e ovos
  • Porco (rico em vitaminas e minerais)
  • Vísceras (fígado, rim, baço)
  • Peixes (sardinha, manjubinhas, cavalinhas)
  • Kefir, iogurte integral ou coalhada
  • Cogumelos
  • Além de vegetais como brócolis, pimentão amarelo ou vermelho, repolho, couve-manteiga, rúcula, agrião, cenoura, abóbora e ervas (salsinha, coentro, manjericão, alecrim).

Aqui sempre utilizo de duas a três opções desses complementos. Isso porque se usar tudo de uma vez vai desequilibrar a ração e causar distúrbios gastrintestinais.

Exemplo: Se o pet come 200g de ração por dia, 10% disso seria 20g de ração, e 20% disso são 40g de petiscos. Então, poderá oferecer 180g de ração e mais 40g de petisco natural para cachorro diariamente ou se preferir alguns dias da semana.

Pode dar fruta para cachorro?

Pode dar fruta para cachorro

Teko @tyson_thor_teko

Frutas são fonte de fibras, vitaminas e minerais, antioxidantes, fitoquímicos e enzimas digestivas. As fibras diminuem a absorção do açúcar natural das frutas, aumentam a saciedade, regulam o intestino, e ajudam a controlar as taxas de triglicérides e colesterol. 

Os antioxidantes e fitoquímicos reduzem o risco de câncer, a taxa de envelhecimento, fortalecem a imunidade e protegem órgãos suscetíveis aos danos causados por oxidação.

Mas todas as frutas são permitidas? Infelizmente não! Algumas são extremamente tóxicas como as uvas, carambolas e açaí, podendo afetar os rins ou causar alterações neurológicas. Entretanto, outras podem ser indigestas como o melão e coco. Portanto, recomendo oferecer sempre quantidades bem pequenas. Assim o pet avalia se irá gostar ou não ou se ele será intolerante a determinada fruta.

Ah, as frutas cítricas são muito bem-vindas, aqui os meninos amam abacaxi e laranja por exemplo. Porém, ressalto que qualquer fruta em excesso, vai fazer mal.

Vamos compartilhar com vocês algumas frutas que também utilizamos como petisco natural para cachorro. Porém sem ser inseridas na ração:

  • Laranja – Ajuda no funcionamento do intestino (retirar casca e caroço)
  • Manga – Vitamina A, que é boa para os olhos, pele e sistema imunitário
  • Melancia – Hidrata e diminui o estresse
  • Maçã – Diminui colesterol e excelente para tirar mal hálito
  • Banana – Melhora o sono
  • Mamão – Fortalece sistema imunológico
  • Abacaxi – Ajudam a reduzir inflamações 

Quer dar legumes para cachorro?

Quer dar legumes para cachorro

Aqui são apaixonados por legumes e verduras. Por isso utilizo esse petisco natural para cachorro tanto na ração quanto para treino ou lanche da tarde, veja o que você pode oferecer:

  • Cenoura
  • Brócolis
  • Couve
  • Couve-Flor
  • Beterraba
  • Batata doce 
  • Mandioquinha (apenas cozida)
  • Vagem
  • Chuchu
  • Tomate (evite folhas e caules)
  • E alface

Salvo cenoura, alface e tomate, sempre cozinhe o legumes antes de oferecer, ok?

O que cachorro pode comer?

Sabia que cachorro pode comer gelatina? Embora seja uma surpresa, ela tem tantos benefícios que é até difícil de acreditar. É um alimento com ação anti-inflamatória muito potente. Além de ajudar na saúde neurológica. Inclusive para cães com quadros convulsivos ou ortopédicos é uma excelente opção.

Riquíssima em colágeno e grandes benefícios para as cartilagens. E olha que maravilha: zero gordura e fornece um pouco de cobre e selênio.

Lembrando que, os pets só podem consumir a gelatina sem sabor. Além disso, veja as dosagens para servir alguns dias da semana:

  • Até 5kg: 1 colherinha de café 2x ao dia
  • 5kg e 12kg: 1 colher e meia de chá 2x ao dia
  • 12kg a 25kg: 3 colheres de chá 2x ao dia
  • 25kg a 36kg: 6 colheres de chá 2x ao dia
  • 36kg a 50kg ou mais: 3 colheres de sopa 2x ao dia

Para oferecer não há necessidade de dissolver o pó, sempre oferecer com iogurte, kefir, frutas ou qualquer alimento úmido. Evite colocar o pó direto na ração, pois o pet pode engasgar.

E você, o que oferece de petisco natural para cachorro por aí?

Camila Cruz

Camila Cruz

Autor

Sou Bióloga e a minha paixão por Beagles, foi o que impulsionou o início do Instagram, com intuito de aprofundar conhecimento sobre a raça. O perfil da Cãobada Insana tem me tirado da zona de conforto, aprender sobre conteúdo e compartilhar aqui e no Instagram minha vivencia com cães. Leia, comente, é uma prazer escrever para vocês!

1 Comentário

  1. Camila Cruz

    O petisco natural, além de ser mais saudável, proporciona momentos para criar memórias. Adoro cozinhar para eles. Quando comem ficam com aquela cara linda agradecendo.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts