Petiscos e Sachês para gato: como escolher e oferecer?

saches para gatos
out 29, 2020

Olá! Meu nome é Gislaine e sou a mamãe do Axl e da galerinha do Instagram @axlrosecat e este mês quero conversar com vocês sobre um assunto pra lá de delicioso: petiscos e sachês para gato!

Num mundo em que nossos gatinhos são muito mais do que meros animais de estimação e se tornaram parte da família, muitos tutores não conseguem apenas fornecer a ração para seus pets. Invariavelmente complementam a alimentação com sachês ou comida úmida em geral e os mais variados petiscos, na tentativa de agradar nossos exigentes filhos de quatro patas.

Mas você já parou para pensar que as rações são alimentos completos e fornecem todo os nutrientes necessários para os gatinhos e que os sachês e petiscos são um plus nessa equação? E que podem sim, levar a obesidade e os problemas decorrentes dela como diabetes e problemas ósseos?

Com isso em mente, é preciso escolher muito bem o tipo de agrado que você está oferecendo ao gatinho para que isso não lhe cause prejuízo futuro.

SACHÊS PARA GATO OU COMIDA ÚMIDA, UMA ALIADA

SACHÊS PARA GATO OU COMIDA ÚMIDA, UMA ALIADA

@axlrosecat

Que a comida úmida é gostosa não tem como negar. Mas além de gostosa, você sabia que um bom sachê ou patê fazem bem à saúde dos gatinhos? São uma forma deliciosa e nada trabalhosa de ajudar na ingestão hídrica e que só trazem benefícios aos pobres rins dos felinos. Gatinhos tem a metade dos néfrons que um cachorrinho do seu porte teria e isso prejudica bastante a função renal.

Ademais, nosso felino doméstico é originário do clima desértico, fazendo com que não tenha o hábito de ingerir água com frequência. Tudo isso, aliada a alimentação que foi substituída por ração que possui pouca quantidade de água, fazem dos gatinhos a vítima perfeita de problemas renais. E a ração úmida surgiu como uma bela aliada de tutores e gatinhos.

Mas você conhece os tipos de comida úmida disponíveis no mercado? Bem, eu vou contar pra você e como escolher os famosos sachês para gato.

TIPOS DE SACHÊS PARA GATO

TIPOS DE SACHÊS PARA GATO

@axlrosecat

Existem no mercado diversos tipos de comida úmida. São sachês e patês para todos os gostos e bolsos.
A primeira classificação diz respeito a ser um alimento completo ou não. Leia os rótulos das embalagens para encontrar essa informação. Mas no geral o alimento úmido completo é o processado, seja em forma de patê ou sachê de grãos com caldo. Nos EUA e parte da Europa usa-se esse tipo de alimentação como dieta única para os felinos.

Já alimento úmido complementar funcionaria apenas como um agrado e não dispensa a alimentação em conjunto com a ração seca. Esse tipo de alimento em geral são os sachês carninha, aqueles nos quais encontramos pedaços de frango, atum, sardinha. São os mais caros, diga-se de passagem.

Encontramos o alimento úmido o sob a forma de grãos processados, patês ou a carne in natura desfiada.
Dentro dessas categorias lembre-se que, a exemplo da ração, existem os alimentos úmidos que são classificados como standard, premium e super premium, o que de certa forma os agrupa pela faixa de preço. Na categoria dos alimentos úmidos super premium podemos encontrar os medicamentosos, que são utilizados no tratamento de doenças renais, urinárias, hepáticas, etc.

Você pode encontrar alimento úmido de R$ 2,00 a R$ 23,00, para todos os bolsos e gostos também. O importante é ler a embalagem para saber quais são os tipos de sachês para gato você está fornecendo e se condiz com a necessidade alimentar dele.

PETISCOS, UM AGRADO ÚTIL

PETISCOS, UM AGRADO ÚTIL

@axlrosecat

Acredito que todo pet se anima só de escutar o barulhinho da embalagem de petisco. Até o Axl se torna mais amigável e disposto para fazer fotos.

Mas é importante que você, como humano e responsável pelo seu pet, tenha em mente que petisco não é ração e deve ser usado somente como agrado no chamado reforço positivo. E ainda assim, se for possível trocar por outra coisa, como por exemplo um brinquedo ou até mesmo outro tipo de ração, melhor. E já vou contar o porquê.

Petiscos, como eu disse, são um agrado, um suborno excelente principalmente para nossos gatinhos petinfluencers que precisam ter um pouco de boa vontade para produzir fotos.

Mas você já parou para pensar porque petisco é tão gostoso?

Bem, é aí que mora o perigo. Para ser tão gostoso assim, eles são ricos em gorduras e principalmente sal. Isso mesmo, o tal do sal, conhecido como sódio também que são um veneno para os rins.

Claro que cada petisco tem sua composição diferenciada, mas os que os gatinhos mais gostam pecam pelo excesso de sódio. 

Existem aqueles ainda voltados para tirar o bafinho, ajudando na remoção do tártaro, mas que não podem em hipótese alguma substituir a visita ao veterinário ou a escovação. Então nada de exagerar, porque eles apenas mascaram o problema, ok?

Hoje em dia, existem ainda a linha dos petiscos naturais, que em geral são carnes desidratadas. Bem, essas sim são saudáveis e os quais eu recomendo por não ter sódio. Mas sabemos que o preço infelizmente é proibitivo para muitos humanos.

Então qual a recomendação? Uma sacada legal é comprar uma ração diferente da que você oferece ao gatinho todo dia e oferecer como recompensa quando ele se comporta bem. Claro que em pequenas quantidades e claro, se possível, dê uma caprichada, compre aquela ração super premium deliciosa e nutritiva. Por menor que seja o pacote, vai render bastante e você terá certeza que não está comprometendo a saúde do seu pet. Você pode aprender mais sobre como escolher a melhor ração para gato NESSE POST.

Outra ideia que é bastante saudável é desidratar carne em casa, no forno. Ou se você é uma humana talentosa na cozinha, pode se arriscar a fazer petiscos mais completos, buscando receitas na Internet ou até mesmo no Instagram.

O importante é que mesmo que o pet ame muito ganhar petisco e faça chantagem emocional para ganhar esses tipos de mimo, você como responsável pela saúde e bem-estar dele deve estar consciente de que o excesso pode ser prejudicial à saúde. 

Problemas causados pelo excesso alimentar

A obesidade em cães e gatos é uma realidade. E mais, é um problema muito difícil de resolver principalmente nos gatos que dificilmente gostam de se exercitar. 

Lembrando que a obesidade traz muitos outros problemas de saúde que vão desde diabetes (que por si só traz muitas complicações como a cegueira) a problemas ósseos e articulares devido à sobrecarga de peso.

Então a dica de ouro é: moderação nos petiscos e sachês para gato! Procure dar petiscos somente na quantidade recomendada e não exagere na frequência. E se possível, opte por produtos mais naturais possíveis. 

Bem, espero ter esclarecido um pouco mais sobre esses dois assuntos.  Se você tiver alguma dúvida, entre em contato comigo pelo direct do @axlrosecat que terei o maior prazer em te ajudar. em te ajudar.

Academia da Matilha

Academia da Matilha

Autor

Todo membro ativo da Academia da Matilha pode se inscrever para escrever no Blog da Matilha e receber treinamento para Escrever para Blog, o que é um diferencial aos olhos da marca. Conheça mais posts dos nossos assinantes!

1 Comentário

  1. Alexandre Magno

    Quase todo sachê inclui cloreto de sódio (sal comum) na composição. Algumas marcas também listam: selenito de sódio, tripolifoafato de sódio, nitrato de sódio, nitrito de sódio. Nenhuma quantifica nada relacionado a sódio. Como escolher?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts