Pode dar osso natural para cachorro?

Pode dar osso natural para cachorro
ago 24, 2022

Olá, sou a Camila, mãe do Tyson, do Thor e do Teko (@tyson_thor_teko). Eles são alunos da Academia da Matilha. O assunto do post divide opiniões: vamos falar do famoso osso natural para cachorro. Vou compartilhar com vocês qual a nossa preferência. E já aproveito para te perguntar, você oferece osso natural para o seu cachorro?

Benefícios de roer osso natural

Roer é um hábito de herança de seus antepassados. Mas não é ruim ou primitivo de mais, pelo contrário, ele promove:

  • Estímulos mental, físico e relaxamento, satisfazendo um instinto natural;
  • Ajuda no gasto de energia;
  • Exercita e fortalece os músculos, articulações, ligamentos e tendões;
  • Contribui com a saúde dos dentes e gengivas;
  • Atua na diminuição do estresse e ansiedade;
  • Evita ou ameniza que o pet destrua móveis ou pertences pessoais;
  • Ossos crus são uma boa fonte de cálcio, fósforo e outros minerais;
  • Usado no enriquecimento ambiental, trazendo ainda mais diversão para o pet.

Estudos científicos demonstram que roer osso natural para cachorro diminui consideravelmente o acúmulo de tártaro. Além disso, o tártaro interfere diretamente na saúde e na expectativa de vida dos pets e pode afetar a função de órgãos como o coração, os rins e o fígado.

Qual osso natural posso oferecer?

O osso é benéfico, mas não se deve oferecer qualquer osso! Por isso, prefira ossos crus de grandes animais como boi, bisão, veado e suíno que serão roídos de forma gradual pelos cães ou também osso natural desidratado. Se a opção for o osso natural cru, sirva com tecidos moles, como músculos, tendões e ligamentos. Assim vai ficar mais atraentes e amortece o impacto da mordida.

Quanto ao osso natural desidratado, opte pelos que não possuem conservantes, aditivos e corantes. Além disso, no caso dos cascos e chifres, busque sempre os mais naturais possível, que não sejam lixados e nem polidos.

Inclusive os ossos fazem parte da alimentação natural crua com ossos. Quer saber mais sobre alimentação natural (A.N.)? Veja nesse post aqui!

Abaixo alguns exemplos de bons ossos naturais crus:

  • Osso da bacia do boi
  • Osso da escápula do boi
  • Joelho do boi e do porco
  • Fêmur do boi

 *Atenção aos ossos de pequenos animais (roedores, coelhos, aves etc.), são extremamente perigosos devido ao tamanho, assim como ossos naturais cozidos que podem gerar obstrução por se quebrarem facilmente.

Optando pelo desidratado, você vai observar que são rústicos, com diferença de tamanho e cor, visto que, estamos falando de um animal e cada um tem suas características.

Osso de Nylon

São fabricados com materiais atóxicos e duráveis, e estão na categoria de brinquedos para mastigação não comestíveis. Ou seja, eles são mais rígidos (alguns mais, outros menos) e não soltam grandes pedaços na mordida do cachorro.

Para este tipo de osso, sugerimos uma supervisão constante! Isso porque alguns modelos estão quebrando os dentes dos pets devido sua rigidez.

Osso natural defumado é indicado?

Encontrado facilmente em lojas pet, tem como característica principal o cheiro defumado. Porém, fique atento, pois alguns recebem conservantes, aromatizantes, corantes e temperos durante a defumação.

É importante entender o processo pelo qual esse osso natural passou, para ter certeza de que está oferecendo um produto de qualidade ao seu pet.

Outro fato importante, é que estes ossos se tornam quebradiços, podendo soltar lascas pontiagudas e o pet sofrer cortes na boca ou no trato gastrointestinal. Além disso, pelo processo que ele passa, é comum que alguns cães apresentem diarreia ou vômito após ingeri-lo.

Outros tipos de mordedores naturais

Além desses mais populares, temos também os desidratados, e os mais populares são os chifres, cascos, traqueias, tendões, orelhas que são tratados artesanalmente e não possuem adição de conservantes, aditivos e corantes, são uma excelente opção aos pets. Aqui só utilizamos este tipo de produto, que proporciona muitos benefícios, um deles é a queratina, que são totalmente digeríveis.

Agora, cuidado com os produtos que são desidratados, pois quando se expõe a altas temperaturas as moléculas se rearranjam, tornando-a dura e indigerível, além de soltar lascas pontiagudas que podem levar o pet à morte.

Já os cascos e chifres cortados, você pode rechear e congelados, uma ótima opção para Enriquecimento Ambiental.

Quando descartar? 

Os ossos naturais cru podem ser oferecidos de 1 a 2x por semana, por 1 hora e descartado em seguida. Nunca reaproveite um osso já roído. Isso porque ao ser roído o osso fica extremamente contaminado com os microrganismos da saliva do pet e do ambiente. Então, fica totalmente impróprio para ser oferecido novamente ou congelado. 

Enquanto os demais tipos, quando estiverem pequenos o suficiente para o pet engolir, você deve descartar imediatamente.

Além disso, vale ressaltar a importância de oferecer este tipo de petisco com supervisão constante, desta forma, terá como intervir caso aconteça algum imprevisto. E lembre-se de sempre consultar seu veterinário e discutir quais opções são mais adequadas ao seu tipo de pet.

E aí, já sabia da importância de oferecer osso natural para cachorro da forma certa?

Camila Cruz

Camila Cruz

Autor

Sou Bióloga e a minha paixão por Beagles, foi o que impulsionou o início do Instagram, com intuito de aprofundar conhecimento sobre a raça. O perfil da Cãobada Insana tem me tirado da zona de conforto, aprender sobre conteúdo e compartilhar aqui e no Instagram minha vivencia com cães. Leia, comente, é uma prazer escrever para vocês!

2 Comentários

  1. Josemen

    É como o post esclarece. É saudável e favorece em muito a limpeza de tártaros. Deve ser observado tamanho do osso em relação ao tamanho do animal evitando problemas com quebra e fragilização dos dentes. Dou sempre para as minhas cadelas, mas sempre com acompanhamento durante a roedura dos animais, pois ao final quando conseguem quebrar o osso em pedaços, surgem sim lascas pontiagudas que realmente podem ser fatais.

    Responder
  2. Camila Cruz

    Optem sempre pelos ossos naturais ou desidratados. Evite sempre todos que passam por qualquer tratamento químico.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossas Escritoras

Bruna Flores Vaz

Sou a Bruna Mamãe do Chop (@chop_chow) e estudante de Medicina! Estou a 3 anos no Mundo do Instagram Pet e gosto muito de todo esse universo de influenciador, onde compartilho minhas experiências e dicas da vida com um Chow Chow!

Carolina Falaschi

Relações Públicas apaixonada por animais. Desde o meu primeiro emprego, eles sempre estiveram presentes. Estou focada no mercado pet desde 2016, quando fui fazer curso de Auxiliar Veterinário e depois fiz apenas um ano de Medicina Veterinária. Aqui na Matilha Brasil, estou unindo a paixão por comunicação e animais, em publicações mensais que unem conhecimento técnico e minha experiência como tutora do @arthur.pastoralemao.

Fernanda Franco

Bióloga doutora em Genética e Biologia Molecular e apaixonada por cães. Desde a faculdade sempre tive interesse muito grande nas relações evolutivas e nos padrões comportamentais dos animais. E mesmo não sendo esse o caminho trilhado profissionalmente, sempre foi um hobbie estudar um pouco mais sobre isso.
Com a chegada da Lelé e da Poppys (@leleepoppys) esse interesse aumentou buscando sempre o bem-estar das duas.

Fê Rabaglio

Designer gráfico especialista em Comunicação em Redes Sociais, atuo na área de produção de conteúdo e gestão estratégica de redes sociais desde 2011.
Já passei pelos mercados de Turismo e Intercâmbio, mas o mercado pet foi uma grata surpresa que os meus cães, os Ursinhos Chow Chow, me trouxeram, cheio de peculiaridades que amo conhecer e contribuir para o crescimento de marcas e pet criadores de conteúdo.!

Navegue pelos Posts